2. Luckesi, Cipriano - Filosofia Da Educação (Educação e Sociedade - Redenção, Reprodução e Transformação) - 9 p)
Short Description
Descrição: Luckesi, Cipriano - Filosofia Da Educação (Educação e Sociedade - Redenção, Reprodução e Transformação)...
Description
Capítulo 2 Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
14ª reimpressão
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Luckesi, Cipriano Carlos. Filosofia Filosofia da Educação / Cipriano Carlos Luckesi. – São Paulo : Cortez, 1994. – (Coleção magistério magistério 2° grau. Série formação formação do professor) Bibliografia. ISBN 85-249-0249-3 1. Educação – Filosofia I. I . Título. II. Série. 90-0881
CDD-370.1 Índices para catálogo sistemático:
1. Educação : Filosofia 370.1 2. Filosofia da educação 370.1
No capítulo capít ulo anterior ante rior retomamos retom amos alguns elementos elemen tos básicos básic os do conceito conc eito de filosofia, do processo do filosofar, filosofar, da relação entre filosofia e educação, chegando chegando a indicar indicar que não há uma pedagogia pedagogia que esteja isenta isenta de pressupostos filosóficos. Vamos tentar avançar um pouco. Se a educação está eivada de sentido, de conceitos, valores e finalidades que a norteiam, acreditamos que a primeira pergunta pergunta a ser feita é a que se refere ao próprio próprio sentido e valor da educação na e para a sociedade. Cabe começar pela questão mais abrangente e fundamental: que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade? Da resposta a essa pergunta segue-se uma compreensão da educação e do seu direcionamento. Alguns responderão que a educação é responsável pela direção da sociedade, na medida em que ela é capaz de direcionar a vida social, salvando-a da situação em que se encontra; um segundo grupo entende que a educação reproduz a sociedade como ela está; há um terceiro grupo de pedago ped agogos gos e teóric teó ricos os da educ ação açã o que compree comp reende ndem m a educaç edu cação ão como uma instância instância mediadora mediadora de uma forma de entender entender e viver a sociedade. sociedade. Para estes a educação nem salva nem reproduz a sociedade, mas pode e deve servir de meio para a efetivação de uma concepção de sociedade. Esses três grupos de entendime entendimento nto do sentido sentido da educação educação na sociesociedade podem ser expressos, respectivamente, pelos conceitos seguintes: educação como redenção; educação como reprodução; e educação como um meio de transformação da sociedade. Essas são as três tendências tendências filosófico-pol filosófico-política íticass para compreender a Educação que se constituíram ao longo da prática educacional. Filosóficas, porque por que compree comp ree ndem o seu sentido sen tido;; e políticas, porque constituem um direcionamento para sua ação.
2. Sugestões de temas para dissertação ou discussão em grupo a) Semelhanças e diferenças entre três posições sobre a relação educação e sociedade: redenção, reprodução, transformação. b) Sua posição posi ção a resp r espeito eito da r elação ela ção educaç edu cação ão e socieda soci edade. de.
3. Sugestões bibliográficas para para estud estudos os comp comple leme ment ntare aress Carlos R oberto Jamil. " Categor Categorias ias possíveis para para a compreensã compreensão o do fenômeno CURY, Carlos educativo". In: Rev ista Educação & Soc iedade, nº 2. — E d u c a ç ã o o e contradição. Sao Paulo, Paulo, Cortez/Autores A ssociados, ssociados, 1984. FREIRE, Paulo. "Educação de adultos: ela um que fazer neutro?" In: Revista Educação & Sociedade, (6):64-70. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1983; ver especialmente o primeiro capítulo. — — "Tendências e correntes da Educação Educação Brasileira". Brasileira". In: A . Bosi, A lfredo et alii. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro, Janeiro, Civiliz ação Brasileira Brasileira,, 1983.
View more...
Comments