2. Escolas de Interpretação Profética

February 28, 2019 | Author: Yarlens Brito | Category: Book Of Revelation, Prophecy, Bible, Ancient Mediterranean Religions, Religion And Belief
Share Embed Donate


Short Description

Escola de interpretação bíblica...

Description

ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PROFÉTICA

PRETERISMO

Todos os eventos do Apocalipse foram escritos exclusivamente para o tempo de João e da comunidade na Ásia Menor. Apocalipse 1:9 !11 e 22:16 encaixam nessa maneira de pensar.

Origens do Preterismo

Porfírio " 234 d.C!305 d.C # filósofo neo!platônico nascido em Tiro. Escreveu sua obra Contra os Cristãos. Ele considerava o livro do Daniel como um pseudepígrafico ou uma falsificação do tempo de  Antíoco Epifânio. Porfírio identificava o Filho de Homem de Daniel 7: 9!10 com Judas Macabeu.

Hipólito foi o primeiro intérprete cristão que, sob a influência de 1 Macabeus, aplicou o chifre pequeno de Daniel 8 a Antíoco Epifâno. Se sugere que seja o autor do primeiro comentário completo que ainda existe sobre um livro bíblico No entanto, o Preterismo como um método de interpretação teológica é atribuído a Diego de  Alcázar " que morreu em 1613 # e a Francisco de Rivera " morreu em 1591 #, jesuítas espanhóis.

O preterismo hoje O método crítico histórico como fator propulsor ! racionalismo e naturalismo Princípio de interpretação profética ! Vaticinium ex eventu " Data de Daniel # Uma narrativa histórica revestida deroupagem profética ! Antíoco Epifânio Preterismo e liberalismo teológico Preteristas conservadores

O preterismo hoje

Um representante moderno do ponto de vista preterista é Elizabeth Schüssler Fiorenza. Para ela, o  Apocalipse de João é uma "interpretação profética da situação dos cristãos na Ásia Menor no final do primeiro século" " Schüssler 1976:43 #.

 Aspecto positivo

Tentativa de buscar e oferecer uma resposta à questão exegética básica do último livro da Bíblia: que mensagem tinha o Apocalipse para os cristãos para os quais foi primeiramente dirigido?

 Aspecto negativo

 Aspectos alheios ao texto dominam a abordagem do mesmo.

FUTURISMO O futurismo não concorda com o continuum profético da profecia.  As profecias apocalípticas, em grande parte, aguardam pelo futuro para o seu cumprimento.

 A relação do futurismo com o preterismo e historicismo • cumprimento inicial e parcial • Sequência quebrada no evento do Calvário " 69 sem. e 1 sem.  #

 As origens do futurismo

Whitby " que morreu em 1726 #, um ministro unitarista da Inglaterra, e Thomas Brightman " que morreu em 1607 #, que popularizou este método " Wolvoord 1993:19 !20 #.

Futuristas extremos e moderados

Extremos • Pretribucionalistas e dispensacionalistas

Moderados • São mais cautelosos na interpretação profética  G. E. Ladd; R.N. Champlin

Características do futurismo

Literalismo Personalismo Premilenismo Exclusivismo

Características do futurismo

Pretribulacionismo Sionismo

 Aspectos positivos

Seu reconhecimento da profecia bíblica como a autêntica revelação do propósito divino para este mundo.

 Aspectos Negativos

Literalismo Personalismo Premilenismo Exclusivismo

 Aspectos Negativos

Pretribulacionismo Sionismo

IDEALISMO Idealismo e alegoria  Esta priva a profecia de seu significado essencialmente histórico e atribui!lhe um caráter meramente ético ou moralista, cujo material, dependendo da forma de interpretação, é suposto ser oferecido numa feição simbólica, alegórica, dramática, litúrgica ou mitológica. O livro do Apocalipse, por exemplo, não seria mais que uma representação mística de lições espirituais e morais.

 Aspectos positivos

Ele tem a seu favor o fato de extrair realidades do evangelho da mensagem apocalíptica, e de aplicá !la a todas as épocas e gerações. Isso é válido no estudo profético.

 Aspecto negativos

Não leva em conta a evidência bíblica

HISTORICISMO

 A história é um contínuo sob o controle de Deus movendo!se cada vez mais para a consumação  gloriosa quando será estabelecido o próprio reino da justiça de Deus por toda a eternidade.

Origem do historicismo

Cristo " Mateus 24:15, 16!30, 37!39 # e Paulo " 2 Tessalonicenses 2:1!7 # Ingredientes dele estão presentes já nas interpretações do Apocalipse feitas por  Justino Mártir ,  Irineu. Os precursores do historicismo como o  sistema de interpretação profética adotado pelos reformadores:  Anselmo de Havelberg, Rupert de Deutz e Joaquim de Flore " 1135!1202 #

Origem do historicismo

Reformadores • João Wycli$ " século XIV #, João Huss e Nicolau de Cusa " séculos XIV e XV #, Martinho Lutero, Philipp Melanchton, João Calvino e William Tyndale, todos do século XVI.

Origem do historicismo

IASD e herança da reforma protestante O enfraquecimento do historicismo " os excessos da hermenêutica historicista de Miller #

Modalidades do historicismo

" 1 # “Linear" ! sequência de eventos desde o tempo

do profeta até o clímax no fim dos tempos. " 2 # “Recapitulação" ! A

profecia apocalíptica descreve os mesmos eventos várias vezes, de diferentes perspectivas.

Indicadores textuais da melhor abordagem estudo de caso - Dn 2

1 # Marcadores textuais de sequência " 2:39,44 # 2) Uma consistente sequência de símbolos e explicações (2:36-45) 3) Um alcance compreensivo de eventos (2:28, 44) .

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF