1 PROVA

April 17, 2019 | Author: Reinaldo Oliveira | Category: Paint, Corrosion, Industrial Processes, Physical Sciences, Ciência
Share Embed Donate


Short Description

Download 1 PROVA...

Description

1 PROVA: 30 questões de múltipla escolha. Outra prova que dei sorte caiu c aiu muito questões relacionadas a tinta. Estilo as provinhas do fragata, foi tranqüilo é só ler com calma. 2 PROVA: Estudo de caso, pintura de motor com temperatura temperatura de trabalho trabalho de 70°C, nesse estudo de caso tem preenchimento de relatório R.I.P e R.N.C, há também a quantidade de testes de aderência e medição de película seca, nessa mesma prova tem uma questão sobre a norma 1288, na minha prova caiu, para saber qual a quantidade de amostras: 1142 galões e 19 baldes. As outras provas são praticas: Aderência: Primeiro leia a norma, depois tudo que você precisar peça ao professor e não esqueça de colocar no relatório, a sempre dois tipos de situações na minha prova caiu corte em X e corte co rte em Grade. Limpe antes a chapa e faça os cortes certos, não sei o que acontece se errar tome cuidado, limpe bem depois que fizer o corte e depois ponha a fita em cima do corte, o resto vocês já sabem, veja a norma ABNT NBR 11003. Medição de espessura: A mais fácil das provas, novamente leia a norma 2135 e a N-13 e mande ver, peça o material para os professores e pergunte se esta calibrado, limpe a peça e meça onde você ira tirar os pontos de medição, fiz 8 medições, eliminei a maior e a menor e fiz a soma aritmética, no relatório eles pedem para dizer passo a passo o que você fez na norma tem é só copiar. Na segunda vez que eu fiz eu não precisei dizer passo a passo pass o como eu fiz o teste. Rugosidade: Ler norma 2136 e a N-9 e pedir material, no relatório vai pedir o grau de tratamento da chapa eu não vi nenhuma SA 3, sempre 2 e 2 ½ , eles mandam uma piadinha quando você pede uma trincha para limpar a chapa eles te oferecem trapo com solvente, mas ai tem que ser malandro e recusar, pois o solvente vai impregnar a chapa. Não esqueça de consultar o padrão fotográfico para saber qual o tipo de tratamento da chapa, e não se se esqueça de mencionar sempre a norma 1204 inspeção visual. OBS.: o professor pede para gente zerar o instrumento numa placa de vidro e depois pede para que chame ele para saber se esta tudo ok. Abrasivo: O professor vai te dar um balde com ums 5 quilos de abrasivo, olhe bem o abrasivo pois o meu estava com contaminação, pergunte se quer que faça o teste mesmo assim, calibre a balança é tipo aquelas de medico velha, tem um pote que pesa 92gramas, é só adicionar na balança 92gramas ai você vai zerar ela, depois separe 1 quilo de abrasivo e

pese, pegue a peneira 12 e 40, faça o procedimento normal da ABRACO e não fique preocupado na minha prova ninguém ficou me vigiando, para saber se estava peneirando igual matsumoto manda. Sempre anotar tudo, eles vão perguntar que tipo de abrasivo é: tem 4 opções: Granalha de aço, balxita sinterizada, escória de cobre e uma de alumínio. Na segunda vez o meu abrasivo foi granalha de aço, levem um imã com c om vocês para fazer o teste, a minha granalha estava contaminada de novo. Descontinuidade: Ler norma e pedir ao professor tudo, nesse até a chapa você tem que pedir, o meu o teste foi por via úmida, novamente preste muita atenção no preenchimento do relatório. Faça com cuidado e novamente nenhum professor ficou olhando eu fazer o teste, mas só de ouvir o aparelho apitando eles sabiam onde era o erro, os caras são sinistros. Corpo de prova: O teste de intemperismo é o mais sinistro, peça a norma ISO 8501-1, padrão fotográfico, mas na boa todas a 4 chapas que eles me deram eu não achei no raio da norma, é foda, eles mandam você fazer frente e verso, pergunta o grau de intemperismo, se tem reoxidaçao, contaminação e qual o tratamento feito, tem chapa c hapa que não tem tratamento nenhum. Preste muita atenção essa é a pior. Na segunda vez agora peguei 5 chapas e é frente e verso, não peguei nenhuma Sa 3, sempre Sa 2 ½, e estavam todas tinha reoxidação e contaminação. Falhas e defeitos: Essa é tranqüila, eles vão te dar uma peça que tem um monte de defeitos, você vai usar a norma 15156 da ABNT e mencionar no relatório a N-13, vai ver quais são os defeitos da peça com relação a tudo, eu dei sorte porque no dia da minha prova estava chovendo demais, e então tive que fazer dentro da sala do SEQUI, mas se estiver sol ai é lá fora, serão 10 tipos diferentes de falhas e defeitos, nunca repete, quando eu fiz na sala podia repetir dois.

OBS.: Leia tudo com muita atenção, tenha calma e paciência, consulte as normas, e nunca tenha dúvida se estiver com dúvida consulte o raio da norma.

CORROSÃO 1)

Conceitue corrosão e explique porque os processos corrosivos são espontâneos?

R: É a deterioração dos materiais especialmente metálicos, pela ação eletroquímica ou química do meio. 2) Conceitue Conceitue corrosão eletroquí eletroquímica mica e mencione sua importância importância em termos termos industriais? R: Se processa na presença de água, mais freqüente na natureza, represente 90%. 3) Faça uma uma célula de corrosão corrosão eletroquím eletroquímica: ica: R:

4) Conceitue pilha galvânica de ação local, ativa passiva, de concentração diferencial e de aeração diferencial:  







Pilha galvânica = pilha de eletrodo diferente. Ação local = mais freqüente na natureza, aparece em um mesmo metal devido a heterogeneidade diversas. - Causas = inclusões, segregações, bolhas, trincas. Ativa passiva: ocorre nos materiais formadores de película protetora. - Ex: cromo, alumínio, aços inoxidáveis. Concentração diferencial = surge sempre que um material metálico é exposto a concentrações diferentes de seus próprios íons; esta pilha é muito freqüente em frestas quando o meio corrosivo é liquido. Aeração diferencial = formada por concentrações diferentes do teor de oxigênio.

5) Quais são as principais causas determinantes de uma pilha de ação local? R: Inclusões, segregações, bolhas, trincas, estados diferentes de tensões, polimento diferencial. 6) Explique quais os processos corrosivos normalmente presente em frestas. R: Aeração diferencial, concentração diferencial. 7) Qual é o principio básico que norteia a seleção de materiais metálicos resistentes a corrosão? R: Material que tem fraca tendência á oxidação, tenha capacidade de se passivar. 8) Porque as soldas são regiões mais sujeitas a corrosão e devem ser bem acabadas? R: Podem proporcionar o acumulo de fluidos, o metal de adição possui quase sempre características diferentes do metal de base.

9) Cite 6 praticas de projeto que podem minimizar os problemas de corrosão em equipamentos?        

 

Evitar contato de metais dissimilares. Evitar frestas. Evitar grande relação entre área catódica e área anódica. Prever sobre espessura de corrosão. Evitar cantos vivos. Prever fácil acesso para manutenção às áreas suscetíveis à corrosão. Prever soldas bem acabadas. Evitar mudança brusca de direção no escoamento de fluidos contendo sólidos em suspensão. Prever drenagem de águas pluviais. Evitar regiões em contato entre si, onde não haja estanqueidade e acesso a pintura.

10) O que é inibidor de corrosão e qual a conceituação de inibidores anódicos, catódicos e de adsorção? R: São compostos químicos, que quando adicionado ao meio corrosivo diminuem sua agressividade por mecanismos. - Inibição anódica = formam produtos insolúveis nas áreas anódicas, produzindo uma polarização anódica. Estes inibidores são chamados de passivadores. - Inibição catódica = formam produtos insolúveis nas áreas catódicas. 11) Conceitue revestimento e seus principais mecanismo de proteção: R: Controle da corrosão baseado no método de aplicação da película sobre a superfície a ser protegida. 12) O que é revestimento anodico e revestimento catódico? R:

13) Quais os processos de aplicação mais adequados e para os seguintes revestimentos, sobre aço: Zn= Imersão a quente Al= Metalização Cd= Eletrodeposição Chapa de aço inoxidável Ni= Eletrodeposição Cr= Eletrodeposição Cu, Ni= Redução química ou deposição química. 14) Explique a diferença entre fosfatização e cromatização?  

Fosfatização = adição de uma camada de fosfato a superfície metálica. Cromatização = reação da superfície metálica com soluções ligeiramente acidas contendo cromatos.

15) Quais os principais revestimentos utilizados na proteção anticorrosiva de tubulações enterrados? R: Esmalte de alcatrão de hulha, polietileno, polipropileno. 16) Cinco finalidades da pintura industrial que não a proteção anticorrosiva? R: Estética, segurança, sinalização, identificação, promocional. 17) Conceitue pintura industrial? R: É um revestimento em geral orgânico colocado sobre uma superfície. (feito à aplicação de tinta) 18) Quais as características básicas de uma película de tinta? R: Adesão e coesão.

19) Seqüência de aplicação de um esquema de pintura: 1. Preparação da superfície 2. Aplicação da tinta de fundo 3. Acabamento 20) Inibição catódica: R: Protege por formação de pilha galvânica, tinta rica em zinco.

TINTAS 1. Cite 4 finalidades ou campos de aplicação de esquemas de pintura: R: Proteção anticorrosiva, estética, sinalização, identificação promocional. 2. Cite algumas vantagens da aplicação de esquemas de pintura como técnica de proteção anticorrosiva? R: Proteção do equipamento, baixo custo da manutenção. 3. O que você entende por tintas de fundo (primer), intermediária e acabamento? R: Responsável pela proteção anticorrosiva (fundo) aumenta a espessura, proporciona melhor aderência para tinta de acabamento (intermediaria) funciona como barreira e beleza (acabamento). 4. Qual o componente de uma tinta liquida? Descreva resumidamente a função de cada um deles. R: Veículo, pigmento, solvente, aditivos. 5. A diluição excessiva de uma tinta, que falhas pode ocasionar? R: Escorrimento e pouca opacidade. 6. Qual a finalidade de preparação da superfície para aplicação de um esquema de pintura? R: Remover por completo as impurezas do substrato, para que o substrato ofereça uma boa rugosidade para película da tinta se aderir.

7. Cite 2 fatores que podem dar origem a falta ou a perda de aderência entre demão de tinta. R: Intervalo de demão não respeitado e impurezas no substrato. 8. Em que se baseia a adesão mecânica de uma tinta? R: Na rugosidade do substrato. 9. Como você definiria uma tinta? R: Composição pigmentada, geralmente liquida, pastosa que ao secar forma um filme duro, aderente e colorido. 10. Defina os pigmentos: ANTICORROSIVO, OPACIFICANTES-COLORIDOS E CARGAS OU EXTENSORES. Anticorrosivos = inibidor de corrosão Opacificante colorido = poder de cobertura Cargas ou extensores = reduzir o custo da tinta

11. tinta?

O que você entende por mecanismo de secagem ou formação de películas de

R: Quando a tinta em estado liquido, após aplicada se converte num filme sólido. 12.

Cite 4 mecanismos de formação de película de uma tinta?

R: Coalecência, hidrolese, fusão térmica, reação química. 13.

Qual a importância do veiculo fixo ou resina na composição de uma tinta?

R: É o elemento agregante das partículas formadoras de película de tinta, responsável pela adesão da película em relação ao substrato. 14. O fato de uma tinta secar ou formar película somente pela evaporação de solventes tem vantagens sob o ponto de vista de aplicação. Cite algumas? R: Boa aderência sobre as demãos, não necessita ser removida totalmente.

15. Qual o mecanismo de secagem ou formação de película da seguintes tintas: epóxi, silicone (500ºC), alquídica modificada com óleos vegetais, borracha clorada e acrílica? Epóxi = reação química de polimerização. Silicone = polimerização térmica. Alquídica modificada com óleos vegetais = evaporação de solvente. Borracha clorada = evaporação de solvente. Acrílica = evaporação de solvente. 16. Qual

a diferença entre pot-life e tempo de indução?

Pot-life = tempo de vida útil da tinta após homogeinização. Tempo de indução = tempo requerido para começar a aplicar a tinta 15min. 17.

Para quais tipos de tintas o pot-life é importante?

R: Para tintas de 2 ou mais componentes, tintas que secam por reação química de polimerização. 18. Qual o mecanismo de secagem ou formação de película de uma tinta rica em zinco à base de silicato de etíla? Qual sua vantagem em termos de aplicação? R: Hidrolise, após aplicada o tempo pode ficar chuvoso que não vai prejudicar a cura da tinta. 19. Entre a tinta epóxi e outra acrílica qual a que pode possui melhor resistência a solventes? Justifique: R: Epóxi – sua cura é através de reação química de polimerização. R: Acrílica – não tem solvente na composição, e sua cura se dá por evaporação de solvente. 20.

Em que condições, de uma forma geral, você utilizaria uma tinta:

Epóxi curada com amida = melhor resistência á água, são indicadas para ambientes úmidos. Epóxi curada com amina = melhor resistência a ácidos essas são indicadas para ambientes químicos. Poliuretano alinfático = melhor retenção de cor e brilho quando exposta ao intemperismo natural, ou seja ao sol. Silicone = necessita de cura térmica.

Epóxi = apresenta uma boa resistência térmica. Alquiica = não possui boa resistência química. 21.

Qual a finalidade dos pigmentos opacificantes?

R: Dar cobertura total ao substrato. 22. zinco?

Qual o mecanismo de proteção anticorrosiva conferido pelo cromato de

R: Indução ou passivação anodica. 23. Qual o mecanismo de proteção anticorrosiva conferido por uma tinta contendo o pigmento óxido de ferro vermelho (Fe2O3)? R: Proteção por barreira 24. Qual a influencia dos pigmentos lamelares na proteção anticorrosiva conferida pelas tintas? R: Maior resistência da película a penetração do vapor d’água 25. Qual a importância do teor de zinco metálico na película seca das tintas ricas em zinco? R: Permitir um bom contato elétrico quanto maior a quantidade de zinco melhor a proteção. 26. Qual

o constituinte da tinta que, de uma forma geral, define o seu mecanismo de proteção anticorrosiva? R: Pigmento 27.

Cite 2 pigmentos anticorrosivos e 2 opacificantes?

R: Zinco, Zarcão R: Dióxido de titânio, 28.

Cite 2 pigmentos com estrutura lamelar?

R: Mica, óxido de ferro micásea. 29. Ao se aplicar uma tinta de acabamento em campo verifica-se que, mesmo sem qualquer diluição, esta não apresenta bom poder de cobertura para espessura recomendada. Cite alguma razão que justifique este fato:

R: Teor insuficiente de pigmento de opacificante na composição. 30. Cite uma razão pela qual o controle do teor de partículas grosseiras no pó de zinco da tinta etil silicato de zinco (N-1661) é importante? R: Superfície cheia de grumos. 31. Em termos de retenção de cor, descreva o comportamento de uma tinta epóxi (N-2629) e o de uma alquídica (N-2492) quando ambas forem expostas ao intemperismo natural. R: N-2629 Não apresenta retenção de cor e brilho N-2492 Melhor retenção de cor e brilho 32. Qual o comportamento de uma tinta borracha clorada, no que diz respeito à resistência a solventes aromáticos? R: Não possui resistência. 33.

Qual a finalidade da tinta epóxi-poliisocianato-óxido de ferro (N-2198)?

R: Condicionadora de aderência. 34. A tinta de alumínio fenólica (N-1259), possui dois componentes. Por que ela então não possui pot-life? R: Seca e forma película por oxidação com oxigênio. 35. Qual das tintas proporcionaria uma pintura de sinalização com maior durabilidade, numa atmosfera de elevada agressividade? Epóxi Borracha clorada Alquidica Poliuretano alifático = alta resistência química excelente resistência aos raios ultra violetas. 36. Qual das tintas a seguir pode ser aplicada sobre uma tinta de fundo borracha clorada: Epóxi, Alquidica, Poliuretano? R: Alquídica, solvente não ataca borracha clorada. 37. Cite 3 tintas de acabamento que podem ser aplicadas sobre uma tinta de fundo epóxi? R: Acrílica, poliuretano, alquídica.

38.

O componente de uma tinta liquida responsável pela formação da película é?

R: Resina 39.

Componente da tinta que define o mecanismo de formação da película é?

R: Resina 40. As tintas epóxi de 2 componentes, poliuretano e alquidica, possuem respectivamente o seguinte mecanismo de formação de película: Poliuretano = reação química Alquidica = oxigênio 41. As tintas epóxi são curadas naturalmente com amina e amida, é comum utilizar amida,para os locais? R: Que contenham água, locais úmidos. 42. Os solventes são compostos capazes de uma solubilizar rezina, pra que serve o solvente? R: Contribuir na formação da película, diluir a tinta para uma melhor aplicação por meio de pistola convencional.

43. A diluição de excessiva uma tinta de acabamento em campo pode ocasionar o que? R: Brilho deficiente, secagem deficiente, escorrimento. 44. O sistema de proteção anticorrosivo por barreira, o desempenho de um revestimento com pintura, é em função de que? R: Isola o substrato metálico a ser protegido do meio corrosivo. 45.

No sistema de proteção por barreira, podemos abordar?

R: Retardamento do processo iônico, aumentar a resistência de contato das áreas anodicas e catódicas. 46. O mecanismo de proteção por fosfato de zinco, oxido de ferro e zinco metálico são respectivamente ? R:

47. Qual

pigmento a seguir será capaz de proporcionar uma tinta com melhor impermeabilidade á água? R: Pigmento lamelar. 48. Dentre

a série de pigmentos abaixo marque a série correspondente a: anticorrosivo, opacificante? R: Zinco, dióxido de titânio. 49. Pot-life

defina?

R: Tempo máximo, após a mistura dos componentes que a tinta, permanece em condições de aplicação. 50. Pot-life

é uma propriedade aplicada a quem?

R: Poliuretano 2 componentes, epóxi 2 componentes, etil silicato de zinco. 51.

Tempo de indução é importante para qual tinta?

R: Tintas de 2 ou mais componentes. 52.

As tintas que se secam somente por evaporação de solventes?

R: Acetatos de celulose, acrílicas, vinilicas, borracha clorada, asfalo alcatrão de hulha. 53.

Qual das tintas é utilizada para galvanizados?

R: Epóxi isocianato oxido de ferro. 54. O

tempo de indução das tintas de dois ou mais componentes?

R: É o tempo que se deve esperar para que se possa fazer a aplicação da tinta após a homogeinização, tempo máximo de 15min. Tintas de reação química de polimerização. 55.

Dentre as tintas abaixo, pode ser melhor resistente ao solvente:

R: Epoxi 56.

Em geral a tinta alcatrão de hulha tem boa resistência a que?

R: Água 57.

Prazo de armazenagem de uma tinta a base de silicato de etila?

R: 6 meses 58. Marque a afirmativa certa, o hidrojateamento UAP é ineficaz na proteção remoção de contaminantes salinos? errado R: Errado 59. As tintas contendo zarcão não pode ser aplicada em ambientes emerticamente fechados pois é tóxico, verdadeiro ou falso? verdadeiro R: Verdadeiro 60.

O preparo da superfície antes da pintura, qual finalidade dele?

R: Para poder abrir perfil de rugosidade, para que a tinta possa aderir ao substrato. 61. As tintas ricas com zinco necessitam de agitação manual durante a aplicação? R: Agitador mecânico – N-1661, N-2231 62. Na preparação de superfície por intermédio mecânicas, não se pode utilizar ferramentas manuais? R: Falsa 63. O

termo shelf-life refere-se a que?

R: Tempo máximo de armazenagem da tinta ao prazo de validade da mesma. 64. Não deve ser aplicada nenhuma tinta com a temperatura ambiente for inferior a? R: 3° abaixo do ponto de orvalho 65. A tinta que seca por evaporação de solvente, pode ser aplicada quando a temperatura ambiente não for inferior a? R: 2°C 66. de?

Na aplicação de tinta por meio de rolo é recomendado usar preparo por meio

R: Tratamento mecânico – ST3

67. Na condição específica, por meio de hidrojatemento UAP não existia a possibilidade de haver, oxidação flash rust. Certo ou errado? R: Errado 68. O

de?

aumento permitido de espessura para tintas que não seja á base de silicato é

R: 40% 69.

Qual tinta pode ser aplicada em cima de borracha clorada?

R: Alquídica 70. Com relação ao grau de limpeza St3 e Sa 2 ½ pode-se afirmar que St3 proporciona melhor limpeza que Sa 2 ½? R: Errado 71. foram recebidos 1200 galões de tinta N-1661 e 200 galões de tinta N-1198 para serem inspecionados. 1) Que tipo de amostragem deve ser realizada em cada tinta? N-1661 – Amostragem dupla N-1198 – Amostragem dupla De acordo com os requisitos estabelecidos na tabela A da norma N-1288.

2) Qual o tamanho da amostra para cada tipo de tinta? N-1661 - 1° tamanho de amostra 50 galões N-1661 - 2° tamanho de amostra 50 galões (se necessária) N-1198 - 1° tamanho de amostra 20 galões N-1198 - 2° tamanho de amostra 20 galões (se necessária) De acordo com a tabela A da norma 1288.

72. Vamos supor que durante a inspeção da primeira amostragem da tinta N1661 foram encontrados 3 galões com defeitos. O lote seria aceito, rejeitado ou submetido a segunda amostragem? Porque? O lote seria submetido a uma segunda amostragem, porque o número de galões defeituosos encontra-se entre o número de aceitação e o número de rejeição. De acordo com o item 5.3.2 alínea (d) N-1288. 73. Vamos agora supor que ao se realizar se realizar a inspeção da segunda amostragem foram encontrados 2 galões com defeitos. O lote seria aceito, rejeitado ou submetido a segunda amostragem? Porque? O lote seria aceito, o número total de galões defeituosos das duas amostragens encontra-se dentro do limite de aceitação. Conforme item 5.3.2. alínea (e) da norma 1288. 74. Na inspeção da primeira amostragem de embalagens da tinta N-1198 foram encontrados 3 galões com defeitos. O lote seria aceito, rejeitado ou seria submetido à segunda amostragem? Justifique. O lote seria rejeitado, de acordo com o item 5.3.2 alínea (c). Porque o número de galões defeituosos é igual o número de rejeições. 75. Que cuidados devem ser tomados com relação ao armazenamento e local de estocagem dos recipientes: Os cuidados estão citados no item 4.4.1 da N-13 4.4.2, 4.4.3 4.4.1 – o local de armazenamento das tintas deve ser coberto, bem ventilado, não sujeito a calor excessivo, protegido contra centelhas, descargas atmosféricas e raios diretos do sol e providos de sistema de combate a incêndio. (item 4.4.1 da N-13) O empilhamento maximo deve ser de 20 galões (item 4.4.2) da N-13 O armazenamento deve ser feito de tal forma tal que possibilite a retirada, em primeiro lugar, do material mais antigo no almoxarifado e permita uma movimentação que evite danos. (item 4.4.3 da N-13) 76. Deseja-se fazer a re-pintura interna de um tanque de teto fixo, para armazenamento de petróleo, de acordo com a norma N-1201G. A temperatura interna máxima é de 120ºC. Com base nestas condições e no conteúdo da referida norma, responda as questões abaixo, com as devidas justificativas (itens de onde forem extraídas as respostas) Item 4.2.1

1) Qual a espessura seca mínima para cada tipo de tinta? Tinta de fundo: 1 demão N-2630 - 100µm item 4.2.1.1 Tinta de acabamento: 1 demão N-2629 150µm item 4.2.1.2 2) Qual a espessura mínima do esquema de pintura? A espessura mínima é de 400µm 3) Quais as etapas básicas de preparação de superfície? Submeter a superfície a ser pintada a processo de limpeza por ação físico química segundo a norma petrobras N-5, apenas nas regiões onde, durante a inspeção, contataram-se vestígios de óleo graxa ou gordura e outros contaminantes. Efetuar tratamento da superfície (grau SA 2 ½ ou hidrojato DW3). Conforme item 3.6 4) Qual o teste de aderência a ser executado no esquema de pintura (considere o esquema final aplicado) e qual o critério de aceitação? O teste a ser executado é de resistência a tração segundo a norma ASTM A.4, e o valor não deve ser inferior a 12mpa, item 3.7 5) Com qual freqüência deve ser feito o teste de aderência? Realizar o numero de testes conforme 1% da área total, freqüência conforme N-13. 6) É necessária a realização do teste de descontinuidade? Em caso afirmativo indicar o tipo de equipamento a ser utilizado? Sim, é necessário devido ao item 4.2.1.2 nota (2) o teste de descontinuidade deve ser feito atravez da norma 2137, o aparelho a ser utilizado é o detector de tensão variável e via seca (item 3.2 alínea d, da N-2137) 7) Qual a rugosidade mínima da superfície para aplicação do esquema de pintura? A rugosidade mínima é de 40µm, item 6.2.2, da N-9 8) Com qual freqüência deve ser realizado a medição do perfil de rugosidade? Efetuar a medição no primeiro m² e com as medições para cada 30m² 9) Quais os intervalos entre as demãos de tintas? N-2630 N-2629 N-2629

16 à 48 horas (item 4.2.1.1)

Seca ao toque (item 4.2.1.2)

N-2629

10) Caso seja ultrapassado o intervalo máximo entre as demãos, que procedimento deve ser adotado? Deve se abrir um perfil de acoragem utilizando ferramentas manuais tais como escovas rotativas, lixadeira ou utilizando jateamento abrasivo (brush-off) ou ainda hidrojatemanto padrão DW1 em toda superfície Item 3.7 11) Qual o esquema de pintura a ser adotado no caso de haver necessidade de se fazer retoques no esquema de pintura? Deve ser repetido todo o esquema original item 3.5

RENDIMENTO TEÓRICO

1)

Calcular o rendimento teórico e o rendimento pratico de uma tinta:

Sólidos por volume = 72% Espessura do filme seco = 100µm Fator de perda = 30%

2) Qual espessura úmida que deve ser aplicada uma tinta com 80% de não voláteis por volume e se deseja espessura do filme seco de 125µm ? 3) Qual o rendimento teórico e o rendimento prático de uma tinta, conhecendo-se: Sólidos por volume = 60% Espessura do filme úmido = 120µm Fator de perda = 40%

4) Gastou-se 200 litros de uma tinta com sólidos por volume de 60% para pintura externa de um tanque cilíndrico vertical, teto plano com 12m de diâmetro e 10 metro de altura, calcule a espessura seca aplicada. Área do tanque é de 490m².

S.V. = 72% R.T. = 6m²/l E.F.S = E.F.S = 75µm R.T. = 8m²/l S.V. = S.V. = 40% E.F.S = 80µm R.T. = S.V. = 60% R.T. = 5m²/l E.F.S = E.F.S = 200µm R.T. = 5m² S.V. = S.V. = 45% E.F.S = 75µm F.P = 40% R.T. =

R.P. = S.V. = 70% E.F.S = 65µm F.P. = 35% R.T. = R.P. = S.V. = 80% E.F.S = 120µm E.F.U = S.V. = 60% E.F.U = 200µm F.P. = 40% R.T. = R.P. = S.V. = 100% E.F.S = 150µm E.F.U = S.V. = 80% E.F.U = 150µm F.P. = 30% R.T. = R.P. =

INSPEÇÃO Norma 442M – Pintura Externa de Tubulação em Instalações Terrestres Ambiente: especialmente agressiva, causadas por ventos fortes em presença de alta salinidade, sem gases derivados de enxofre, sobre “píer” na orla marítima. Temporada de operação ambiente. Tubulação com 504m de comprimento e 50” de diâmetro. 1) Qual a condição específica?

7 2) Quais o padrões de limpeza para esta condição? Considerar jateamento abrasivo e hidrojateamento sob altíssima pressão. Tratamento N-5 SA 2 ½, WJ2 3) Qual especificação de pintura? Demão

Tinta

Cor

EFS

1 1 1

1661 1202 2628

Cinza Ver. Ox --------

75 30 200

Intervalo Repintura Min Max 30 48 8 72 Sec toq Sec toq

Método aplicação P Rp rp

Item 4.7.1 4.7.2 4.7.3

4) Qual método de teste de aderência que deve ser adotado? Porque? E quantos testes devem ser feitos em toda a pintura? X porque a tinta de fundo contem etil silicato de zinco item 6.6.3 N-13 6 testes N-13 – cada demão 5) Considerando-se jateamento abrasivo, quantos testes de rugosidade devem ser feitos? Uma no 1° m² e a cada 30m linear item 5.2.2.1 18 testes 6) E quantos testes para determinação de espessura seca devem ser realizados? 21 testes todos os testes maximo X2 Y2 Norma 2104B – Pintura de Sonda Terrestre Ambiente: próximo à orla, com condições especialmente agressivas, causadas por ventos fortes, situados até 500m do mar, úmido. Equipamento: Tanque de Lama – Pintura Interna. 1) Qual o grau de preparação de superfície para jateamento abrasivo conforme ISO 8501-1 e também por hidrojateamento ultra alta pressão. Condição 442 N-5 Sa 2 ½ e ou WJ2 item 3.3 N-2104 tabela 1

2) Fornecer a especificação de pintura. Demão

Tinta

1 1 1

2630 2629 2629

Cor

EFS

Verd. pastel

100 100 100

branco

Intervalo Repintura Min Max 16 48 12 24 12 24

Método aplicação Rtp Rtp rtp

Item 4.2.2.1 4.2.2.2 4.2.2.2

3) Deve ser feito teste de descontinuidade? Porque? Qual via? Sim, via seca acima de 150µm N-2137 item 3.2 – pegar uma área de 5cm x5cm lixar e fazer o teste. 4) Como deve ser feito o teste de aderência para primeira demão e qual o critério para aprovação do teste? Sim, # Gr1 item 6.6.1 N-13, após seca ao toque.

Norma 1205J – Pintura Externa de Tanques Ambiente: úmido, com salinidade e não contendo gases derivados de enxofre. Tanque de teto fixo para estocagem de gasolina de aviação, sem isolamento térmico de operação ambiente. Cor de acabamento: branca. Área do tanque: 1245m² (não considerar rodapés ou faixas de identificação). 1) Condição: 4 2) Qual o padrão de preparação de superfície para pintura com uso de jateamento abrasivo?

N-5, SA 2 ½ e ou WJ2 Costado: acabamento poliuretano branco Demão

Tinta

Cor

EFS

1 1

2630 2677

Cinza branco

100 70

Intervalo Repintura Min Max 16 48 16 48

Método aplicação Rpt rtp

Intervalo Repintura Min Max 16 48

Método aplicação rpt

Item 4.4.1.1 4.4.1.2

Teto: acabamento poliuretano branco Demão

Tinta

1 1 1

2630 2628 2677

Cor

EFS 150 100 70

Item

3) Quantos testes de medição de espessura molhada devem ser feitos? E quantos testes para determinação de rugosidade?

Norma 422M – Pintura Externa de Tubulação em Instalações Terrestres Norma 1021C – Pintura de Superfície Galvanizada Ambiente: úmido, sem salinidade, contendo gases derivados de enxofre, sem isolamento térmico e temperatura de operação de 0ºC. Tubulação galvanizada sem corrosão. Desconsiderar N-1261. 1) Qual a condição especifica e qual a preparação de superfície? Condição: N-5 limpeza com solventes N-6 limpeza com escova manual

Item 3.1.1 / 3.1.2 / 3.1.3 2) Qual a especificação de pintura? Demão

Tinta

Cor

EFS

1 1

2198 2628

Ver. Ox

15/20 100

Intervalo Repintura Min Max 1 24 1

Método aplicação P rtp

Item 3.1.4

Ambiente: seco, com salinidade, contendo gases derivados de enxofre, sem isolamento térmico e temperatura de operação de 25ºC. Tubulação galvanizada de utilidades, de processo e de transferência, apresentando 15% de corrosão generalizada. É possível o  jateamento. 3) Qual a condição e qual a recomendação para preparação de superfície? Condição: N-5 SA 2 ½ WJ2 4) Fornecer a especificação de pintura?: Demão

Tinta

1 1 1

2630 1259 1259

Cor

EFS

Alumin alumin

100 25 25

Intervalo Repintura Min Max 16 48 24 72 24 72

Método aplicação Rtp Rp Rp

Item 4.2.1 4.2.2 4.2.2

Norma 1019C – Pintura de Monobóias 1) Fornecer o esquema de pintura das vivas, alternativa B monoboia em docagem de manutenção. Preparação de superfície: N-5 SA 2 ½ DW3 Especificação de pintura:

Demão

Tinta

Cor

EFS

1 1 1

2630 2629 2629

cinza v.pastel Branco

200 150 150

Intervalo Repintura Min Max 16 48 Sec Toq Sec Toq Sec Toq Sec Toq

Método aplicação rtp

Item 5.1.2.1 5.1.2.2

2) Deve ser feito teste de descontinuidade para obras vivas? Porque? Em quais demãos? Qual via? Sim, norma 1019 recomenda, final, via seca. 3) Fornecer a especificação de pintura dos pisos antiderrapantes alternativa A: Demão

Tinta

1 1 1

1761 1761 1761

Cor

EFS 180 180 180

Intervalo Repintura Min Max 18 48 18 48 18 48

Método aplicação

Item

al

5.1.1

Norma 2J – Pintura de Equipamento Industrial Ambiente: Temperatura de operação 25ºC. Equipamento imerso em óleo emulsionado em água salgada. 1) Qual a condição especifica? 9 2) Preparação de superfície: N-5

N-9 Norma 442M – Pintura Externa de Tubulação em instalações Terrestres Ambiente: Tubulação com isolamento térmico em ambiente úmido sem salinidade não contendo gases derivados de enxofre e temperatura de operação de 60ºC. 3) Qual a condição especifica? 3 4) Preparação de superfície: SA 2 ½ WJ2 Norma 1205J – Pintura Externa de Tanques Ambiente: Tanque situado na orla marítima sem isolamento térmico para estocagem de óleo combustível. Temperatura de operação ambiente. 5) Qual a condição especifica? 7 6) Preparação de superfície: SA 2 ½ WJ2

Norma 2J – Pintura de Equipamento Industrial Ambiente: Pintura interna de equipamento sujeito a corrosão com elevada taxa de desgaste e temperatura de operação de 100ºC. 1) Qual a condição especifica? 12 2) Quais os padrões de limpeza para esta condição? Considerar jateamento abrasivo e hidrojatemento sob altíssima pressão (ultra alta).

SA 2 ½ WJ2 3) Qual a especificação de pintura? Demão

Tinta

1 1 1

2630 2629 2629

Cor

EFS

V pastel branco

100 150 150

Intervalo Repintura Min Max 16 48 12 24 12 24

Método aplicação RTP RTP RTP

Item 5.2.1 5.2.2 5.2.2

4) Qual o perfil de rugosidade recomendado em caso de jateamento abrasivo? 40µm a 85µm de acordo com a N-9 item 5) Deve ser feito teste de descontinuidade? Porque? Qual via? Sim, porque a norma determina, holliday detector, via seca. 6) Qual tipo de teste de aderência para 1ª demão? N-2630 norma de aderência da ABNT padrão fotográfico.

Norma 1205J – Pintura Externa de Tanques Ambiente: Tanque em aço carbono enterrado para estocagem de gasolina e temperatura de operação ambiente. Obs.: obra nova com chapas com gruas de intemperismo A e B. 1) Condição: 5 2) Qual a preparação de superfície? Poderia ser hidrojateamento sob altíssima pressão? SA 2 1/2 , não porque não remove carepa de laminação

Demão

Tinta

Cor

EFS

1 1 1

2630 2629 2629

Cinza V pastel branco

100 150 150

Intervalo Repintura Método aplicação Min Max 16 48 RTP 12 24 AIR LESS 12 24 AIR LESS

Item 4.5.1 4.5.2 4.5.2

3) Deve ser feito teste de aderência? Qual o método a ser utilizado e a freqüência do teste? E qual é o nível de aceitação? Sim, # Gr2 X1 Y2 X1 Y2 4) Deve ser feito teste de descontinuidade? Porque? Qual via? Sim, via seca Item 4.5.2

Norma 2J – Pintura de Equipamento Industrial Ambiente: úmido, com salinidade, sem gases derivados de enxofre, sem isolamento térmico e temperatura de operação de 90ºC. Cor de acabamento: branca. 1) Qual a condição especifica? 2 da N-2 2) Quais os padrões de limpeza para esta condição? Considerar jateamento abrasivo e hidrojateamento sob altíssima pressão (ultra alta pressão).

SA 2 ½ WJ2 3) Qual a especificação de pintura? Demão

Tinta

1 1

2630 2677

Cor

EFS

branca

100 65

Intervalo Repintura Min Max 16 48 ---

Método aplicação RTP RTP

Item 5.1.2.1 ---

4) Qual o procedimento se o equipamento estiver com pintura de fabrica recém aplicada (shop primer)? Item 4.2 N-2, remover tudo 5) Qual o esquema de pintura de manutenção considerando impossibilidade de  jateamento abrasivo. Item 4.3 N-2, tratamento ST2 e ST3 tinta N-2288

Norma 1201H – Pintura Interna de Tanques Tanque de teto fixo com temperatura de operação de 90ºC para estocagem de petróleo. 1) Quais os padrões de limpeza para esta condição? Considerar jateamento abrasivo e hidrojatemento so altíssima pressão. SA 2 ½ e ou DW3 2) Qual a especificação de pintura? Demão

Tinta

Cor

EFS

Intervalo Repintura

Método

Item

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF