06 - Odù 2 Éjioko

June 25, 2021 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download 06 - Odù 2 Éjioko...

Description

ILÉ ASÈ OMO ODÈ

ILÉ ASÈ OMO ODÈ

Lógún Edé gbogbo òrìsà yóò bá o gbé làyè!

Lógún Edé gbogbo òrìsà yóò bá o gbé làyè!

Odù Éjìòkò

É um Odù feminino, representando esotericamente por um feto dentro do útero, referência inequívoca à sua influência sobre os estampados de gravidez.

Dia de sorte: terça-feira.

Caída: É representado por 2 búzios abertos e 14 fechados. Òrìsá: Ìbeji, Ògún e Olókun Saúde: Dores no estômago, pé, paralisia e dores de cabeça. Órgão Sexuais internos nos homens e reprodutores nas mulheres, Sífilis, doenças adquirias sexualmente, inchações em geral, diarréias, impotência sexual. Caminhos: 4 Caminhos Números de Sorte: 02, 16, 26, 29, 41, 50, 53, 59 Cor: azul-marinho e vermelho

Representa a gravidez, as inchações e de forma geral tudo que é redondo: rosto redondo, seios redondos, protuberâncias anormais como hérmias, elefantíase, furúnculos, tumores e inchações diversas. É um Odù ligado às Kennesi e segundo dizem foi o criador da diarréia. Temido pelas mulheres grávidas, pelo seu poder de provocar abortos e partos prematuros.

Saudações a Éjìòkò

Síntese: "Em boca calada não entra mosca"

Em Yorubá

Turukpon Lelo,

Éjìòkò Ejife

Kàgbeto Nogbe Ko-A!

Owo Ejife Owo

Emi Kun Naje Goto

Éjìòkò é o segundo Odù no jogo de búzios e corresponde ao 12º na ordem de chegada do sistema de ifá, onde é conhecido pelo nome de Oturukpon.

Em Fon

Em ifá é conhecido entre os Fon (jêje), como Turukpen ou Turukpon Meji, onde R é constantemente substituído pelo L. Alguns os chamam ainda de Bokonõ Lelo, Awonõ Lelo, Lelojime, ou simplesmente Lelo.

Tradução:

Em Yorubá os termos Lelo, Lero, Ilero, (de Ile-oro), significam Terra Firme.

Hun Kponshõ O!

Mi Kan Turukpon,

Saudemos Oturukpon, Oturukpon Lelo! Que Jamais Sejamos Atingidos

Corresponde na Geomancia Européia, à figura denominada Albus.

Pelas Doenças Que Se Escondem

Éjìòkò é o Odù composto pelos elementos Terra sobre Ar, com predominância do primeiro, sua configuração indicial evoca luminosidade, transparência.

Debaixo dos Panos! (Doenças Venéreas).

Corresponde ao ponto Cardeal Oeste-Noroeste. No Tarot é representado pela carta do Hiorofante, tendo seu valor numérico 14. Suas cores são todas aquelas derivadas do vermelho, aceitando também o negro e tudo o que for estampado com e essas duas cores.

http://www.okitalande.com.br

E-mail: [email protected]

1

Printed with FinePrint - purchase at www.fineprint.com PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Em Vodum (Jejê), Sakpata, Dã Aydohwedo, Gu, Xeviosso, Na, Hoho, Mawu e Kpo Vodun.

Orishá (Nagô): Omolú, Oshumarê, Ogun, Shangô, Oduduwa, Nanã, Ibeji.

http://www.okitalande.com.br

E-mail: [email protected]

2

ILÉ ASÈ OMO ODÈ

ILÉ ASÈ OMO ODÈ

Lógún Edé gbogbo òrìsà yóò bá o gbé làyè!

Lógún Edé gbogbo òrìsà yóò bá o gbé làyè!

Interdições de Éjìòkò

Significado: O consulente corre o risco de sofrer um acidente do qual não sairá com vida.

Éjìòkò proíbe aos seus filhos o mamão, certa corcubitácia muito utilizada na prática da feitiçaria e conhecida ente os Fon com Auikpen, o galo, a galinha d´angola, as serpentes, o leopardo, o elefante, a hiena, o sorgo, todos os tipos de pássaros usados em feitiçaria, os macacos, o cão e o gato.

VI – “Um belo dia, Kaja, com todos os seus amuletos, será vítima de um acidente”. Significado: Mesma que a anterior. VII – “O rio que atravesso corre sobre um leito repleto de vegetação”.

Sentenças de Éjìòkò I – “Aquele que tranca uma corda não saberá trançar a terra, não pode levantar a mão e agarrar o sol”.

Significado: O consulente encontrará satisfação naquilo que deseja.

Significado: “Ninguém pode causar danos àqueles encontrado este signo, ofereça os sacrifícios exigidos”.

Significado Negativo: Fala do caminho de Santo (feitura). Se mulher, tomar cuidado com abortos. Dúvidas e incertezas. Problemas com papeis (justiça e sendo anganado em negócios). Atraso de pagamentos aos compromissos assumidos. Envolvimento com bebidas e jogo. Ciúmes em demasia. Adultério, Melancolia. Frigidez para as mulheres e impotência para os homens. Caso de justiças difíceis de resolver.

que,

tendo

II – “A Terra não assenta sobre a cabeça de uma criança”. Significado: “Éjìòkò – Segundo esse Odù no merindilogun, corresponde a Oturukpon, décimo segundo na ordem de chegada a Ifá e último de uma série de forças misteriosas que, segundo se afirma, estão associadas aos signos do Zodíaco. Os doze primeiros signos estão como que reunidos no símbolo do último. Aquele que encontra Oturukpon Meji supostamente encontra todos os que o antecedem”. “Le” assim como “Lo”, designa aquilo que não se deve fazer, dizer, entender, tocar e ver, e na presente evoca os doze primeiros signos de Ifá. Quando “Le”, exige um sacrifício que substitua a morte próxima de sua mãe, seu pai, mulher ou filho, presupõe-se que o sacrifício será considerável, uma vez que tem por objetivo “enganar a Morte”. III – “A casa de estuque é muito bonita, mas dentro faz muito calor”. Significado: “A casa de estuque representa o útero da mulher do consulente, ou da própria consulente, que se encontra sob risco de sofrer um parto prematuro ou um aborto”. IV – “A mulher está no meio da gravidez e seu filho já tem os pés sobre a terra”. Significado: Mesma que anterior V – “Se o bracelete de ferro, Filho do Rei de Aja, for colocado no fogo, sairá dali incólume; mas tu não sairás do fogo em que se encontras”.

http://www.okitalande.com.br

E-mail: [email protected]

3

Printed with FinePrint - purchase at www.fineprint.com PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Significado Positivo: Indica franqueza, pessoa lutadora. Término de uma fase negativa. Surpresas agradáveis. A pessoa não deve agir como criança. Deve analisar todos os pontos para tomar uma decisão. Nem tudo que reluz é ouro. Desentendimento na família. Neste Odù responde Ajé Sàlúngà – a riqueza. Personalidade - são geniosos e exigentes. Impõem a sua vontade, por isso também adquirem muitos inimigos. São alegres e felizes, porém quando nada lhes sai a contento, tornam-se sofredores. Possuem muito bom coração. São corajosos, briguentos, possuem iniciativa própria, são ambiciosos.

História da Fecundação Olódúmarè se achava em dificuldades na manutenção do equilíbrio entre o Órun e o Aiyé. Em razão da sucessão de mentiras e falsidades que acabaram entrando em choque com a honestidade e firmeza de caráter de outros seres. Tendo em conseqüência uma série de desavenças, guerras e até mesmo pequenos conflitos que passaram a ameaçar não só a paz e a harmonia dos dois mundos, mas também a própria existência do mundo material. Resolveu então, Olódúmarè consultar seu irmão e grande amigo, BABÁ Òrúnmìlà Ifá. Foi aconselhado a arriar uma oferenda na beira de um rio de água limpa, sobre um pedaço de pano branco, onde deveria colocar um acaçá vermelho para o Odù Òsé, e um acaçá branco para o Odù

http://www.okitalande.com.br

E-mail: [email protected]

4

ILÉ ASÈ OMO ODÈ Lógún Edé gbogbo òrìsà yóò bá o gbé làyè!

Ejìoníle, duas cabaças com água no meio e duas lanças de ferro. Assim fez Olódúmarè e, no outro dia, ao retornar ao local da oferenda, encontrou um jovem garboso que dizia chamar-se Odù Ejìoko, tendo sido enviado por Olorum, o Deus da Criação, para destruir o mal que afligia a terra, destruindo os falsos e mentirosos. Este Odù diz ter sido, portanto gerado por Òsé e Ejìoníle, não trazendo consigo qualquer espécie de pecado. Lenda Dizem às histórias que havia diversos príncipes que disputavam o poder. Também havia outros fidalgos oriundos de diversas cidades. Entre estes, havia tela-okô, que era desprovido de todos os meios de subsistência. E lá um dia, enquanto roçava bem no lugar onde havia colocado o ebó que ele tinha feito conforme a maneira decretada, tela-okô bateu com a enxada num forno enorme, que se abriu, causando-lhe grande espanto. Chamou os companheiros que estavam mais afastados, dizendo que tinha afundado no buraco da riqueza. Mas, em seguida, tendo ele reconhecido ser deveras um verdadeiro tesouro da fortuna o que encontrara, mudou repentinamente, dizendo ter encontrado apenas um buraco cheio de orobôs, e que estes eram tão alvos que parecia tratar-se de moedas. Claro que através deste caminho de Odù, entende-se que jamais devemos revelar de onde provem nossas riquezas e não o tanto o que temos, a fim de evitar invejosos, perseguidores e ladrões.

http://www.okitalande.com.br

E-mail: [email protected]

5

Printed with FinePrint - purchase at www.fineprint.com PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF