2. Escolas de Interpretação Profética
Short Description
Escola de interpretação bíblica...
Description
ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PROFÉTICA
PRETERISMO
Todos os eventos do Apocalipse foram escritos exclusivamente para o tempo de João e da comunidade na Ásia Menor. Apocalipse 1:9 !11 e 22:16 encaixam nessa maneira de pensar.
Origens do Preterismo
Porfírio " 234 d.C!305 d.C # filósofo neo!platônico nascido em Tiro. Escreveu sua obra Contra os Cristãos. Ele considerava o livro do Daniel como um pseudepígrafico ou uma falsificação do tempo de Antíoco Epifânio. Porfírio identificava o Filho de Homem de Daniel 7: 9!10 com Judas Macabeu.
Hipólito foi o primeiro intérprete cristão que, sob a influência de 1 Macabeus, aplicou o chifre pequeno de Daniel 8 a Antíoco Epifâno. Se sugere que seja o autor do primeiro comentário completo que ainda existe sobre um livro bíblico No entanto, o Preterismo como um método de interpretação teológica é atribuído a Diego de Alcázar " que morreu em 1613 # e a Francisco de Rivera " morreu em 1591 #, jesuítas espanhóis.
O preterismo hoje O método crítico histórico como fator propulsor ! racionalismo e naturalismo Princípio de interpretação profética ! Vaticinium ex eventu " Data de Daniel # Uma narrativa histórica revestida deroupagem profética ! Antíoco Epifânio Preterismo e liberalismo teológico Preteristas conservadores
O preterismo hoje
Um representante moderno do ponto de vista preterista é Elizabeth Schüssler Fiorenza. Para ela, o Apocalipse de João é uma "interpretação profética da situação dos cristãos na Ásia Menor no final do primeiro século" " Schüssler 1976:43 #.
Aspecto positivo
Tentativa de buscar e oferecer uma resposta à questão exegética básica do último livro da Bíblia: que mensagem tinha o Apocalipse para os cristãos para os quais foi primeiramente dirigido?
Aspecto negativo
Aspectos alheios ao texto dominam a abordagem do mesmo.
FUTURISMO O futurismo não concorda com o continuum profético da profecia. As profecias apocalípticas, em grande parte, aguardam pelo futuro para o seu cumprimento.
A relação do futurismo com o preterismo e historicismo • cumprimento inicial e parcial • Sequência quebrada no evento do Calvário " 69 sem. e 1 sem. #
As origens do futurismo
Whitby " que morreu em 1726 #, um ministro unitarista da Inglaterra, e Thomas Brightman " que morreu em 1607 #, que popularizou este método " Wolvoord 1993:19 !20 #.
Futuristas extremos e moderados
Extremos • Pretribucionalistas e dispensacionalistas
Moderados • São mais cautelosos na interpretação profética G. E. Ladd; R.N. Champlin
Características do futurismo
Literalismo Personalismo Premilenismo Exclusivismo
Características do futurismo
Pretribulacionismo Sionismo
Aspectos positivos
Seu reconhecimento da profecia bíblica como a autêntica revelação do propósito divino para este mundo.
Aspectos Negativos
Literalismo Personalismo Premilenismo Exclusivismo
Aspectos Negativos
Pretribulacionismo Sionismo
IDEALISMO Idealismo e alegoria Esta priva a profecia de seu significado essencialmente histórico e atribui!lhe um caráter meramente ético ou moralista, cujo material, dependendo da forma de interpretação, é suposto ser oferecido numa feição simbólica, alegórica, dramática, litúrgica ou mitológica. O livro do Apocalipse, por exemplo, não seria mais que uma representação mística de lições espirituais e morais.
Aspectos positivos
Ele tem a seu favor o fato de extrair realidades do evangelho da mensagem apocalíptica, e de aplicá !la a todas as épocas e gerações. Isso é válido no estudo profético.
Aspecto negativos
Não leva em conta a evidência bíblica
HISTORICISMO
A história é um contínuo sob o controle de Deus movendo!se cada vez mais para a consumação gloriosa quando será estabelecido o próprio reino da justiça de Deus por toda a eternidade.
Origem do historicismo
Cristo " Mateus 24:15, 16!30, 37!39 # e Paulo " 2 Tessalonicenses 2:1!7 # Ingredientes dele estão presentes já nas interpretações do Apocalipse feitas por Justino Mártir , Irineu. Os precursores do historicismo como o sistema de interpretação profética adotado pelos reformadores: Anselmo de Havelberg, Rupert de Deutz e Joaquim de Flore " 1135!1202 #
Origem do historicismo
Reformadores • João Wycli$ " século XIV #, João Huss e Nicolau de Cusa " séculos XIV e XV #, Martinho Lutero, Philipp Melanchton, João Calvino e William Tyndale, todos do século XVI.
Origem do historicismo
IASD e herança da reforma protestante O enfraquecimento do historicismo " os excessos da hermenêutica historicista de Miller #
Modalidades do historicismo
" 1 # “Linear" ! sequência de eventos desde o tempo
do profeta até o clímax no fim dos tempos. " 2 # “Recapitulação" ! A
profecia apocalíptica descreve os mesmos eventos várias vezes, de diferentes perspectivas.
Indicadores textuais da melhor abordagem estudo de caso - Dn 2
1 # Marcadores textuais de sequência " 2:39,44 # 2) Uma consistente sequência de símbolos e explicações (2:36-45) 3) Um alcance compreensivo de eventos (2:28, 44) .
View more...
Comments