1 Coríntios 1.10-17

July 17, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download 1 Coríntios 1.10-17...

Description

 

 TEXTO: 1 Coríntios 1:10-17 INTRODUÇÃO: a) Exórdio: Um dos maiores problemas da humanidade é o desentendimento, desunião.. A nossa geração é por demai desunião demaiss violênc violência. ia. A Igreja não fic fica a de fora. Constantemente vemos Igrejas se dividindo, rupturas, confusões, que até envergonham o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. b) Narração: Paulo inicia (v. 10), de forma carinhosa, tratando os Coríntios de irmãos, fazendo então um rogo, um encorajamento a unidade daquela Igreja. Igre ja. Não em seu nome, não em nome de Apo Apolo, lo, Sila Silas, s, mas no nome de Jesus. No nome de Jesus, o apóstolo faz um apelo intenso quanto a unidade da Igreja. Diante disto, meditaremos hoje sobre:  TEMA: ENCORAJAMENTO À UNIDADE Ao encorajar os coríntios a buscarem a unidade, Paulo se expressa de três formas distintas:

1. A uni unidad dade e se dá pe pela la conc concór órdi dia a de uma uma úni única ca voz voz “f “fale aleis is to todo doss a mesma coisa” (v. 10) No original, essa expressão é idiomática e fora extraída por Paulo da vida polít política ica (comunidades política políticass isentas de facçõ facções), es), cujo sentido é “es esta tarr em pa paz” z” ou “res “resol olve verr as dife difere renç nças as”, ”, ou se sejja, vive viverr em harmonia, mediante a reconciliação. Havia em Corinto quem procurava calorosamente calorosamente polêmicas entre os irmão rmãoss na fé. fé. Di Dist stor orcciam iam pa pallav avra ras, s, in inve vent ntav avam am ou outr tras as,, eram eram irreconciliáveis. Davam qualquer coisa para ser contenciosos. A unidade cristã cristã deve nos levar a ter harmonia uns com os outros. Ilustra Ilu stração: ção: Calvino Calvino:: “O mais impo important rtante e prin princíp cípio io de nos nossa sa religi religião ão é este, a saber: saber: que vivamos concordemen concordemente te uns com os o outros. utros. Além do do mais ma is,, a se segu gura ranç nça a da Igre Igreja ja repo repous usa a sobr sobre e es esta ta co conc ncór órdi dia a e de dela la depende”. O no noss sso o fa fala larr po pode de pro produ duzi zirr co conc ncór órdi dia a entr entre e os irmã irmãos os,, ou discórdia, facções, no meio do povo de Deus. Falar a mesma coisa, é ao invés de viver em discordâncias, sendo contenciosos, procurar concórdia, harmonia, reconciliação naquilo que divergimos.

2. A un unid idad ade e se dá pe pela la rem remoç oção ão do ma mall divisões” (v.10)

“q “que ue não haja haja entr entre e vó vóss

Se existe algo que precisa ser evitado entre os cristãos é que eles sejam divididos. As divisões em Corinto eram por questões pessoais e doutrinárias.

2.1. Por questões pessoais (v. 12) Os liberais diziam: O meu herói é Paulo (fundador da Igreja)

 

Os intelectuais diziam: Já o meu herói é Apolo (eloqüente judeu alexandrino) Os legalistas diziam: O nosso herói é Pedro (líder dos Apóstolos) Os espiritualistas diziam: Nós é que somos de Cristo. Pertencemos a Cristo e a nenhum mestre. Paulo não excetua nem aqueles que se apegaram ao seu nome. Ilustração: Para os pastores é bom saber que podemos contar com alguns irmãos, mas se isto significa divisão uns dos outros, devemos rejeitar solidariedade. A esta divisão de Corinto era algo generalizado “cada um de vós” (v. 12). Isto não quer dizer toda a Igreja, mas que as divisões haviam se espalhado em toda a Igreja. O quanto as nossas preferências pessoais dividem a Igreja. Ilustração: “Ah, eu simpatizo muito com fulano e ainda que ele esteja errado o apoiarei apoiarei”. ”. Dizem alguns. Ao invés de repreender ao irmão faltoso em dividir a Igreja, de lançar uns contra os outros.

2.2. Por questões doutrinárias (que tratarei mais tarde) Paulo vai contr Paulo contrari ariar ar ess essas as divi divisõe sões, s, al alega egando ndo que que as divi divisõe sõess davam a líderes particulares uma posição que somente Cristo pode ocupar (1 Co. 1:13-17)

3. A unidade se dá pela mente e vontade “na mesma disposição mental e no mesmo parecer”. (v. 10) Se Paulo procupou com a voz concorde, com a remoção do mal que são coisas externas, agora, ele internaliza internaliza a questão em pauta, que é a unidade, dependendo de nosso pensamento e parecer (juízo (juízo). ). A nossa atitude mental, de pensamento, de sentimento, for de unid un idade ade,, ver verdad dadeir eirame amente nte a co cons nsegu eguire iremos mos.. Cri Crist stãos ãos pre preci cisam sam se esmerar para prover a unidade da Igreja do íntimo do ser. O pregador, pastor, poderá pregar 1000 sermões, se não houver uma predisposição predisposição de pensamento de parecer não teremos unidade Em quaisquer decisões a que tivessem de chegar, em quaisquer decl de clar araç açõe õess ex expr pres essa sas, s, deve deveri riam am an anda darr unid unidos os,, em um uma a unid unidad ade e originada pela concórdia mental. Emeoutras palavras, Paulo exortava-os a que de suas crenças preferências errôneas e egoístas, de seusdesistissem partidos e facções, a fim de buscarem estabele estabelecer cer a unidade.

CONCLUSÃO: a) Recapitulação b) Aplicação: O que mais quebra a unidade da Igreja (enumere de 1 a 10 conforme escala de importância) (

) Di Dife fere ren nça intel ntelec ecttual (Grau de educação); ão);

(

) Insatisfação cco om a liderança;

(

)D Diiscordância d de e re resoluções, d de ecisões;

(

)D Diiferen ençça só sócio-econômica (c (classes);

 

(

)S Sen enti time ment ntos os não não ttra rata tado doss ((má mágo goas as,, rres esse sent ntim imen ento tos, s, ó ódi dio) o);;

(

) Falta d de ea acceitação ão,, e em mpatia cco om o outro;

(

) Preferências p pe essoais;

(

) Ser do “Contra”;

( (

) Idéias diferentes e intrans ansigentes; ) Insubmissão as autoridades.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF