11 PV08 Factory Talk ViewPoint Ptb Rev5
Short Description
Download 11 PV08 Factory Talk ViewPoint Ptb Rev5...
Description
PV08 - Laboratório de FactoryTalk ViewPoint
FAVOR DEIXAR ESTA APOSTILA NA SALA AO TERMINAR O LABORATÓRIO. VOCÊ RECEBERÁ UMA CÓPIA ELETRÔNICA DA MESMA! AJUDE-NOS A ECONOMIZAR PAPEL. A NATUREZA AGRADECE
Introdução ao FactoryTalk ViewPoint
Introdução ao FactoryTalk ViewPoint ........................................................................................... 3
Antes de começar ....................................................................................................................................... 4 Sobre este laboratório................................................................................................................................... 4 Ferramentas e pré-requisitos ........................................................................................................................ 4 Familiarização com uma aplicação FactoryTalk View SE existente...................................................... 5 Ajuste da aplicação FactoryTalk ViewPoint ............................................................................................. 8 Como você publica o conteúdo do FactoryTalk ViewPoint?......................................................................... 8 Como verificar se o conteúdo do FactoryTalk ViewPoint foi publicado?.................................................... 14 O que é possível fazer com o FactoryTalk ViewPoint em um navegador? ................................................ 16 Como aproveitar as funções incorporadas ao navegador com o FactoryTalk Viewpoint? ........................ 24
3 de 28
Antes de começar Sobre este laboratório Neste laboratório você aprenderá a criar uma aplicação FactoryTalk ViewPoint Web a partir de uma aplicação FactoryTalk View SE existente. O laboratório está dividido em duas sessões principais: 1
Primeiro, você terá a opção de familiarizar-se com a aplicação FactoryTalk View SE a ser usada no laboratório. Se você já trabalhou com a aplicação FactoryTalk View SE, é possível pular esta seção.
2
Segundo, você seguirá instruções passo-a-passo para realizar algumas tarefas básicas do FactoryTalk ViewPoint. Nesta sessão, você aprenderá sobreas funções e as capacidades do FactoryTalk ViewPoint, além de descobrir algumas dicas úteis para trabalhar com o FactoryTalk ViewPoint.
No laboratório você usará uma única máquina VMWare chamada FactoryTalk ViewPoint. Esta é uma imagem separada do laboratório FactoryTalk View SE. Um sistema típico pode ter máquinas separadas para o FactoryTalk View SE Server, o FactoryTalk ViewPoint Server e o FactoryTalk ViewPoint client. Para este laboratório executaremos todos os três papéis no mesmo servidor, como exibido abaixo.
Para alternar entre a máquina VMWare, selecione a guia FactoryTalk ViewPoint na parte superior da tela.
Ferramentas e pré-requisitos É recomendável algum conhecimento do FactoryTalk View, porém, não é um requisito para a conclusão deste laboratório. Ter conhecimento ajudará a compreender as diferenças entre o FactoryTalk ViewPoint e o FactoryTalk View.
4 de 28
Familiarização com uma aplicação FactoryTalk View SE existente Nesta sessão, você se familiarizará com a aplicação FactoryTalk View SE Network e a usaremos para criar uma aplicação FactoryTalk ViewPoint Web. Na Máquina Virtual FactoryTalk ViewPoint: 1
Na área de trabalho, clique duas vezes no ícone InstantFizz VPLab.cli na área de trabalho.
Ele abrirá uma versão em run-time da aplicação InstantFizz criada com o FactoryTalk View SE. Aguarde até que a aplicação em run-time seja totalmente inicializada e a tela Overview abra.
Neste momento, se você já trabalhou com a aplicação FactoryTalk View SE no laboratório, fique à vontade para pular para a próxima seção na Página 8 para começar a configurar a aplicação FactoryTalk ViewPoint. 2
A tela Overview exibe o layout da fábrica de envasamento e empacotamento do refrigerante InstantFizz. Para navegar de uma tela à outra, é possível clicar nos nomes de área sobre o
5 de 28
gráfico ou usar os botões na parte inferior da tela. Na tela Overview, clique no botão CIP na área de navegação na parte inferior da tela. 3
Para iniciar o processo CIP, clique no botão CIP – Repeat Cycle na parte superior direita da tela CIP. Isto iniciará uma sequência para purgar e limpar as linhas de produção. Observe que os níveis nos diferentes tanques mudam com base na posição do processo.
6 de 28
4
Para consultar o estado atual do processo CIP em uma tela pop-up, clique em CIP Process Steps.
5
Para fechar a janela pop-up CIP Process Steps, clique no botão com um ‘X’ preto.
6
Navegue para outras telas e familiarize-se com a funcionalidade e a aparência da aplicação.
7
Minimize a janela da aplicação InstantFizz. Você retornará para esta aplicação posteriormente neste laboratório.
7 de 28
Ajuste da aplicação FactoryTalk ViewPoint Nesta sessão, você seguirá instruções passo-a-passo para completar algumas tarefas básicas envolvidas no trabalho com o FactoryTalk ViewPoint e na criação de uma aplicação Web. Por exemplo, você aprenderá a: •
Publicar telas a partir de uma aplicação FactoryTalk View existente para o FactoryTalk ViewPoint server
•
Interagir com uma aplicação FactoryTalk ViewPoint em um navegador Web e comparar a experiência de executar a mesma aplicação no FactoryTalk View SE.
Você aprenderá também algumas dicas e truques e receberá informações de suporte do FactoryTalk ViewPoint.
Como você publica o conteúdo do FactoryTalk ViewPoint? A configuração do FactoryTalk ViewPoint é habilitada em rede. Isto permite a configuração do FactoryTalk ViewPoint Server a partir de qualquer máquina com o acesso por rede com o ViewPoint Server. Não é necessário fazer a instalação de pacotes de software adicionais além do navegador da internet.
1
Na Máquina Virtual FactoryTalk ViewPoint, clique duas vezes no atalho FactoryTalk ViewPoint Administration na área de trabalho.
O FactoryTalk ViewPoint usa a tecnologia Silverlight da Microsoft para visualizar o conteúdo do FactoryTalk View no navegador. Microsoft Silverlight é uma nova tecnologia de rede que foi criada para operar em várias plataformas. Isto permite a criação aplicações visualmente surpreendentes e interativas.
O Microsoft Silverlight é o único software necessário em um cliente de rede para visualizar o conteúdo do FactoryTalk ViewPoint. A instalação leva apenas alguns minutos e estará disponível para qualquer cliente que tente se conectar com o FactoryTalk ViewPoint Server pela primeira vez.
Para habilitar o Silverlight nesta máquina, é necessária uma única instalação do plug-in do Silverlight. O plug-in do Silverlight é instalado a partir do FactoryTalk ViewPoint Server. Não é necessário conectar-se à Internet. Isto significa que os clientes de chão-de-fábrica conseguem conectar-se a um FactoryTalk ViewPoint Server sem a necessidade de conexão com a Internet.
8 de 28
2
Clique no ícone Install Microsoft Silverlight.
3
Quando solicitado, selecione Run para fazer o download do Microsoft Silverlight.
4
Quando solicitado, selecione Run para iniciar a instalação.
9 de 28
5
Escolha Install now.
6
Quando a instalação for concluída, desmarque a caixa de seleção Enable Microsoft Update e selecione Next.
7
Selecione Close para concluir a instalação.
10 de 28
A janela FactoryTalk ViewPoint Administration será exibida. 8
Maximize a janela FactoryTalk ViewPoint Administration.
9
A versão atual do FactoryTalk ViewPoint usada neste laboratório é uma versão Beta. Pressione o botão Accept para indicar que não será usada em um ambiente de produção ativo.
10 Selecione Publish displays to Web.
11 de 28
11 Aguarde até que a aplicação InstantFizz seja encontrada automaticamente em Select the application. Isto pode levar um minuto.
12 Com o InstantFizz escolhido como aplicação, clique no botão Select Graphic Displays no canto inferior direito do navegador.
Esta versão do FactoryTalk ViewPoint suporta apenas aplicações FactoryTalk View SE Network e manterá apenas uma configuração da aplicação FactoryTalk ViewPoint por vez. A seleção de uma aplicação FactoryTalk View diferente ou de um conjunto diferente de telas a serem publicadas substituirá a configuração da aplicação de rede atual. 13 Será exibida uma lista de telas da aplicação InstantFizz. Expanda a área AreaVP clicando em + próximo à AreaVP. 14 Todas as telas são inicialmente selecionadas, porém, você pode escolher quais telas gostaria de publicar. A tela Test_Packaging_Values foi criada para teste e não é necessária para a aplicação publicada. Desmarque a caixa de seleção próxima à Test_Packaging_Values. 15 Por padrão, a tela inicial —a primeira tela que abre no navegador de rede —é a primeira tela selecionada na Ferramenta de configuração. Uma vez que esta não é a tela principal em nossa aplicação, selecione plant overview como Initial Display.
12 de 28
16 Selecione o botão Publish displays. Observe o progresso à medida que a ferramenta analisa as telas selecionadas e as prepara para serem hospedadas no navegador antes da publicação. Dependendo do tamanho das telas, o processo de publicação pode levar vários minutos quando realizado pela primeira vez. Ações subsequentes de publicação são otimizadas para analisar e preparar as telas alteradas ou adicionadas. 17 Quando o processo de publicação estiver concluído, será fornecido um link para o relatório publicado o qual descreverá qualquer erro ou advertência que possa ter ocorrido durante a publicação e um link para sua tela inicial FactoryTalk ViewPoint.
13 de 28
Como verificar se o conteúdo do FactoryTalk ViewPoint foi publicado? Com a Ferramenta de configuração FactoryTalk ViewPoint aberta: 1
Após a conclusão do processo de publicação, clique no botão Go.
O Internet Explorer e a tela inicial especificada na tarefa anterior serão abertos. Se você escolheu FactoryTalk Administration Site, é possível direcionar o navegador para http://VPLab/FTVP. Observe que VPLab é o nome do Computador. 2
No Internet Explorer, você verá a tela InstantFizz Overview. As telas do FactoryTalk ViewPoint são dimensionadas automaticamente para caber no tamanho da janela do navegador. Maximize a janela do navegador se ela ainda não estiver no tamanho máximo.
14 de 28
Parabéns, você publicou com sucesso a aplicação FactoryTalk View SE InstantFizz. Observe que o FactoryTalk ViewPoint converteu e publicou automaticamente as telas para o FactoryTalk ViewPoint Server; não foi necessário fazer nenhuma modificação na aplicação FactoryTalk View SE. Mantenha o navegador aberto e prossiga para o próximo exercício para aprender como executar a aplicação InstantFizz usando seu navegador.
15 de 28
O que é possível fazer com o FactoryTalk ViewPoint em um navegador? 1
Esta seção enfoca a execução da aplicação InstantFizz usando o FactoryTalk ViewPoint. Seu navegador Internet Explorer já deve estar aberto devido ao exercício anterior. Se não estiver, é possível conectar-se facilmente com o FactoryTalk ViewPoint Server digitando o link a seguir no Internet Explorer: http://VPLab/FTVP.
2
Maximize a janela do navegador se ela ainda não estiver no tamanho máximo. O FactoryTalk ViewPoint fornece uma solução “thin client” para o FactoryTalk View. Não é necessário instalar e manter nenhum software da Rockwell na máquina do cliente. Isto reduz o custo total de propriedade, minimiza o tempo parado e aumenta a segurança. O FactoryTalk ViewPoint também fornece um acesso fácil as aplicações FactoryTalk View a partir de qualquer local (escritório central, casa, Internet) ampliando o alcance da visualização para usuários remotos, móveis e externos, como gerentes de planta, engenheiro de manutenção central, OEMs e integradores de sistema. Pense em todos os usuários remotos em sua instalação ou nas instalações de seu cliente que podem ser beneficiados com o acesso rápido às informações de visualização do chão-de-fábrica ao executar a aplicação InstantFizz no FactoryTalk ViewPoint.
3
FactoryTalk ViewPoint oferece uma experiência rica e interativa ao usuário do navegador. Toda a navegação integrada à aplicação FactoryTalk View SE InstantFizz funciona também no navegador. No Internet Explorer, navegue da tela Overview para a tela Filling e observe como a funcionalidade da navegação InstantFizz funciona no FactoryTalk ViewPoint.
16 de 28
4
A tela Filling deve agora ser exibida no FactoryTalk ViewPoint. Observe que a animação usada para simular o enchimento das garrafas e o movimento ao longo da linha de engarrafamento é totalmente funcional no FactoryTalk ViewPoint. O FactoryTalk ViewPoint é compatível com a toda a animação das telas FactoryTalkView SE sem a necessidade de atualizar seu navegador.
5
Navegue da tela Filling para a tela Labeling.
6
A tela Labeling deve agora ser exibida no FactoryTalk ViewPoint. Mais uma vez, observe que a linha da rotuladora e os objetos, como as telas numéricas e indicadores de multi-estado usados para exibir o status da linha estão atualizando dinamicamente. O FactoryTalk ViewPoint é totalmente interativo e não usa “capturas de tela” estática para exibir as informações no navegador.
7
Redimensione o navegador clicando no canto inferior direito da janela do Internet Explorer, enquanto mantém pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste a janela para o novo tamanho. Se a janela do Explorer estiver maximizada, é possível clicar duas vezes na barra de título azul do Internet Explorer para redimensionar a janela. Observe que a tela é redimensionada em operação. Isto permite a você desenvolver uma única tela e executá-la em uma ampla variedade de equipamentos clientes com tamanhos de tela e resoluções diferentes (incluindo equipamentos sem fio e móveis).
17 de 28
8
Navegue da tela Labeling para a tela CIP.
9
A tela CIP deve agora ser exibida no FactoryTalk ViewPoint.
18 de 28
10 Vá para o FactoryTalk View SE Client. Se o FactoryTalk View SE Client ainda não estiver sendo executado, clique duas vezes no ícone da área de trabalho InstantFizz VPLab.cli.
Navegue até a tela CIP e inicie outro Ciclo de repetição CIP.
Após o início do Ciclo de repetição CIP, retorne para o navegador que está executando o FactoryTalk ViewPoint. Observe que os dados na tela CIP estão sendo atualizados e todos os níveis estão mudando. 11 Para visualizar detalhes adicionais, clique no botão CIP Process Steps.
19 de 28
12 A tela CIP-Process Steps é exibida no navegador. Esta tela foi configurada no FactoryTalk View SE como uma tela “pop-up” e é compatível com o FactoryTalk ViewPoint. Você pode facilmente clicar na barra de título da janela pop-up e arrastá-la com seu mouse para reposicioná-la, assim como no FactoryTalk View SE. Observe que a tela pop-up contém um objeto de “tela de mensagem local” também compatível com o FactoryTalk ViewPoint.
13 Feche a janela pop-up clicando no X preto.
20 de 28
14 Navegue até a Tela Overview
15 Clique no botão Line 1 Dashboard
16 A tela Dashboard exibe uma única tela com as características gerais do estado atual da linha. Você verá duas tendências na parte inferior do Line 1 Dashboard. Aguarde alguns instantes para que sejam preenchidos os dados de tendência. Nas versões futuras serão disponibilizadas funções de tendência como zoom.
21 de 28
17 Um visualizador FactoryTalk Alarms and Event está disponível na parte inferior de cada tela nesta aplicação para oferecer ao usuário uma visão geral rápida dos alarmes mais recentes. Navegue até All Alarms.
18 Você verá uma visualização em pop-up de todos os alarmes.
22 de 28
19 Continue a navegar pela aplicação InstantFizz com o FactoryTalk ViewPoint navegando para as telas Rapid Mix e Blending e observando o comportamento do FactoryTalk ViewPoint. Observe que o botão Security no ViewPoint não funciona da mesma forma que no Thick Client. A segurança do ViewPoint será administrada pelo ViewPoint Administration Site. A tela Languages também não está funcional. Se sua aplicação FactoryTalk View estiver configurada para vários idiomas, você conseguirá selecionar um idioma na inicialização, porém, não conseguirá alternar idiomas em operação.
23 de 28
Como aproveitar as funções incorporadas ao navegador com o FactoryTalk Viewpoint? Todos nós usamos frequentemente a Internet como uma parte diária de nosso trabalho e de nossa rotina doméstica, portanto, a maioria das pessoas está familiarizada com a funcionalidade do navegador. Uma das principais vantagens de usar o FactoryTalk ViewPoint é que ele permite usar as funções do navegador com o qual você está familiarizado. Esta seção enfoca a exploração de seu projeto FactoryTalk ViewPoint usando as funções no navegador.
1
Se o seu Internet Explorer não estiver aberto no ViewPoint, conecte o servidor FactoryTalk ViewPoint digitando o link abaixo no Internet Explorer: http://VPLab/FTVP.
2
Navegue através de várias telas. Tente usar os botões Back e Forward em seu navegador. Você conseguirá navegar pelo histórico, assim como se estivesse visualizando qualquer website.
3
Abra a barra do Explorer Internet Explorer History.
24 de 28
4
Expanda Today - vplab. Você verá todas as telas do ViewPoint pelas quais navegou. Clique em FTVP CIP Overview areavp. Você verá a tela CIP.
5
Clique em Favoritos para abrir a barra de favoritos no Explorer.
25 de 28
6
Na pasta InstantFizz, você verá que foram criados atalhos para as telas principais do ViewPoint . Navegue até Labeling selecionando-a a partir de Favoritos – InstantFizz.
7
Você poderá observar que ainda não existe um atalho para Packaging. Abra a tela Packaging usando a barra de navegação na parte inferior de Labeling.
26 de 28
8
Selecione Favoritos – Adicionar a Favoritos.
9
Nomeie o atalho Packaging e selecione a pasta InstantFizz, clique em OK.
27 de 28
10 Acesse o menu Favoritos novamente para ver que um atalho para a tela Packaging foi criado. Navegue para outras telas e de volta à Packaging para certificar-se de que o novo atalho funciona.
11 Por fim, usaremos funções menos conhecidas do Internet Explorer para colocar o navegador no modo de tela cheia pressionando a tela de função F11. Observe que você deverá ter a janela do Internet Explorer selecionada (no primeiro plano) antes de pressionar F11 para mudar para o modo de tela cheia. Após ir para o modo de tela cheia (sua tela FactoryTalk ViewPoint deverá ocupar toda a tela). Após explorar esta função, pressione F11 novamente para alternar de volta ao modo de tela cheia do IE
Você concluiu esta parte do laboratório. Esperamos que tenha gostado de usar algumas das funções apresentadas no Internet Explorer que ajudarão a tornar o uso do FactoryTalk ViewPoint uma experiência intuitiva e agradável.
28 de 28
View more...
Comments