18. Gerenciamento de Impressao
Short Description
Download 18. Gerenciamento de Impressao...
Description
Administração de Redes Aula 18
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel. Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 18: Gerenciamento de impressão Objetivo:Essa aula tem como objetivo mostrar ao aluno como funciona o processo de gerenciamento de impressão, utilizando como base as ferramentas disponíveis no sistema operacional Windows 2003 server e no sistema operacional Linux.
Um dos recursos mais utilizados em uma rede de computadores são as impressoras que,por meio de um bom gerenciamento de impressão, torna o serviço muito usual. Os serviços de impressão estão cada vez mais avançados, seguros e flexíveis; e os sistemas operacionais como Windows e Linux facilitam esse trabalho na rede. Ambos os sistemas são capazes de gerenciar as impressoras conectadas localmente ou conectadas à rede, podendo fornecer o serviço de impressão para qualquer cliente na rede independente da plataforma utilizada (Windows ou Linux).
Gerenciamento no Windows O Windows suporta dois tipos de impressoras em seu gerenciamento, são elas:
Impressoras locais – essas estão conectadas ao servidor de impressão diretamente por meio de alguma porta física, como um barramento serial universal (USB) ou uma porta paralela. Impressoras de rede – não são ligadas diretamente ao servidor, é um dispositivo na rede. Seu acesso é feito por meio da rede, utilizando o protocolo TCP/IP.
As impressoras são representadas no servidor de mane ira lógica, passando a utilizar o termo impressora lógica. São definidos assim as características e o comportamento da impressora. Toda configuração é feita normalmente, conta com o drive da impressora, todas as propriedades, porém é uma impressora virtual que será gerenciada pelo servidor de impressão.
Existem algumas formas de fazer o gerenciamento de impressoras ligadas à rede. Uma das formas é criada pela instalação de impressoras lógicas em todos os computadores e pela conexão dessas impressoras diretamente conectadas à rede, porém, dessa forma, não tem como os usuários visualizarem os documentos nas filas de impressão, todo o processor é feito localmente na máquina do usuário que está imprimindo no momento. O modelo recomendado para a utilização em redes corporativas é o gerenciamento feito com três itens específicos: a impressora física, a impressora lógica configurada no servidor de impressão e os clientes de impressão que irão se conectar ao servidor por meio da impressora lógica. Com isso conseguimos algumas vantagens:
A impressora lógica configurada no servidor de impressão define as configurações e gerencia os drivers da impressora. Será criada uma única fila de impressão, que poderá ser visualizada em todas as máquinas da rede, fazendo com que os usuários consigam visualizar seus trabalhos e o de outros usuários. As mensagens de erro serão visualizadas em todos os computadores da rede. Mensagens desse tipo, falta de papel na impressora ou atolamento de papel poderão ser visualizados pelos clientes, fazendo com que todos saibam do real estado da impressora. Ao imprimir, o usuário envia o processo ao servidor e libera seu computador para outros trabalhos. Todo o processo de impressão será feito pelo servidor. Todas as funções de auditoria, segurança e log serão centralizadas no servidor de impressão.
Gerenciamento no Linux O Linux tem um sistema de impressão bastante complicado, em comparação com os serviços de impressão da maioria dos computadores. Ele permite a impressão de vários documentos ao mesmo tempo, e cada usuário pode enviar documentos de um ou mais aplicativos sem esperar que a impressão do documento anterior seja concluída. O sistema de impressão processa os arquivos a serem
impressos corretamente em diferentes tipos de impressoras conectadas ao computador de diferentes maneiras. Se você imprimir em uma rede, os arquivos podem ser criados em um host e impressos em uma impressora controlada por outro host. Ao pressionarmos o botão
“
Imprimir ” em um aplicativo ou executar um
comando, tais como lpr, para imprimir um documento, esse documento não vai diretamente para a impressora, uma vez que ela pode estar ocupada no momento. Em vez disso, o documento é armazenado em um arquivo temporário em um diretório chamado spool. Como a palavra "spool" sugere, os documentos são enviados um a um assim que a impressora fica livre. Quando o Linux é iniciado, ele cria um daemon de impressora (um processo independente em execução) chamado lpd. Esse processo aguarda para verificar cada spool de arquivos que devem ser impressos. Quando o processo de encontrar um arquivo faz uma cópia, olpd toma o controle do spool de impressão em que o arquivo foi colocado e das filas para impressão. Ele não enviará o arquivo até que o último termine de imprimir. Para o compartilhamento de impressão no sistema Linux é utilizado o sistema Samba, que é um "software servidor" para Linux que permite a gestão e partilha recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros. O Samba fornece serviços de arquivo e impressão para clientes Microsoft Windows. Esses serviços podem ser hospedados como servidor de impressão. As plataformas de implantação originais foram UNIX e Linux, embora hoje seja de uso comum por meio de uma ampla variedade de sistemas. O projeto Samba inclui não só a funcionalidade de um impressionante conjunto de arquivos e impressão, como também foi estendido para incluir a funcionalidade de cliente e utilitários para facilitar a migração para o Samba, ferramentas para auxiliar a interoperabilidade com o Microsoft Windows, e ferramentas de administração. O gerenciamento de impressão feito pelo samba trata o compartilhamento de impressão como trata o compartilhamento de arquivos, ou seja, para imprimir o usuário tem de enviar um arquivo para um compartilhamento, então, o servidor processa esse arquivo por meio do seu próprio sistema de impressão. O tratamento para o compartilhamento da impressão é o mesmo tratamento do compartilhamento
de arquivos. Os atributos como controles de acesso funcionam da mesma forma para o compartilhamento de impressão e o de arquivos.
REFERÊNCIAS SMITH, Roderick W. Redes Linux avançadas .Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2003. NEMETH, Evi; SNYDER, Garth; HEIN, Trent R. Manual completo do Linux – guia do administrador.2. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2009. HOLME, Dan; THOMAS, Orin.Kit de treinamento para o exame 70-290 : administração e manutenção do ambiente Microsoft Windows Server 2003. Porto Alegre: Bookman, Microsoft Press, 2006.
View more...
Comments