01M (2) - 1 PDF
March 4, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download 01M (2) - 1 PDF...
Description
Manual de Reparações
Transmissão Automática VW 01M
www.apttabrasil.com.br 1
Transmissão Automática - VW 01M
www.apttabrasil.com.br 2
Transmissão Automática - VW 01M
Introdução A finalidade deste manual é oferecer ao técnico reparador de transmissão automática, a maior quantidade de informações sobre a transmissão automática VW-01M. As informações aqui contidas são as mais completas e atualizadas até o momento da produção deste manual. Para simplificar o seu uso, os termos técnicos utilizados para identificar peças e componentes da transmissão automática são os mais comuns possíveis. Este manual cobre os procedimentos de diagnóstico, desmontagem, reparação, descrição dos componentes internos, vistas explodidas, montagem e especificações. Os padrões de segurança devem ser observados, para evitar acidentes pessoais ou danos ao veículo. Use somente ferramentas apropriadas e siga as recomendações do fabricante quanto à aplicação das mesmas.
www.apttabrasil.com.br 3
Transmissão Automática - VW 01M
www.apttabrasil.com.br 4
Transmissão Automática - VW 01M
CONTEÚDO
Introdução Introd ução.......... .................... .................... .................... .................... .................... .................... .................... .................... .................... .................... .................. ........ 3 Informaçõ Infor mações es Gerai Geraiss .......... .................... ..................... ..................... .................... .................... .................... ..................... ..................... .................... ............ 7 Tabela Tabe la de Aplic Aplicação ação......... ................... ..................... ..................... .................... .................... ..................... ..................... .................... ................... .........13 13 Princípios Princí pios de Func Funcioname ionamento nto ......... .................. ................... .................... ................... ................... .................... ................... ................. ........ 15 Localizaçã Loca lização o dos Comp Component onentes es Eletro Eletro/Eletrô /Eletrônicos nicos ......... ................... .................... .................... .................... ............ 26 Diagnóstico Diagn óstico de Falha Falhass .......... .................... .................... .................... ................... ................... .................... .................... ................... ................. ........ 36 Desmontage Desmo ntagem m e Monta Montagem gem da Trans Transmissão missão .......... .................... .................... .................... .................... ................... .........46 46 Corpo de Válvu Válvulas las .......... .................... ..................... ..................... .................... .................... ..................... ..................... .................... .................... ............ 84 Diferenc Dife rencial ial .......... .................... .................... .................... .................... .................... .................... .................... ..................... ..................... .................... ............. ... 116 Conversor Conve rsor de Torque Torque......... ................... .................... ................... ................... .................... .................... .................... ................... .................. .........136 136 Bloqueio de Deslizamento do Conversor de Torque ............... ................................ .............................. ............. 139
www.apttabrasil.com.br 5
Transmissão Automática - VW 01M
www.apttabrasil.com.br 6
Transmissão Automática - VW 01M
INFORMAÇÕES GERAIS A VW-01M é uma transmissão automática de 4 marchas a frente com comando hidráulico, projetada com novos componentes para oferecer mais conforto e simplicidade ao motorista. O bloqueio de deslizamento do conversor de torque, permite estabelecer uma transmissão mecânica direta entre o motorQuando e a transmissão, sem passar conversor de torque. o deslizamento do pelo conversor de torque é desativado, acontece uma redução do consumo de combustível, diminuindo desta forma as emissões de gases e um ganho de potência e torque final. A unidade hidráulica com a nova válvula moduladora N91 para controle da pressão da embreagem do conversor.
O sensor de rotação da transmissão G38.
Embreagens multidisco K1 e K3 estão agora compensadas para os efeitos da pressão centrífuga, permitem trocas mais suaves com um nível de trancos relativamente baixos.
www.apttabrasil.com.br 7
Transmissão Automática - VW 01M
Devido ao desenho escalonado dos satélites largos, as relações das marchas ficaram mais adequadas.
O display de posições da alavanca está localizado no painel de instrumentos.
O módulo de controle da transmissão automática J217, agora com 68 pinos é o cérebro da transmissão automática e gerencia todas as funções elétricas e hidráulicas. Na alavanca seletora foi eliminado o interruptor ECO/ Sport e substituído por uma seleção de pontos de mudança de marcha em função do motorista e das condições de condução (lógica difusa), integrada ao módulo de controle.
www.apttabrasil.com.br 8
Transmissão Automática - VW 01M
Quadro Geral do Sistema
www.apttabrasil.com.br
9
Transmissão Automática - VW 01M
Vista em Corte da Transmissão Automática
10
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
O que significa Esses esclarecimentos referem-se somente à transmissão automática automátic a 01M. Não pretendem ser válidos para todas as outras: Fluido (ATF - Automatic Transmission Fluid) Óleo para transmissão automática. Bomba do fluido Componente que fornece pressão de fluido para todos os demais componentes da transmissão. É acionada pelo conversor de torque. Nível do fluido É a altura de enchimento do fluido na transmissão automática com o motor funcionando. Rede CAN Transporte de dados. Os sinais elétricos são para isso modificados para certas formas (BUS). Rede CAN low (high) A tensão utilizada para o transporte de dados é pequena (5V) e a velocidade de comunicação de dados é alta (500 Kbits/segundo).
Conversor de torque Ele é uma ajuda de arranque hidráulica. Autodiagnóstico É a capacidade do módulo de controle de: a) ide identi ntific ficar ar avar avarias ias,, b) rea reagir gir a avar avarias ias,, c) mem memori orizar zar ava avaria rias, s, d) reco recolher lher valore valoress de medição medição e de expor expor no bloco bloco de valores de medição. Executar o autodiagnóstico Ligação do aparelho leitor de avarias para consulta da memória de avarias. Executar a verificação elétrica Verificação seletiva dos componentes eletrônicos através de medição. Sensor de rotação da transmissão automática - G38 O sensor detecta a rotação do carregador planetário grande no conjunto de planetárias e transmite-a para o módulo de controle da transmissão. Sensor de velocidade - G68 O sensor detecta a rotação da engrenagem de entrada e transmite-a para o módulo de controle da transmissão automática (não para o velocímetro). Solenóide de bloqueio da alavanca seletora - N110 Encontra-se no controle das mudanças perto da alavanca seletora. Evita o acionamento (sem intenção)
da alavanca seletora nas posições “P” e “N”, enquanto o freio não estiver acionado. Bloqueio de estacionamento A alavanca seletora aciona, com o veículo parado, a trava do pinhão do bloqueio de estacionamento e protege-o contra um deslize (sem intenção). Carregador planetário É a parte da do transmissão automática e é trocada semmecânica interrupção fluxo da força através das embreagens e freios. Corpo de válvulas Encontra-se na parte inferior da transmissão automática e é cercado pelo cárter do fluido. Suas válvulas regulam a pressão hidráulica e distribuem-na pelos canais do óleo para os atuadores (embreagens e freios). Bloqueio de extração da chave de ignição Ele garante que a chave de ignição só possa ser removida na posição de estacionamento e adicionalmente, bloqueia a alavanca seletora mecanicamente. ATENÇÃO: É aconselhável, executar o diagnóstico antes e depois de todas as reparações. Para uma reparação correta e bem sucedida da transmissão automática são condições essenciais maior rigor e limpeza, bem como o acesso a ferramentas em perfeito estado.
www.apttabrasil.com.br 11
Transmissão Automática - VW 01M
Identificação da Transmissão Automática Os códigos de identificação da transmissão automática e data de fabricação estão localizados na parte superior da carcaça da transmissão transmissão..
Exemplo:
O conversor de torque possui um código com quatro letras, localizado no diâmetro externo, próximo à base para facilitar a identificação.
12
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
O código de identificação do corpo de válvulas é composto por três letras, localizado na placa de cobertura dos solenóides ou no corpo de válvulas superior.
Tabela de Apl icação
Localização dos Elementos de Aplicação 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
Marcha
B1
R
X
B2
K1
K2
K3
F
TC C
X
a
Freioo B2 Frei B2 da da 2 e 4ª marchas Embreage Embr eagem m K2 K2 da marc marcha ha a ré a Embrea Emb reagem gem K1 da 1ª 1ª à 3 marchas a Embrea Emb reagem gem K3 da 3ª 3ª e 4 marchas Freio Fre io B1d B1daa march marchaa a ré ré Roda Ro da lilivr vree Embreagem Embre agem do locklock-up up integrad integradaa no converso conversorr de torque (TCC).
1H
X
X
1M
X
X
2H
X
X
2M
X
X
X
X
3H
X
X
3M
X
X
4H
X
X
4M
X
X
X
X
X = embreagens, freios ou roda l ivre fechados H = hidráulica M= mecânica
www.apttabrasil.com.br
13
Transmissão Automática - VW 01M
Teste de Pressão
Marcha
C ondição de Teste
Pressão (psi)
B ar
D
Marcha l ent a com o conector do solenóide conectado
49 - 55
3,4 - 3,8
Ré
Marcha l en ta com o conector do solenóide conectado
94 - 109
6,5 - 7,5
D
2.000 rpm c om o conector do solenói de desconectado
146 - 164
10,1 - 11,3
Ré
2.000 rpm c om o conector do solenói de desconectado
333 - 349
23 - 24
www.apttabrasil.com.br 14
Transmissão Automática - VW 01M
Princípios Básicos de Funcionamento Mecânico
Primeira Marcha: Com a alavanca seletora posicionada em “D”, a válvula manual direciona a pressão da linha para as embreagens K1 e K2. Se estas duas embreagens forem aplicadas ao mesmo tempo, resultará em 3ª marcha. O solenóide N88 no corpo de válvulas é energizado pelo módulo e libera pressão da embreagem K2 permitindo que a embreagem K1 seja aplicada. Com a embreagem K1 aplicada, a força vinda do conversor flui para o eixo de entrada através da embreagem K1 que aciona o eixo de saída da engrenagem solar pequena no sentido horário. O eixo de saída da engrenagem solar pequena encontra-se encaixado na engrenagem solar pequena que também será movimentada no sentido horário. A engrenagem solar pequena irá acionar as engrenagens do pinhão menor do carregador planetário no sentido horário. O carregador planetário é levado a girar no sentido anti-horário pela embreagem da roda livre. Desse modo, o carregador planetário é mantido estacionário, forçando as engrenagens maior e menor do pinhão planetário a girarem no sentido horário. Quando isto ocorre, os pinhões planetários maiores acionarão a engrenagem anelar traseira no sentido horário e esta acionará no sentido horário a engrenagem movida de transferência
que gira no sentido anti-horário. Uma vez que a engrenagem movida é encaixada no eixo da engrenagem pinhão, esta irá girar no sentido antihorário. Esta ação fará com que a engrenagem anelar do diferencial gire no sentido horário produzindo assim, força para a transmissão movimentar uma marcha a frente na escala de 2,714 – 1.
www.apttabrasil.com.br 15
Transmissão Automática - VW 01M
Princípios Básicos de Funcionamento Funcionamento Mecânico (continuação)
Segunda Marcha: Com a alavanca seletora posicionada posicion ada em “D”, a válvula manual direciona a pressão da linha para as embreagens K1 e K2. O solenóide N88 é energizado pelo módulo e libera pressão do circuito da embreagem K2 permitindo que somente a embreagem K1 seja aplicada. Quando o módulo ordena a segunda marcha, o solenóide N89 é energizado e aplica o freio da 2ª e 4ª (B2). A força vinda do conversor flui para o eixo da turbina através da embreagem K1 que está girando no sentido horário. O freio B2 impede de girar o tambor da embreagem K2 e esta impede de girar o pinhão de acionamento da engrenagem solar grande. A embreagem K1 aciona o eixo de saída da engrenagem solar pequena no sentido horário. O eixo de saída da engrenagem solar pequena é encaixado na engrenagem solar pequena, girando no sentido horário. A engrenagem solar pequena gira os pinhões planetários menores no sentido anti-horário, fazendo com que os pinhões planetários maiores sejam acionados no sentido horário. Os pinhões planetários maiores se movimentarão em torno do pinhão de acionamento da engrenagem solar, girando a engrenagem anelar de saída no sentido horário.
A engrenagem anelar de saída irá girar a engrenagem motriz de transferência no sentido horário. A engrenagem motriz de transferência irá girar a engrenagem movida de transferência no sentido antihorário. Uma vez que a engrenagem movida está encaixada no eixo da engrenagem pinhão, este também irá girar no sentido anti-horário. Esta ação fará a engrenagem anelar do diferencial girar no sentido horário produzindo a força necessária para a transmissão engatar uma marcha a frente na escala de 1,551 – 1.
www.apttabrasil.com.br 16
Transmissão Automática - VW 01M
Princípios Básicos de Funcionamento Mecânico (continuação)
Terceira Marcha (hidráulica): Com a alavanca seletora posicionada em “D’, a válvula manual direciona a pressão da linha para as embreagens K1 e K2. A terceira marcha (direct drive) pode ser alcançada tanto hidráulica quanto mecanicamente. O fluxo de força do conversor para o eixo da turbina através da embreagem K1 aciona o eixo de saída da engrenagem solar pequena no sentido horário. A engrenagem solar pequena é acionada no sentido horário pelo eixo de saída da engrenagem solar pequena por estar diretamente encaixada nele. A embreagem K2 é aplicada e gira o pinhão de acionamento da engrenagem solar no sentido horário. Com as engrenagens solar grande e solar pequena girando no sentido horário e na mesma velocidade, o conjunto planetário é travado enquanto a engrenagem anelar de saída gira no sentido horário. A engrenagem motriz de transferência irá girar a engrenagem movida de transferência no sentido antihorário. Uma vez que a engrenagem movida está encaixada no eixo da engrenagem pinhão, este também irá girar no sentido anti-horário. Esta ação fará a engrenagem anelar do diferencial girar no sentido horário produzindo a força necessária para a transmissão engatar uma marcha a frente em direct drive na escala de 1 – 1.
www.apttabrasil.com.br
17
Transmissão Automática - VW 01M
Princípios Básicos de Funcionamento Mecânico (continuação)
Terceira Marcha (mecânica): Com a alavanca seletora posicionada em “D”, a válvula manual direciona a pressão da linha para as embreagens K1 e K2. Com estas duas embreagens aplicadas temos uma terceira marcha hidráulica conforme mostrado no item anterior. Quanto a carga e a velocidade do veículo alcançam um ponto determinado pelo módulo, um sinal é enviado ao solenóide N90 aplicando a embreagem K3. Com a embreagem K3 aplicada, a força é transmitida pela placa amortecedora do conversor ao eixo do tambor da embreagem K3. A embreagem K3 é agora mecanicamente aplicada ao eixo de manivelas. O cilindro do tambor da embreagem K3 e st á d ir e t a m e n t e e n ca ixa d o n o ca r r e g a d o r planetário. O eixo do cilindro K3, a engrenagem solar pequena, a engrenagem solar grande e o carregador planetário giram todos no sentido horário. Com este conjunto de engrenagens travado, as engrenagens do pinhão planetário maior aciona a engrenagem anelar de saída no sentido horário. A e n g r e n a g e m a n e la r d e sa í d a a cio n a a engrenagem motriz de transferência no sentido horário. A engrenagem motriz de transferência gira
anti-horário. Uma vez que a engrenagem movida es tá en ca ix ad a no ei xo da eng engren renage agem m pin pinhão hão,, est estee também irá girar no sentido anti-horário. Esta ação fará a engrenagem anelar do diferencial girar no sentido horário produzindo, assim, a força necessária para a transmissão engatar mecanicamente uma marcha a frente em direct drive na escala de 1 – 1.
a engrenagem movida de transferência no sentido
www.apttabrasil.com.br 18
Transmissão Automática - VW 01M
Princípios Básicos de Funcionamento Mecânico (continuação)
Quarta Marcha: Com a alavanca seletora posicionada em “D”, a válvula manual direciona a pressão da linha para as embreagens K1 e K2. Se estas duas embreagens forem aplicadas ao mesmo tempo, resultará em terceira marcha. O módulo energiza os solenóides N90 e N89 para que haja a liberação da linha de pressão das embreagens K1 e K2. Os solenóides N91 e N88 também são energizados pelo módulo e direciona a pressão da linha para o freio B2 e embreagem K3. O fluxo de força vem da placa amortecedora do conversor para o eixo de saída do carregador planetário através da embreagem K3. O eixo de saída do carregador planetário gira o carregador planetário no sentido horário. O freio B2 é aplicado mantendo o tambor tamb or da embreagem K2 e o pinhão de acionamento da engrenagem solar estacionários. Com o carregador planetário girando no sentido horário e o pinhão de acionamento estacionário, as engrenagens do pinhão planetário maior giram no sentido horário ao redor da engrenagem solar maior. A ação das engrenagens do pinhão planetário maior fazem com que as engrenagens do pinhão planetário menor girem no sentido anti-horário.
As engrenagens do pinhão planetário maior giram a engrenagem anelar de saída no sentido horário. A engrenagem anelar de saída gira a engrenagem intermediária no sentido horário. A engrenagem intermediária aciona a engrenagem movida no sentido anti-horário. Uma vez que a engrenagem movida é encaixada no eixo da engrenagem do pinhão, este também gira no sentido anti-horário. Esta ação fará a engrenagem anelar do diferencial girar no sentido horário produzindo, assim, a força necessária para a transmissão produzir produzir uma marcha a frente na escala de 0,679 – 1.
www.apttabrasil.com.br 19
Transmissão Automática - VW 01M
Princípios Básicos de Funcionamento Mecânico (continuação)
Primeira Marcha em Baixa Manual: Com a alavanca seletora na posição baixa manual, a válvula manual direciona a pressão da linha para a embreagem K1 e freio B1. O fluxo de força vem do eixo da turbina através da embreagem K1. A embreagem K1 rotaciona o eixo de saída maior no sentido horário. O eixo de saída maior é encaixado na engrenagem solar pequena e gira a engrenagem solar pequena no sentido horário. A
diretamente no pinhão de saída, a engrenagem do pinhão também gira no sentido anti-horário. Isto produzirá a rotação da engrenagem anelar do diferencial no sentido horário e proporcionará força para a transmissão produzir uma marcha a frente na escala de 2,714 – 1.
engrenagem solar menor pequena as engrenagens do pinhão planetário no gira sentido anti-horário. As engrenagens do pinhão planetário menor giram as engrenagens do pinhão planetário maior no sentido horário. O carregador planetário é mantido estacionário nas duas direções pela força do freio B1. (Por estar o carregador planetário travado nas duas direções, o freio motor é possível durante a desaceleração). Uma vez que o carregador planetário é mantido estacionário, as engrenagens do pinhão planetário maior giram a engrenagem anelar de saída no sentido horário. A engrenagem anelar de saída gira a engrenagem intermediária no sentido horário e esta rotaciona a engrenagem movida intermediária no sentido anti-horário. Sendo a e n g r e n a g e m m o vid a in t e r m e d iá r ia e n ca ixa d a
www.apttabrasil.com.br 20
Transmissão Automática - VW 01M
Princípios Básicos de Funcionamento Mecânico (continuação)
Marcha a Ré: Com a alavanca seletora posicionada em “R”, a válvula manual direciona a pressão da linha para a embreagem K2 e o freio B1. O fluxo de força vem do eixo da turbina através da embreagem K2. A embreagem K2 rotaciona o pinhão de acionamento da engrenagem solar no sentido horário. O pinhão de acionamento da engrenagem solar gira os pinhões maiores do carregador planetário no sentido horário. O carregador planetário é mantido estacionário pela força doplanetário freio B1. Isto faz com que as engrenagens do pinhão maior gire a engrenagem anelar de saída no sentido anti-horário e este gire a engrenagem intermediária também no sentido anti-horário. A engrenagem intermediária rotaciona a engrenagem movida no sentido horário. Sendo a engrenagem movida encaixada no eixo da engrenagem do pinhão, o pinhão também gira no sentido horário. Esta ação produzirá a rotação da engrenagem anelar do diferencial no sentido horário e ao mesmo tempo proporcionará força para a transmissão se movimentar em marcha a ré na escala de 2,111 – 1.
www.apttabrasil.com.br 21
Transmissão Automática - VW 01M
Vista Explodida dos Conjuntos de Embreagens
www.apttabrasil.com.br 22
Transmissão Automática - VW 01M
Vista Explodida dos Conjuntos de Embreagens (legendas) 1. Parafuso Parafuso do alojamen alojamento to da engrena engrenagem gem intermediária – 8 Nm (70 lb.pol) 2. Alojam Alojamento ento da engrena engrenagem gem interm intermediári ediáriaa 3. Junta da engre engrenagem nagem inter intermediá mediária ria 4. Bu Buch chaa espa espaça çado dora ra
41.Tubo suporte 42. Embreagem B2, B2, aço 3 mm 43. Embreagem B2, B2, fricção 44. Cobertura da mola, necessárias necessárias 3 45. Embreagem B2, B2, aço 2 mm
5. Parafuso Parafuso do eixo eixo da engrenag engrenagem em intermed intermediária iária – 30 Nm (22 lb.pé) 6. A rruela 7. Calço do carr carregado egadorr planet planetário ário 8. Car Carcaç caçaa da tra transm nsmiss issão ão 9. Arr Arruel uelaa de de enco encosto sto 10. Rolamento axial axial de apoio 11. Arruela de encosto encosto 12.Anel O-ring 13. Carregad Carregador or planetá planetário rio 14.Disco ondulado 15. Embreagem B1, B1, disco de aço
46.Mola, necessárias 3 47. Cobertura da mola, necessárias necessárias 3 48. Embreagem B2, disco disco de pressão de 4 mm ou use dois discos de aço de 2 mm 49.Disco mola 50.Junta da bomba 51. Anel O-ring da bomba 52.Conjunto da bomba 53.Parafuso da bomba à carcaça – 8Nm (70 lb.pol). o Aperto extra – 90 (1/4 de volta)
16. Embreagem B1, B1, fricção 17. Disco de pressão pressão da B1 18. Mola de retorno do do pistão da B1 19. Carcaça do pistão B1, embreagem embreagem de roda livre 20.Anel trava 21.Anel trava 22. Engrenagem solar solar menor 23.Arruela 24. Rolamento axial axial de apoio 25. Engrenagem solar solar maior 26.Arruela 27. Rolamento axial axial de apoio 28. Eixo de saída maior 29. Rolamento axial axial de apoio 30.Rolamento de apoio 31. Eixo de saída saída menor 32. Rolamento axial axial de apoio 33. Tambor da embreagem embreagem K3 – 3ª e 4ª 34.Arruela 35. Rolamento axial axial de apoio 36.Arruela 37. Tambor da embreagem embreagem K1 – 1ª e 3ª 38.Calço de ajuste 39.Calço de ajuste 40. Tambor da embreagem embreagem K2 – ré
www.apttabrasil.com.br 23
Transmissão Automática - VW 01M
Tipos de Fluido e Capacidades A transmissão e o diferencial não se encontram integrados na transmissão 01M, eles são separados e requerem lubrificantes diferentes.
Efeitos do nível de fluido incorreto O baixo nível de fluido permite que a bomba libere ar no fluido, isto poderá causar a baixa pressão e como conseqüência um desempenho abaixo do normal. Se a transmissão estiver com excesso de fluido, o movimento das engrenagens irá provocar a formação de espumas e a aeração do fluido o que ocasionará as mesmas conseqüências que o baixo nível. Para o bom desempenho da transmissão automática o fluido deve ser revisado / trocado parcialmente a cada 40.000 / 50.000 km, o estado do filtro deve ser verificado, assim como a limpeza do sistema de arrefecimento efetuada.
Tipos de fluido Transmissão Esta transmissão utiliza somente o fluido VW ATF ou Esso LT-71141, não substituir por nenhum outro tipo de fluido Quantidade para o primeiro abastecimento: abastecimento: 5,3 litros.
Diferencial No diferencial deve-se utilizar o fluido sintético SAE75-W90. SAE75-W90. O lubrificant lubrificantee sintético é destinado a prolongar a vida do diferencial em condições normais. Quantidade para o primeiro abastecimento: 0,75 litros.
Nível e condição do fluido Verificação Para prevenir falsas verificações que poderiam ocasionar o excesso ou a falta de fluido no sistema, inspecionar o nível do fluido conforme segue: 1. Coloc Colocar ar o veículo veículo em um local local com com piso nivel nivelado; ado; 2. Mot Motor or em em marc marcha ha lent lenta; a; 3. Ala Alavan vanca ca selet seletora ora em em “P”; “P”; o
4. 5. 6. 7.
Temperatura Temperat ura da da transmi transmissão ssão até 50 50 C (frio); Fluido Flu ido Esso Esso LT-711 LT-71141 41 / Pentos Pentosin in;; Levant Lev antar ar o veíc veículo ulo;; Colocar um recipiente recipiente para drenar drenar o fluido fluido da transmissão; 8. Solt Soltar ar o tampão tampão de control controlee do fluido fluido no cárter cárter do óleo (seta); 9. Se o fluido fluido existente existente no tubo de respiro respiro (seta (seta 2) escorrer para fora (se pingar do furo), não será necessário reabastecer o fluido; 10. Apertar o tampão (seta (seta 1) com um anel de vedação novo, com o torque de 15 Nm; 11.O bujão (seta 3) e a capa (seta 4) permanecem fechados.
24
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Completar o fluido 1. Utilizando Utilizando uma chave de de fenda, fenda, levantar levantar a capa (seta) (seta) que protege o bujão de fechamento. O sistema de encaixe da capa é destruído e será necessário uma nova capa. 2. Remover o bujão de fechamento fechamento do tubo de abastecimento.
3. Abastece Abastecerr com fluido, fluido, até que que o óleo comece comece a sair sair pelo furo de controle (seta). NOTA: Um abastecimento de fluido insuficiente ou excessivo prejudica o funcionamento da transmissão automática.
4. Apertar Apertar o tampão tampão de fecham fechamento ento com com um novo anel anel de vedação (seta 1), com o torque de 15 Nm. 5. Inser Inseririr o bujão bujão de fechame fechamento nto no tubo de abast abastecimen ecimento to e protegê-lo com uma capa nova (seta 2). 6. En Enca caix ixar ar a ca capa pa.. NOTA: A capa protege o bujão de fechamento e deve sempre ser substituída.
Trocar o fluido 1. Colocar Colocar um recipient recipientee para drenar drenar o fluido fluido da da transmissão automática. 2. Solt Soltar ar o bujão bujão de controle controle do fluido fluido no cárter cárter do óleo. óleo. 3. Desenr Desenroscar oscar o tubo de respiro respiro através através do do furo de controle. 4. Dei Deixar xar dr drena enarr o fluid fluido. o. 5. Ins Instal talar ar o tubo tubo de resp respiro iro.. 6. Enro Enroscar scar o tamp tampão ão de fecha fechament mentoo à mão. mão. 7. Colo Colocar car 3 litros litros de fluido fluido pelo tubo tubo de abastecim abastecimento ento.. 8. Dar partid partidaa ao motor motor e com o veículo veículo parado parado,, fazer uma passagem por todas as posições da alavanca seletora.
www.apttabrasil.com.br 25
Transmissão Automática - VW 01M
Localização dos Componentes Eletro/Eletrônicos
12345-
Módulo de controle controle da transmissã transmissãoo automática automática - J217 Módulo Módu lo de de contro controle le do do motor motor Interrup Inte rruptor tor de diag diagnóst nóstico ico Corpo Cor po de vál válvul vulas as Sensor de temperatu temperatura ra do fluido fluido da transmis transmissão são -
G93 – e fita condutiva 6- lnte lnterrup rruptor tor multi multifunç função ão - F125 F125 7- Sens Sensor or de rotaçã rotaçãoo da transmi transmissão ssão - G38 G38 8- Sens Sensor or de veloc velocidad idadee - G68 9- Pote Potenciô nciômetr metroo da borboleta borboleta do acelera acelerador dor - G69 10-Solenóide de bloqueio da alavanca seletora - N110 11-Indicador de marcha selecionada - Y5 12-lnterruptor do piloto automático - E45 13-Interruptor do kick-down - F8 14-lnterruptor das luzes de freio - F 15-Relé de bloqueio de partida e luz de marcha a ré J226
26
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
1. O módulo módulo de controle controle (TCM) (TCM) - J217 J217 - possui possui 68 pinos, pinos, é o cérebro da transmissão automática e gerencia todas as funções elétricas e hidráulicas, inclusive a lógica difusa (fuzzy logic), onde o ponto de troca de marcha é determinado em função do modo de dirigir do motorista e das condições da condução – programa de mudanças em função da resistência à marcha – onde são consideradas as mudanças em subidas, descidas, com reboque e com vento ao contrário. Baseando-se na velocidade do veículo, na posição da borboleta, na rotação do motor e na aceleração do veículo, a módulo calcula a resistência que se opõe à marcha e define segundo ela os pontos de mudança, proporcionando a troca de marchas mais suaves. O módulo de controle da transmissão automática (seta) está localizado do lado direito da calha receptora de água. 2. O módulo módulo de control controlee do motor motor encontra encontra-se -se na calha calha receptora de água.
3. O interruptor interruptor de diagnóstico diagnóstico (seta) encontra-se atrás da cobertura por cima do cinzeiro.
4. Placa Placa de circuitos circuitos encontr encontra-se a-se na lateral lateral do corpo corpo de válvulas.
www.apttabrasil.com.br
27
Transmissão Automática - VW 01M
5. O sensor de temperatura temperatura do fluido fluido (ATF) (ATF) da transmissão – G93 – encontra-se na fita condutiva, no corpo de válvulas e registra a temperatura do fluido da transmissão. É um termistor de coeficiente de temperatura negativo (NTC) e à medida que aumenta a temperatura do fluido, reduz a resistência elétrica. Se a temperatura do fluido alcançar o valor o limite de 150 C o bloqueio de deslizamento do conversor de torque é fechado, aliviando assim, a carga sobre o conversor e baixando a temperatura do fluido. Se esta medida não for suficiente, o módulo de controle muda para uma marcha menor. 6. O interruptor interruptor multifunç multifunção ão - F125 F125 - encontra encontra-se -se na carcaça da transmissão e é acionado através do cabo da alavanca seletora. Através do sinal de posição da alavanca seletora emitido pelo interruptor multifunção, o módulo de controle pode acionar as luzes de marcha a ré, bloqueio do motor de partida estando engrenada alguma marcha e ativar ou desativar o piloto automático.
7. O sensor sensor de rotação rotação da da transmis transmissão são - G38 G38 – (seta) (seta) está localizado na parte superior da carcaça da transmissão. É um sensor indutivo e registra a rotação da planetária maior nas engrenagens planetárias. As rotações da planetária maior permite que o módulo de controle possa detectar com exatidão o momento de mudança de marcha.
8. O sensor sensor de velocida velocidade de – G68 – (seta) (seta) encon encontratra-se se na parte superior da carcaça da transmissão, é indutivo e registra a velocidade do veículo, informando ao módulo qual marcha deve ser engrenada, quando o piloto automático deve ser acionado e a regulagem do deslizamento do conversor.
www.apttabrasil.com.br 28
Transmissão Automática - VW 01M
9. O potenciôm potenciômetro etro da borbo borboleta leta do aceler acelerador ador - G69 G69 encontra-se no corpo da borboleta do acelerador. O potenciômetro da borboleta transmite continuamente informação para o módulo de controle sobre a posição momentânea da borboleta e a rapidez com que o acelerador é acionado. Nos veículos com rede can de dados o sinal vem da rede can. Nesses veículos o interface da rede can é adicionalme adicionalmente nte verificado.
10. O solenóide de bloqueio da alavanca seletora seletora – N110 – encontra-se na alavanca seletora e é acionado ao ser ligada a ignição, evitando assim que possa ser engrenada alguma marcha. Ao ser acionado o pedal do freio o bloqueio é anulado, podendo então levar a alavanca seletora a qualquer marcha.
11. O indicador de marcha selecionada - Y5 - encontrase no painel de instrumentos.
12. Interruptor do piloto automático automático - E45 - encontra-se na coluna da direção. O módulo de controle da transmissão libera o acionamento do piloto automático ao ser superada a velocidade de 30 km/h e a alavanca seletora nas posições D, 3 ou 2. O módulo de controle da transmissão interrompe o acionamento do piloto automático quando a alavanca seletora for levada às posições P, R, N ou 1.
www.apttabrasil.com.br 29
Transmissão Automática - VW 01M
13. O interruptor do kick-down kick-down - F8 - (seta) está integrado ao cabo do acelerador e encontra-se na frente do painel dash, antes do compartimento do motor. Nos veículos sem cabo de acelerador, o sinal do kick-down é produzido pelo sensor de posição do pedal do acelerador - G79 - que se encontra perto do pedal do acelerador. Nos veículos com rede can o sinal vem dela. Nesses veículos, o interface da rede can é adicionalmente verificado. Estando acionado o interruptor, o sistema executa imediatamente a mudança para a marcha inferior mais próxima (por exemplo de 4ª para 3ª), considerando a rotação do motor. Além disso, as mudanças para maior se realizam com rotações mais elevadas do motor. Se for necessária uma alta potência do motor, ao fazer funcionar o kick-down, o sistema desativará o ar condicionado por aproximadamente 8 segundos.
14. O interruptor das luzes do freio – F - (seta) encontrase no pedal do acelerador. Através desse interruptor o módulo de controle recebe a informação de acionamento do freio, este sinal faz com que o bloqueio da alavanca seletora seja acionado.
15. Relé de bloqueio da partida e da luz de marcha a ré - J226 - encontra-se no porta relés adicional no lado esquerdo embaixo do painel de instrumentos. Impede a partida do motor estando alguma marcha engrenada. Estando a marcha a ré engrenada, se encarrega de acender as luzes de marcha a ré. O relé está identificado com o número “175” (seta).
30
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Solenóides
www.apttabrasil.com.br 31
Transmissão Automática - VW 01M
Solenóides (continuação) Existem 7 solenóides montados no corpo de válvulas da transmissão. Estes solenóides estão conectados no chicote com fita condutiva. O chicote passa pela lateral da carcaça com o conector redondo principal fixado a uma placa parafusada no topo da carcaça ao lado das ligações. A alimentação (voltagem) principal é fornecida através do pino #1. Este terminal com voltagem da bateria passa alimentação através do chicote que vai até o final do suporte. Ali, é soldado ao sensor de temperatura e os 6 outros chicotes seguem levando alimentação da bateria (voltagem) para 6 dos 7 solenóides.
Sensor de temperatura O sensor de temperatura (figura) mede aproximadamente 200K em temperatura ambiente e baixa a resistência assim que o fluido da transmissão aquece. O sinal do sensor de temperatura vem do chicote e vai até o pino #12 do conector. Este sensor monitora a temperatura do fluido da transmissão continuamente. A resistência de 6 dos 7 solenóides (solenóides # 1, 2, 3, 4, 5, e 7)do mede aproximadamente 60 Ohms cada. A5 resistência solenóide #6 mede aproximadamente Ohms. Todos os seis solenóides com resistência de 60 Ohms são normalmente solenóides abertos e fecham para manter a pressão quando energizados. O solenóide #6 é um solenóide de controle da pressão modulada e é um solenóide normalmente fechado. Este solenóide tem sua própria voltagem fornecida pelo pino #2. Um resistor de 200 Ohms está soldado em um circuito paralelo ao solenóide de controle de pressão. O módulo de controle do motor (ECU) controla o tempo e a qualidade da mudança proporcionando sinais de massa a cada um dos sete solenóides. Os solenóides 1, 2, 3 e 4 são utilizados para controlar o tempo de mudança. As transições das mudanças são controladas pelos solenóides 5 e 7. O solenóide 6 controla a pressão principal da linha como anteriormente explicado. Se os solenóides não tiverem força para serem energizados, a transmissão poderá engatar a terceira marcha para sair. A baixa manual e a ré também poderão ser engatadas caso os solenóides não tenham força. O módulo de controle do motor (ECU) também poderá liberar a terceira marcha caso tenha monitorado um problema no sistema através do “modo de emergência”.
32
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Especificações K1 Disco mola 1 disco de aço 2mm 4 discos de aço 1,5mm 5 discos composite 1,5mm Placa de reação 5,2mm Folga 1,1mm
K2 5 discos de aço 2mm 1 disco mola 1,6mm 4 discos composite 1,5mm 1 placa 6,4mm Anel trava 1,6mm Folga 1,05mm K3 Disco mola acoplada 4,1mm Placa de reação 5,3mm 4 discos de aço 1,5mm 5 discos composite 1,5mm 1 trava 0,9mm Folga 1,4mm B2 1 placa 3mm 3 discos de aço 1,9mm 1 anel de regulagem 1,7mm 4 discos composite 1,6mm Disco mola 2,5mm Folga 2,5mm B1 Folga 1,2mm
www.apttabrasil.com.br 33
Transmissão Automática - VW 01M
Esquema Elétrico
34
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Esquema Elétrico (legendas) B/5 ............................................................................................................................ ........................................................................................................................................Motor ............Motor de partida (borne 50) D/50 ............................................................................................................. Interruptor da ignição e partida (borne 50) F .............................................................................................................................. .............................................................................................................................................. ................ Interruptor da luz do freio F8 .......................................................................................................................... .............................................................................................................................................. .................... Interruptor do kick-down F125 ............................................................................................................................... ............................................................................................................................................. .............. Interruptor multifunção G28 ............................................................................................................................ ..................................................................................................................................... ......... Sensor de rotação do motor G38 da transmissão G68 .......................................................................................................................... .............................................................................................................................Sensor ............................................................................................................................ . Sensordederotação velocidade do veículo G69 ............................................................................................................................ ................................................................................................................................................. ..................... Sensor da borboleta G93 ...................................................................................................... ......................................................................................................Sensor Sensor da temperatura do óleo da transmissão J226 ................................................................................................. Relé de bloqueio da partida e luz da marcha a ré J220 ............................................................................................................................... .................................................................................................................................. ... Módulo de controle do motor J217 ..................................................................................................... Módulo de controle da transmissão automática L199 ...................................................................................................... Lâmpada da escala de controle da transmissão L1 M16/M17 ............................................................................................................... Lâmpadas das luzes de marcha a ré M9/M10 ........................................................................................... Lâmpadas das luzes de freio e lanternas traseiras N888 ............................................................................................................................ N8 .............................................................................................................................................................. .................................. Solenóide 1 N899 ............................................................................................................................ N8 .............................................................................................................................................................. .................................. Solenóide 2 N900 ............................................................................................................................ N9 .............................................................................................................................................................. .................................. Solenóide 3 N911 ............................................................................................................................ N9 .............................................................................................................................................................. .................................. Solenóide 4 N922 ............................................................................................................................ N9 .............................................................................................................................................................. .................................. Solenóide 5 N933 ............................................................................................................................ N9 .............................................................................................................................................................. .................................. Solenóide 6 N944 ............................................................................................................................ N9 .............................................................................................................................................................. .................................. Solenóide 7 N11 ........................................................................................................ Solenóide ...........................................Fusível de bloqueio da alavanca seletora S14 0............................................................................................................................ .......................................................................................................................................................................Fusível Sinais suplementares 1 ............................................................................................................................... ................................................................................................................................... Display de posições da alavanca 2 ..................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................... ...... Piloto automático 3 .............................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................... Ar condicionad condicionadoo
www.apttabrasil.com.br 35
Transmissão Automática - VW 01M
DIAGNÓSTICO Diagnóstico Preliminar Dois procedimentos básicos são necessários. Um procedimento para os veículos que oferecem condição de dirigibilidade e um procedimento alternativo para os veículos que não oferecem condição de dirigibilidade.
Veículos em condição de dirigibilidade: a) Ouvi Ouvirr e anotar anotar a reclama reclamação ção do clien cliente; te; b) Cons Constata tatarr a falh falhaa recla reclamada mada;; c) Diri Dirigir gir o veículo, veículo, se se possível, possível, junto junto com o client clientee e verificar se a reclamação procede; d) Insp Inspecio ecionar nar o nível nível e a condiç condição ão do fluido fluido;; e) Verificar o código código de falha armazenado armazenado na memória memória do módulo (DTC); f) Ef Efetu etuar ar os ajust ajustes es recom recomend endado ados; s; g) Ver Verifica ificarr o conversor conversor de torque torque (teste de eficiên eficiência cia do conversor) (teste de stall); h) Verificar o ajuste ajuste da alavanca seletora de marchas; marchas; i) Par Paraa mais infor informaç mações, ões, veri verifica ficarr a tabela tabela de aplicaçã aplicaçãoo da embreagem. Veículos sem condição de dirigibilidade: a) Ouvi Ouvirr e anotar anotar a reclama reclamação ção do clien cliente; te; b) Cons Constata tatarr a falh falhaa recla reclamada mada;; c) Insp Inspecio ecionar nar o nível nível e a condiç condição ão do fluido fluido;; d) Verificar o código de falha armazenado na memória memória do módulo (DTC); d) Insp Inspecio ecionar nar a borbolet borboletaa quanto quanto a quebra e cabos cabos de mudança quanto a desconexão; e) Inspe Inspecionar cionar a linhas linhas de arrefec arrefecimento imento quanto quanto a vazamentos ou rachaduras; f) Suspe Suspender nder o veículo veículo no elevado elevador, r, dar dar partida partida ao ao motor, engatar uma marcha e observar o seguinte: - Se os os eixos eixos da tra transm nsmiss issão ão gira giram m mas mas as roda rodass não, o problema pode estar nos eixos, juntas ou cubo das rodas. - Se os os eixo eixoss da tra trans nsmi missã ssãoo não não gira giram m e a transmissão está barulhenta, desligar o motor. Remover o cárter de óleo e inspecionar quanto a resíduos. Se o cárter estiver limpo, remover a transmissão e inspecionar os discos, conversor, bomba de óleo, eixo de entrada ou diferencial quanto a danos. - Se os os eixo eixoss da tra trans nsmi missã ssãoo não não gira giram m e a transmissão não produz nenhum ruído, remover e reparar ou substituir a transmissão conforme necessário.
Após efetuar o reparo e recolocar a transmissão, fazer novo teste de rodagem, dirigindo o veículo por aproximadamente 100 km. Pesquisar junto ao cliente se o problema foi sanado e quanto ao desempenho do veículo.
Funções do módulo de controle da transmissão automática (TCM) J217 O módulo de controle da transmissão automática - J217 - recebe informações de componentes que têm influência sobre a troca das marchas e leva essas informações aos solenóides com os quais as esferas do corpo de válvulas são comandadas. Para que a causa de uma avaria durante um dano de um componente eletro/eletrônico ou uma interrupção de cabos possa ser determinada rapidamente, o módulo de controle está equipado com uma memória de falhas. As falhas são localizadas por meio de sinais elétricos e memorizadas na memória de falhas. Caso aconteçam falhas nos sensores ou componentes controlados, elas serão memorizadas na memória de falhas com a indicação do tipo. Falhas que acontecem só uma vez tornam-se falhas esporádicas. Falhas esporádicas, portanto, são marcadas adicionalmente como as que ocorrem esporadicamente. O módulo de controle da transmissão automática faz, depois de um cálculo das informações, uma distinção entre as diversas falhas (esporádicas e estáticas) e memoriza-as. Se as falhas não ocorrem mais depois de no mínimo 5 km e 6 minutos ou no máximo 20 km e 24 minutos, tornamse falhas esporádicas. Falhas elétricas que influenciam o comportamento em marcha podem ser detectadas com o aparelho de leitura de falhas VAG 1551. As possibilidades de autodiagnóstico só podem ser usadas completamente com o aparelho de leitura de falhas VAG 1551, função 1 “Transferência rápida de dados”.
Funções de segurança do módulo de controle da transmissão automática Nos casos de falhas críticas durante a marcha, a transmissão automática continua a funcionar em modo de emergência. Caso a falha ocorra em “D”, “3” ou “2”, a 3ª velocidade será ativada pelo modo de emergência. Caso a falha ocorra em “1”, “P”, “N” ou “R”, o escalão de marcha correspondente estará ativado no modo de emergência.
www.apttabrasil.com.br 36
Transmissão Automática - VW 01M
Depois de efetuar uma nova partida no modo de emergência e aparecer a falha, quando a alavanca a seletora se encontrar na posição “D”, “3” ou “2”, a 3 velocidade será ativada hidraulicamente até a falha ser eliminada. Com falhas que podem causar a marcha de emergência: - A caixa caixa de velo velocid cidade adess funcio funciona na no no modo modo de de emergência até a falha já não ser mais detectada por um determinado período. Falhas que podem provocar o modo de emergência - Inte Interrup rrupção ção de condu condutore tores, s, curto curtos-cir s-circuit cuitos, os, defe defeitos itos de componentes elétricos ou hidráulicos. - Inte Interrup rrupção ção no cabo cabo e/ou curt curto-ci o-circui rcuito to dos dos cabos cabos da rede can.
Requisitos de teste a) tensão tensão de aliment alimentação ação do veícu veículo lo em ordem. ordem. b) fusí fusíveis veis 07, 11, 11, 15 e 31 em ordem. ordem. c) fusí fusível vel da caixa caixa de proteção proteção princip principal al – 110 Ampéres Ampéres – em ordem. d) liga ligações ções de massa massa para para a transmissão transmissão em ordem ordem.. e) alavanca seletor seletoraa na posição posição “P” e freio de estacionamento aplicado.
Detecção de falhas no módulo de controle da transmissão automática Se for detectada uma falha, esta será memorizada como falha estática (falha existente). Se ela não ocorrer por um determinado tempo e percurso, torna-se uma falha esporádica. As falhas que foram memorizadas na memória como esporádicas são indicadas na consulta de falhas, com o VAG 1551, como “Falha detectada esporadicamente”. Nesse caso, aparece no Display no lado direito um “SP”. Depois da consulta de falhas e com a impressora ligada, será impresso “Falha detectada esporadicamente”. As falhas gravadas na memória como esporádicas são anuladas depois de 1.000 km de percurso ou 20 horas de marcha. Em veículos com rede can, o módulo de controle pode detectar a falta de sinais na rede can. Não podem ser detectados diretamente cabos de rede can defeituosos - por exemplo, interrupções. Só após a consulta das memórias de falhas, será possível detectar o ponto exato onde os cabos de rede can estão defeituosos.
Medidas de Segurança Fixar os aparelhos de teste e de medição sempre no assento traseiro e também manejá-los por um segundo mecânico. Se os aparelhos de teste e medição são manejados do assento do passageiro, o mecânico poderia sair ferido pelo disparo do airbag em caso de acidente.
www.apttabrasil.com.br 37
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnóstico Elétrico - Módulo de Controle da Transmissão (TCM) J217 1- Mass a (born e 31)
35- Li vre
2- Liv re
36 - Li vre
3- Sin Sinai s de entr ntrada e ddee ssaí aída da da rede CAN CAN (b (baix aixa)
37- Li vr vre
4- Liv re
38 - Li vre
5- Sinal do potenciômet potenciômetro ro da válvu válvula la da bor borboleta boleta G69 (1)
39- Inter Interrupt ruptor or de passagens passagens Tiptro Tiptronic nic ou livre
6- S ensor de temperatu ra do fluido G93
40- Interru ptor mu ltifunção - F 125 (contato 2)
7- L ivre
41 - Si na l de carga do mó dulo d e control e do motor (1)
8- Som Soment ente vveí eícculos ulos com Tipt Tiptrronic nic : regul egular ar pa parra alt altoo
4242- Liv Livre
9- S ol en ói de # 3 - N 90
43- Sens or de v el oci da de do veícul o - G68 (bl in dagem)
10- S ole nó ide # 7 - N 94
44 - Sensor de rotaçã o d a trans missão - G3 8 (b li ndagem)
11- S i nal de Park/N eutro
45- Tensão de al imentação ( borne 3 0)
12- K i ckdo w n para o ar con di cionado (1)
46- Li vre
13 - Co ntrol e d o ponto de ig ni ção (1)
47 - Sole nó ide # 4 - N 91
14- Livre
48- Travamento da roda livre (usado somente com veículos Syncro)
15- In te rruptor dalu z do ffrrei o - F - tensão de si sin al
49- Li vre
16- Interrup to r do ki ckdow n - F8
50- Potenc iômetro da válv. d a borbol eta - G69 (5V) (1)
17- Livre
51 - Li vre ou luz d e di agn ósti co, fal ha OB D II
18- Int nter errrupt ptor or multi ltifunç nçãão - F12 1255 - (cont contat atoo 55))
5252- Som omeent ntee veí veícu culo loss ccom om Tip ipttronic onic:: re regu gula larr par para ba baiixo
19- Si nal T D (nú mero de rotações) (1)
53- Li vre
20- Se nso r de veloci dade do veículo - G68
5 4 - S o le n ó i d e # 2 - N 8 9
21- Sensor de rotaçã o d a trans miss ão - G38
55 - S ol enói de # 1 - N 88
22- Tens ensão de al im iment entação ddoo s ooll enó enóii de de # 6 - N93 N93
56- Solen olenói óide de # 5 - N9 N922
23- Tens ão de al ime ntaçã o (borne 15)
57- D isp lay da al ava nca se letora
24- Cabo K do d ia gnóstico
5 8 - S o l e n ó id e # 6 - N 9 3
2525- Sina Sinais is de ent entrrada ada e sa saíída da red redee C CA AN (al (altta)
5959- Liv Livrre ou in intter errrupt uptor de pr preessão são ddoo ffrrei eioo
26- Blindagem da rede CAN, livre com os cabos da rede torcidos
60- Livre
27- Li vre
61 - Si stema regula do r da vel oci dade (saída ) (1)
28- Massa Massa do potenciômetr potenciômetroo da válv. da borboleta borboleta - G6 G699 (1)
62- Int Interr erruptor uptor m multif ultifunção unção - F125 (contat (contatoo 6)
29- Sole Solenóid nóidee de bloquei bloqueioo da alavan alavanca ca sselet eletor oraa - N110
63- Interr nterrupt uptor or multif multifunç unção ão - F125 (c (cont ontat atoo 1)
30- Li vre
64 - Li vre
31- Dem emaanda nda: ven entti la lado dorr do líquido uido refr efri ge gerante nte
65- Sens ens oorr ddee vvel eloc ocii ddaade do vveí eíccul uloo - G68
32- Li vre
66 - Sensor de rotação da trans missão - G3 8
33- Li vre
67 - Tensão d e ali me ntação d os s ol enói de s
34- Li vre
68 - Li vre
(1) Usados somente em veículos sem rede CAN . Em veículos com rede CAN estas câmaras não são usadas. Por isso, o módulo de controle recebe as informações da rede CAN ou transmite as informações à rede CAN (3 + 25).
38
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnóstico Elétrico (continuação) Passo de Teste
Pino/ Terminal 23 + 1
Componente Verificado Te n são d e alimentação do
Condição para Teste
- Ig n i ç ã o l i g a d a .
Valor de Voltagem V o l ta g e m d a bateria
módulo de controle da transmissão J217
1
In te te rrrru p ptt or or d a l u uz z do freio - F
Me n or or q qu ue 1 V
- In In s sp pe ec c iio o n ar ar o chicote com base no esquema e létr létrico. ico.
- C o m o fre i o a p l i c a d o .
V o l ta g e m d a bateria.
- Substituir o interruptor da luz do freio - F - e ajustar caso ne cessário. cessário.
- I g n i çã o d e s l i g a d a .
5 5 - 6 5 O hm s
55 + 1
- Ignição desligada.
Oh m ms s in in ffii n nii ta ta
67 + 1
-a Conectar VAG 1526 ra escala deoOhms mais pa alta.
2
5 5 + 67 3
5 4 + 67 4
S o l e n ói d e # 3 - N 9 0
S o l e n ói d e # 4 - N 91
47 + 1 67 + 1 5 6 + 67
7
S o l e n ói d e # 2 - N 89
9 +1 67 + 1
47 + 6 7 6
S o l e n ói d e # 1 - N 88
54 + 1 67 + 1 9 + 67
5
- Inspecionar o chicote com base no esquema e létr létrico. - Inspecionar oico. cabo do contato 23 para o borne 15 (fusível #15). - Inspecionar o cabo do contato 45 para o borne 30 (fusível #15).
45 + 1
15 + 1
Se os resultados não estiverem estiverem dentro da especificação
S o l e n ói d e # 5 - N 9 2
56 + 1 67 + 1 5 8 + 22
S o l e n ói d e # 6 - N 93
- Ignição ligada. - Com o freio freio desaplicado.
- In In s sp pe ec c iio o n ar ar o chicote com base esquema e létr létrico. ico. no
- I g n i çã o d e s l i g a d a .
5 5 - 6 5 O hm s
- Ignição desligada. - Conectar o VAG 1526 pa ra a escala de Ohms mais alta.
O hm hm s i n nff in in iitt a
- In In s sp pe ec c iio o n ar ar a ffii ta ta condutiva com base no esquema elétrico. elétrico.
- I g n i çã o d e s l i g a d a .
5 5 - 6 5 O hm s
- S u b s ti tu i r a fi ta condutiva.
- Ignição desligada. - Conectar o VAG 1526 para a escala de Ohms mais alta.
Ohms infinita
- I g n i çã o d e s l i g a d a .
4 ,5 - 6 ,5 O h m s
- S u b s ti tu i r a c a i x a d o distribuidor.
- Ignição desligada. - Conectar o VAG 1526 pa ra a escala de Ohms mais alta.
Ohms i nfinit nfinita. a.
- I g n i çã o d e s l i g a d a .
5 5 - 6 5 O hm s
- Ignição desligada. - Conectar o VAG 1526 pa ra a escala de Ohms mais alta.
Oh m ms s in in ffii n nii ta ta
- In In s sp pe ec c iio o n ar ar o chicote com base no esquema elétrico elétrico
4 ,5 - 6 ,5 O h m s
- In s p e c i o n a r a fi ta condutiva com base no esquema elétrico. elétrico.
- Ign içã o d e sli g ad a .
8 58 + 1 22 + 1 1 0 + 67
S o l e n ói d e # 7 - N 94
- Ignição desligada. - Conectar o VAG 1526 pa ra a escala de Ohms mais alta.
O hm hm s i n nff in in iitt a
- Su Su b bs s titi tu tu iirr a fi ta ta condutiva.
- I g n i çã o d e s l i g a d a .
5 5 - 6 5 O hm s
- S u b s ti tu i r a c a i x a d o distribuidor.
-- Ignição desligada. Conectar o VAG 1526 pa ra a escala de Ohms mais alta.
Ohms infinita
9 10 67 + +1 1
www.apttabrasil.com.br 39
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnóstico Elétrico (continuação) Passo de Teste
Pino / Terminal
1 + 16
Componente Verificado
In te rrrru p to r Kickdown - F8
(somente pode ser controlado contr olado com o interruptor integrado no cabo do acelerador)
10
C on on d diiç ã o p a ra T e s te
- Ignição Ignição d esligada. - Conectar o VAG
So oll e n ó óii d e d e bloqueio da alavanca seletora N110
O h m s i n fi n i ta
- Ig n i ç ã o d e s l i g a d a .
S e o s r e s u lt lta do do s não estiverem dentro da especificação - In s p e c i o n a r o chicote chicot e com base no esquema elétrico. elétrico.
1526 paramais a escala de Ohms alta . - Pedal do acelerador não acionado.
- Ligar o VAG 1526 ao campo de medição 200 Ohms. - Acionar o pedal do acelerador até o kickdown. 23 + 29
V al alo r d e V ol olta g em em
- Retirar o conector do interruptor, repetir a medição no interruptor. M enor que 1,5 1,5 O hm hm s
- A jus jus ttar ar ou s u ubs bs ttit ituir uir o cabo do acelerador.
1 2 - 1 5 Oh m s
- R e ti r a r o c o n e c to r d a iluminação da alavanca seletora, seletora, repetirr a medição. repeti - Inspecionar o
11
chicote chicot e com base esquema elétrico. elétr ico. no - Subs tituir tituir o solenóide de bloqueio da alavanca seletora N110. 6 + 67
S e n so r d e temperatura do fluido da transmissão (ATF) G9 3
- Temperatura do fluido - aprox. 20 o C.
12
- Inspecionar o chicote chicot e com base no esquema elétrico. elétrico. - Su bstituir a fita condutiva.
- Ignição Ignição d esligada.
- Conectar o multímetro manual VAG 1526 a 200 Ohms. aprox. 60 o C .
0, 0,247 247 M Ohms
48,8 k Ohms
o
aprox. 120 C 20 + 6 5
S e n so r d e velocidade do veículo
7, 4 k Ohms
- Ign içã o d es lig ad a
13 Mín. 0,8 k Ohms Máx. 0,9 k Ohms 21 + 6 6
S en en so so r d e ro ta ta ç çã ão da transmissão G3 8
- Ign içã o d es lig ad a .
- R e ti r a r o c o n e c to r d o senso r, repetir a medição no sensor. - Inspecionar o chicote chicot e do m[odulo de controle contr ole para o sensor com base no esquema elétrico. elétrico. - R e ti r a r o c o n e c to r d o senso r, repetir a medição no sensor. - Inspecionar o chicote chicot e do módu lo de controle contr ole para o sensor com base no esquema elétrico. elétrico. - Substituir o sensor
14
Mín. 0,8 Máx. 0,9 kk Ohms Ohms
de rotação da transmissão - G38.
www.apttabrasil.com.br 40
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnóstico Elétrico (continuação) Passo de teste 15 Interruptor multifunção - F125 Retirar o conector do interruptor multifunções.
Utilização dos contatos do conector 1. Par Paraa o contato contato 63 do conector conector no módulo módulo de control controle. e. 2. Par Paraa o contato contato 40 do conector conector nomódul nomóduloo de controle. controle. 3. Par Paraa o contato contato 1 do conecto conectorr no módulo módulo de control controlee (massa). 4. Livre. 5. Para o contato 18 18 do conector conector no módulo de de controle. controle. 6. Para o contato 62 62 do conector conector no módulo de de controle. controle. 7. Para o contat contatoo 23 do conecto conectorr no módulo módulo de controle controle (alimentação de tensão borne 15). Inspeção da tensão de alimentação - Ins Inseri erirr o multí multímet metro ro na fun função ção vol voltím tímetr etro. o. - At Ativ ivar ar o cam campo po de me medi diçã çãoo 20 20 V. V. -
-
Ligar a ignição. Medir Med ir no conec conector tor retir retirado ado do do interr interrupto uptorr multifu multifunçõe nçõess entre o contato 7 e o 3 (massa). Valor de resistência: Tensão da bateria Medir Med ir do do contat contatoo 7 do conec conector tor par paraa o pino 1 à (massa). Medir Med ir do inte interr rrupt uptor or 23 (bo (borne rne 15) em em 1598/ 1598/18 18 a (massa). Valor de resistência: Tensão da bateria Valores de resistência não alcançados: reparar o chicote com base no esquema elétrico. Valor de resistência alcançado: continuar a inspeção do chicote.
-
Desliiga Desl garr a ign igniç içãão. Retira Ret irarr o relê relê de blo bloque queio io de de parti partida da e a luz de marcha a ré - J226. - Li Ligar gar o multí multíme metr troo no cam campo po de med mediç ição: ão: em resistência de 200 Ohms. Inspeção do chicote entre o conector múltiplo no módulo de controle e o conector do interruptor multifunções - Me Medi dirr entr entree o inte interr rrup upto torr 1 e 18. 18. Valor de resistência: Ohms infinito - Me Medi dirr entr entree o inte interr rrup upto torr 23 e 18. 18. Valor de resistência: Ohms infinito
www.apttabrasil.com.br 41
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnóstico Elétrico (continuação) -
-
-
-
-
42
Medir entre Medir entre o inte interru rruptor ptor 18 18 e o cont contato ato 5 no conect conector. or. Valor de resistência: Menor que 1.5 Ohms Valores de resistência não alcançados: reparar o chicote com base no esquema elétrico. Valor de resistência alcançado: continuar a inspeção do chicote. Medir Med ir ent entre re o inte interru rrupto ptorr 1 e 63. 63. Valor de resistência: Ohms infinito Medir Med ir ent entre re o inte interr rrupt uptor or 23 e 63. 63. Valor de resistência: Ohms infinito Medirr entre Medi entre o inte interrup rruptor tor 63 63 e o cont contato ato 1 no conect conector. or. Valor de resistência: menor que 1,5 Ohms Valores de resistência não alcançados: reparar o chicote com base no esquema elétrico. Valor de resistência alcançado: continuar a controlar o chicote. Medir Med ir ent entre re o inte interru rrupto ptorr 1 e 62. 62. Valor de resistência: Ohms infinito Medir ent Medir entre re o inte interr rrupt uptor or 23 e 62. 62. Valor de resistência: Ohms infinito Medirr entre Medi entre o inte interrup rruptor tor 62 62 e o cont contato ato 6 no conect conector. or. Valor de resistência: menor que 1,5 Ohms Valores de resistência não alcançados: reparar o chicote com base no esquema elétrico. Valor de resistência alcançado: continuar a inspeção do chicote. Medir Med ir ent entre re o inte interru rrupto ptorr 1 e 40. 40. Valor de resistência: Ohms infinito Medir Med ir ent entre re o inte interr rrupt uptor or 23 e 40. 40. Valor de resistência: Ohms infinito Medirr entre Medi entre o inte interrup rruptor tor 40 40 e o cont contato ato 2 no conect conector. or. Valor de resistência: menor que 1,5 Ohms Valores de resistência não alcançados: reparar o chicote com base no esquema elétrico. Valores de resistência alcançados: substituir o interruptor multifunção. Monta Mon tarr o relê relê de bloq bloquei ueioo de par partid tidaa e a luz de de marcha a ré - J226.
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnósticos de Falhas C ó d ig o
C o m p o n e n te
P o s s ív e i s C a u s a s
C o rreç ã o
00258
Solenóide #1 - N88 Interrupção Curto circuito à massa Interrupção/curto Interr upção/curto circuito à massa Curto circuito ao positivo
Interrupção do cabo ou curto circuito à massa. Solenóide #1 - N88 - defeituoso.
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétri elétrico. co. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 4.
00260
Solenóide #2 - N89 Interrupção Curto circuito à massa Interrupção/curto Interr upção/curto circuito à massa Curto circuito ao positivo
Interrupção do cabo ou curto circuito à massa. Solenóide #2 - N89 - defeituoso.
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétri elétrico. co. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 4.
00262
Solenóide #3 - N90 Interrupção Curto circuito à massa Interrupção/curto Interr upção/curto circuito à massa Curto circuito ao positivo
Interrupção do cabo ou curto circuito à massa. Solenóide #3 - N90 - defeituoso defeituoso..
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétri elétrico. co. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 4.
00264
Solenóide #4 - N91 Interrupção Curto circuito à massa Interrupção/curto Interr upção/curto circuito à massa Curto circuito ao positivo
Interrupção do cabo ou curto circuito à massa. Sole nóide #4 - N91 - defeituoso.
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétri elétrico. co. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 4
Solenóide #5 - N92 Interrupção Curto circuito à massa
Interrupção do cabo ou curto circuito à massa. Solenóide #5 - N92 - defeituoso defeituoso..
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétri elétrico. co. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 4.
00268
Solenóide #6 - N93 Interrupção Curto circuito à massa Interrupção/curto Interr upção/curto circuito à massa Curto circuito ao positivo
Interrupção do cabo ou curto circuito à massa. Solenóide #6 - N93- defeituoso.
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétri elétrico. co. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 2.
00270
Solenóide #7 - N94 Interrupção Curto circuito à massa Interrupção/curto Interr upção/curto circuito à massa Curto circuito ao positivo
Interrupção do cabo ou curto circuito à massa. Solenóide #7 - N94 - defeituoso.
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétri elétrico. co. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 4.
Sensor de velocidade do veículo G68 Nenhum sinal
Interrupção no cabo. Sensor de velocidade do veículo G68 - defeituoso.
Ver Diagnóstico Elétrico, passo 2.
00281
Interruptor multifunção - F 125 Interruptor Estado do interruptor não definido
Interrupção no cabo. Interruptor Interr uptor multifunção - F125 defeituoso.
Inspecionar primeiramente o conector do interuptor multifunção quanto à corrosão dos contatos ou entrada entra da de água. Substituir, se necessário. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 1.
Sensor de rotação da transmissão G38 Nenhum sinal Sinal não plausível
Interrupção no cabo. Sensor de rotação da transmissão G38 - defeituoso. Caso o módulo de controle detecte um sinal não plausível, os conectores do sensor de velocidade da transmissão G38 e do sensor de velocidade do veículo G68 foram trocados.
Inspecionar primeiramente o conector do sensor quanto à corrosão dos contatos ou entrada de água. Substituir, se necessário.
Sensor de temperatura do fluido da transmissão - G93 Nenhum tipo de falha detectado
Interrupção no cabo. Sensor de temperatura do fluido da transmissão - G93 - defeituoso.
Inspecionar primeiramente os conectores quanto à corrosão dos contatos ou entrada de água substituir, se necessário. No caso d e falha indicadas nos solenóides, deve-se observar especialmente o conector de 10
00266
Interrupção/curto circuito à massa Interrupção/curto Curto circuito ao positivo
00293
00297
00300
pólos na transmissão entre a ficha condutiva e o chicote. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 5.
www.apttabrasil.com.br
43
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnósticos de Falhas (continuação) C ó d ig o
C o m p o n e n te Potenciômetro da válvula da borboleta - G69 Sinal fora da tolerância
P o s s í v e is C a u s a s Int Interrupção errupção do ca bo ou cu rt rto o circuito à massa. Módulo de controle do motor ou potenciômetro da válvula da borboleta - G69 (na unidade de controle da válvula da borboleta ou
Caso esta falha seja indicada, deve-se basicamente efetuar também o auto diagnóstico do módulo de controle do motor. Caso sejam indicadas adicionalmente as falhas: 00638,
no sensor de posição do pedal do acelerador - G79) - defeituoso.
01312 ou 01314, eliminá-las antes de ou tr tras as falhas. Ver Diagnóstico Elétrico, passos 1 e 3.
Falta a informação do número de rotações
In te rru p ç ã o n o c a b o .
C aso sej am in d icad a s adicionalmente as falhas: 01312 ou 01314, eliminá-las antes de outras falhas. Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétric elétrico, o, inclusive cabos da rede rede CA N. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 3. Inspecionar o módulo de controle do mo tor tor..
T e n s ã o d e a l i m e n ta ç ã o
B a te ri a d e fe i tu o s a . Tensão de aliment alimentação ação para as válvulas insuficiente.
Inspecionar a tensão da bateria. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 2.
Conex ão elétrica motor/transmissão motor/transmissão automática
Int Interrupção errupção do ca bo ou cu rt rto o circuito à massa.
Caso sejam indicadas adicionalmente as falhas: 01312 ou
Interrupção Curto circuito à massa Int Interrupção/curt errupção/curto o circuito à massa
Nenhuma ligação do módulo de controle do motor/ motor/tr transmissão ansmissão automática O sinal para o ajuste do ponto de ignição não é transmitido ou não é transmitido transmitido corret corretamente amente e ntre o motor e o módulo de controle da transmissão.
01314, eliminá-las antes de outras. Inspecionar cabos e conectores com base no esquema elétric elétrico, o, inclusive os cabos da rede CAN. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 5. Inspecionar o módulo de controle do mo tor tor..
Motor/transmissão Motor/tr ansmissão automática, coenxão elétrica 2. Nenhum sinal
Int Interrupção errupção do ca bo ou cu rt rto o circuito à massa. Nenhuma ligação do módulo de controle do motor/ motor/tr transmissão ansmissão automática. O sinal do potenciômetro da borboleta não é transmitido para o módulo de controle da transmissão.
Caso sejam indicadas adicionalmente as falhas: 01312 ou 01314, eliminá-las antes de outras. Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétric elétrico, o, inclusive da rede CAN. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 5. Inspecionar o módulo de controle do mo tor tor,, substituir substituir se ne cessário.
Temperatura do fluido Sinal demasiado a lto Nenhum tipo de falha detectado
Transmissão automática demasiado quente, máximo máximo 148oC. Caso a temperatura do fluido seja
Inspecionar o nível do fluido. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 5. Substituir a fita condutiva.
demasiado alta, a transmissão muda para a próxima marcha inferior. Carga do reboque do veíc veículo ulo demasiada alta. Nível do fluido não em ordem. Sensor de temperatura do fluido da transmissão transmissão - defeituoso.
Desmo ntar e montar o circuito impresso flexível.
Controle da velocidade Sinal não p lausí lausível vel
Falha elétrica/hidráulica. Embreagem com caixa do distribuidor defeituoso.
Ver Diagnóstico Elétrico, passo 4. Verificar em operação em qual marcha o erro acontece.
Interruptor do kickdown/potenciômetro da válvula da borboleta Sinal não p lausí lausível vel
Int Interrupção errupção do ca bo. Potenciômetro da válvula da borboleta - G69 - defeituoso. Int Interruptor erruptor do kickdown - F8 defeituoso.
Inspecionar os cabos e conectores com base no esquema elétric elétrico. o. Caso sejam indicadas adicionalmente as falhas: 01312 ou 01314, eliminá-las antes de outras falhas. Efetuar os reparos con forme
00518
00529
00532
00545
00638
00641
00652
00660
C o r re ç ã o
descrito no código 00518 Potenciômetro da válvula da borboleta - G69.
44
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Diagnósticos de Falhas (continuação) C ó d ig o 01192
01236
01312
C o m p o n e n te
C o r re ç ã o
Embreagem de ponte do conversor conversor Falha mecânica
Embreagem de ponte com deslize. Caixa do distribuidor defeituosa.
Deslize da embreagem de ponte do conversor, inspecionar. Ver Diagnóstico Elétrico, passo 7.
Solenóide de bloqueio da alavanca seletora - N110 Interrupção/ Interr upção/ curto circuito à m assa
Interrupção do cabo ou curto circuito Interrupção à massa. Solenóide de bloqueio da alavanca alavanca seletora - N110 - defeituoso.
Ver Diagnóstico Elétrico, passo 5.
Rede CAN propulsão Defeituoso Nenhuma comunicação
Cabos da rede CA N/conectores N/conectores defeituosos.
Inspecionar os cabos e copnectores da rede CAN com base no esquema elétrico.
Módulo de controle do motor Nenhuma comunicação
Cabos da rede CA N/conectores N/conectores defeituosos. Falha no sistema: Motor
Inspecionar os cabos e conectores da rede CAN com base no esquema elétrico. Inspecionar o módulo de controle do motor.
Módulo de controle do freio Nenhuma comunicação
Cabos da rede CA N/conectores N/conectores defeituosos. Falha no sistema: ABS.
Inspecionar os cabos e conectores da rede CAN com base no esquema elétrico. Inspecionar o módulo de controle do ABS.
Mó ód d ul ul o d de e co n nttr o l e d e ffe e ititu o so so
Mó d du u lo lo d de e c co o n ttrro lle e - J 2 17 17 defeituoso.
Substituir o módulo de controle.
0131 4
01316
65535
P o s s í v e is C a u s a s
NOTA: Somente após a detecção das possíveis causas das falhas e eliminação das falhas mecânica, hidráulica ou componente elétrico/eletrônico defeituoso e cabos e conexões é que se deve substituir o módulo de controle J217.
www.apttabrasil.com.br
45
Transmissão Automática - VW 01M
DESMONTAGEM E MONTAGEM DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Radiador de Fluido e Tubo de Abastecimento do Fluido
1. Parafuso Parafuso tipo banj banjo, o, 35 Nm. 2. Anel O-ring O-ring - subs substitu tituir ir sempre sempre.. 3. Rad Radiad iador or do flu fluido ido.. 4. 5. 6. 7. 8.
Anel O-ri O-ring ng - subs substitu tituir ir sempre sempre.. Carcaça Carc aça da da transm transmissão issão auto automáti mática. ca. Anel O-ri O-ring ng - subs substitu tituir ir sempre sempre.. Rete Re tent ntor or.. Capa - para proteç proteção ão do retentor, retentor, substi substituir tuir sempre sempre depois da verificação do nível do fluido. 9. Tubo de enchim enchimento ento de fluid fluido. o. 10. Anel O-ring - substituir substituir sempre.
46
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Bomba de Fluido até o Tubo de Apoio
1. Para Parafu fuso so:: a) 7 pe peça ças. s. b) aper apertar tar a 8 Nm, Nm, girando girando depo depois is mais mais 90°. c) a rotação rotação adicion adicional al de 90° 90° pode ser ser efetuad efetuadaa em várias fases. 2. Bomb Bombaa do flui fluido do com com êmbolo êmbolo B2. NOTA: Como peça de reposição, está subordinada às letras de identificação da transmissão automática. 3. Anel Anel O-r O-rin ing: g: a) sub substi stitui tuirr semp sempre re.. b) asse assentar ntar na bomba bomba do fluid fluido. o. 4. Jun Junta ta - substi substitui tuirr sempre sempre.. 5. Plac Placaa de apoi apoioo da mola mola,, 6 peça peças: s: a) colo colocar car 3 placas placas de de apoio apoio das molas molas depois depois da da montagem do primeiro disco externo. b) montar 3 placas placas de apoio apoio das das molas antes da da colocação do último disco externo. 6. Mo Mola la - 3 pe peça ças. s.
www.apttabrasil.com.br
7. An Anel el de de rete retenç nção ão.. 8. Ca Calç lçoo de aj ajus uste te.. 9. Disco exte externo rno - B2 - 3 mm de espe espessur ssura. a. 10. Disco interno - B2 - antes de montar um disco interno interno novo, mergulhá-lo durante 15 minutos em fluido. 11. Disco externo - B2 - montar sempre discos externos com 2 mm de espessura. 12. Disco externo - B2 - colocar um disco externo com 3 mm de espessura sobre o tubo de apoio. 13. Tubo de apoio - B2: B2: a) para o conjunto conjunto de discos discos do B2. B2. b) quan quando do é instalado, instalado, a ranhur ranhuraa tem de encaixa encaixarr na chaveta de retenção da roda livre. NOTA: Como peça de reposição, está subordinado às letras de identificação da transmissão automática. 14.Carcaça da transmissão automática com as embreagens montadas. 15.Filtro de tela - existente somente a partir da data de fabricação da transmissão automática 14 02 O.
47
Transmissão Automática - VW 01M
Embreagem da Marcha a Ré - K2 - até o Carregador Planetário Grande
a
a
1. Embreage Embreagem m da marc marcha ha a ré K2. K2. 2. Calç Calçoo de ajuste ajuste - podem podem estar estar montad montados os 1 ou 2 calço calço de ajuste. a a 3. Em Embr brea eage gem m K1 K1 da 1 à 3 marcha - as embreagens K1 e K3 estão embutidas uma na outra. NOTA:
6. Embr Embrea eage gem m K1 da 1 à 3 marchas com embreagem a a K3 da 3 e 4 marchas: a) as embreag embreagens ens K1 e K3 K3 estão estão embutida embutidass uma na outra. b) sepa separar rar a K1 K1 da K3 utiliz utilizando ando prens prensa. a. c) en encai caixar xar a K1 K1 na na K3. K3.
Como peça de reposição, está subordinado às letras de identificação da transmissão automática.
7. Rolamento Rolamento de de apoio apoio com arruel arruelaa - o rolament rolamentoo de apoio fica virado para o eixo primário pequeno. 8. Eix Eixoo primá primário rio pequ pequeno eno.. 9. Rol Rolame amento nto de agul agulhas has.. 10.Rolamento de apoio. 11. Eixo primário primário grande. 12.Rolamento de apoio 13. Arruela do rolamento rolamento de apoio - com rebordo. 14.Carregador planetário grande. 15.Rolamento de apoio. 16. Arruela do rolamento rolamento de apoio. 17. Carcaça da transmissão automática automática com roda livre
4. Anel Anel O-r O-rin ing: g: a) sub substi stitui tuirr sempr sempre. e. b) para a substitui substituição ção desmontar desmontar as embreagens embreagens K1 e K3, utilizar prensa na desmontagem. a a 5. Em Embr brea eage gem m K3 da 3 e 4 marchas com eixo da turbina. NOTA: Como peça de reposição, está subordinado às letras de identificação da transmiss ão automática.
montada e travas.
48
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Roda Livre e Freio B1 da Marcha a Ré
1. Trava: a) do tubo tubo de apoio apoio do freio freio B2. b) posi posição ção de montagem montagem:: as extremidade extremidadess abertas abertas da trava apontam para a trava da roda livre. 2. Trava: a) par paraa a rod rodaa livr livre. e. b) posi posição ção de montagem montagem:: as extremidade extremidadess abertas abertas da trava apontam para a trava da roda livre. 3. Roda livre com êmbol êmboloo do do freio freio B1 - antes da desmontagem da roda livre, desmontar o corpo de válvulas e o bujão de vedação. 4. Disco mola mola - o lado lado da curvatu curvatura ra fica fica virado virado para para a roda livre. 5. Placa de pressão pressão do freio freio B1 - o lado achatado virado para os discos. NOTA: Como peça de reposição, está subordinado às letras de identificação da transmissão automática.
6. Disco Disco interno interno do freio freio B1 - antes antes de de montar montar um disco disco interno novo, mergulhá-lo durante 15 minutos em fluido. 7. Dis Disco co exter externo no do frei freioo B1. B1. 8. Ca Calç lçoo de aj ajus uste te:: a) det deter ermin minar ar a espessu espessura. ra. b) ajus ajustar tar o frei freioo B1 da da marcha marcha a ré. 9. Carc Carcaça aça da transmis transmissão são automáti automática ca com carregad carregador or planetário montado.
www.apttabrasil.com.br 49
Transmissão Automática - VW 01M
Carregador Planetário e Cárter com Engrenagem Anelar e Tampa
1. Carregad Carregador or planet planetário ário – ajustar ajustar.. 2. An Anel el O O-r -rin ing: g: a) sub substi stitui tuirr sempr sempre. e. b) inst instalar alar no no carregad carregador or planetá planetário. rio. 3. Arr Arruela uela do rolam rolamento ento de apoio. apoio.
12. Junta - substituir sempre. sempre. 13.Tampa. 14.Parafuso, 8 Nm.
4. Rol amento apoio. apo io. de apoio 5. Rolame Arruela Arru ela nto do de rolamento rolame nto apoio - inseri inserirr o lado liso liso engrenagem anelar. 6. Carc Carcaça aça da transmiss transmissão ão automáti automática ca com engreengrenagem anelar montada. 7. Engr Engrenag enagem em anelar anelar - não é necessári necessárioo desmontar desmontar a engrenagem anelar para separá-la do carregador planetário. 8. Calço de ajuste ajuste do carregador planetário - determinar determinar a espessura, ajustar o carregador planetário. 9. Arrue uela la.. 10. Parafuso, 30 Nm - do eixo primário primário pequeno. 11. Anel espaçador - 7 peças, inserir na junta.
50
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem do Conjunto Planetário Com a transmissão automática suspensa pelo dispositivo de suspensão de transmissão: 1. Coloc Colocar ar o recipient recipientee de recolhime recolhimento nto de fluido fluido por por baixo da transmissão automática. 2. Solt Soltar ar o tampão tampão de vedaçã vedaçãoo (1) e o tubo tubo de respir respiroo do fluido (2). 3. Dr Dren enar ar o flu fluid ido. o. 4. Re Rete tent ntor or (3 (3). ). 5. Cap apaa (4 (4). 6. Fechar Fechar as ligaçõ ligações es do radiad radiador or do fluido fluido.. 7. Reti Retirar rar o conver conversor sor de torqu torque. e. 8. Fixar a transmissão transmissão automát automática ica ao suporte suporte de de montagem com os parafusos 1 e 2 (M10).
9. Remover a tampa tampa com junta (seta) (seta) do cárter cárter da da transmissão automática.
10. Remover o cárter de óleo. 11. Remover o filtro de tela do fluido. fluido. 12. Remover o corpo de válvulas com a fita condutiva.
www.apttabrasil.com.br 51
Transmissão Automática - VW 01M
13. Remover o retentor retentor do B1 (seta).
14. Soltar os parafusos (setas) da bomba de fluido.
15. Rosquear os parafusos (A) (M 8) nos furos roscados da bomba de fluido. 16. Rosquear os parafusos (A) uniformemente, uniformemente, separar a bomba de fluido do cárter da transmissão automática.
17. Desmontar o filtro de tela, se existente. existente. 18. O filtro de tela encontra-se na tubulação tubulação de retorno do fluido.
52
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
19. Extrair todas as embreagens embreagens com o tubo de apoio, os discos do B2, as molas e as placas de apoio das molas, em conjunto. 20. As embreagens K1 e K3 estão embutidas uma na outra. 21. Somente se for necessário desmontar desmontar ou substituir uma das embreagens é que será necessário separar a K1 da K3. 22. Desmontar na prensa prensa a K1 da K3.
23. Para desapertar desapertar e apertar o parafuso do eixo primário pequeno, enfiar uma chave de fenda por um dos furos da planetária grande.
24. Soltar o parafuso (seta) do eixo primário pequeno. pequeno. 25. Desmontar o parafuso com arruela e o calço de ajuste do eixo primário pequeno. 26.O rolamento de apoio do carregador planetário permanece na transmissão automática / eixo principal. 27. Remover o eixo primário pequeno. pequeno.
28. Remover o eixo primário grande (seta). (seta).
www.apttabrasil.com.br
53
Transmissão Automática - VW 01M
29. Remover a planetária grande (seta). (seta).
30.Desmontar o sensor de rotação da transmissão automática - G38. 31. Desmontar a trava do tubo de apoio (a) e a trava da roda livre (b). 32.Extrair com um alicate, do cárter da transmissão automática a roda livre pela trava (seta).
33. Extrair o carregador planetário planetário em conjunto com o disco mola. 34. Desmontar os discos do freio freio da marcha a ré - B1. NOTA: Não é necessário desmontar o eixo principal para desmontar o carregador planetário. 35. Separar a embreagem embreagem K1 da K3 utilizando a prensa.
36. As embreagens K1 e K3 estão encaixadas encaixadas uma na outra. NOTA: Somente se for necessário desmontar ou substituir uma das embreagens é que será necessário separar a K1 da K3. 37. Prestar atenção a que as superfícies superfícies de pressão das ferramentass estejam planas e sem danos. ferramenta 38. O encosto das embreagens embreagens fica virado para a placa de reação. 39. Segurar o eixo da turbina durante a separação das embreagens.
www.apttabrasil.com.br 54
Transmissão Automática - VW 01M
40. Encaixar a embreagem embreagem K1 na K3. 41. Instalar um anel O-ring O-ring novo na ranhura do eixo da turbina (seta). 42. Umedecer o anel O-ring com fluido. fluido.
43. Desprender o rolamento rolamento de apoio (1) com o anel da embreagem da 3ª e da 4ª marchas K3 (2).
44. Prestar atenção a que as superfícies de pressão das ferramentas estejam planas e sem danos. 45.Preparar a K1 e a K3 para serem encaixadas, conforme mostra a ilustração.
www.apttabrasil.com.br
55
Transmissão Automática - VW 01M
46. Antes de encaixar, centrar centrar a ferramenta (VW 418 A) na superfície para o rolamento de apoio (esta figura mostra a K3 por baixo). 47. Encaixar a embreagem K1 com cuidado, cuidado, até sentir o batente. 48.Não aplicar forças de pressão adicionais nas embreagens!
Montagem do Conjunto Planetário 1. Instalar Instalar o anel anel O-ring O-ring no carregado carregadorr planetári planetário. o. NOTA: Em caso de substituição do carregador planetário, fazer o ajuste.
2. Instalar Instalar o rolame rolamento nto de apoio apoio com as as arruelas arruelas e o carregador planetário no eixo principal. (1) O eixo principal principal está montado montado na carcaça da transmissão automática. (2) Instalar a arruela arruela do rolamento rolamento de apoio, com com o lado liso virado para o pinhão de entrada. (3) Rola Rolament mentoo de apoio. apoio. (4) Arruela do rolamento rolamento de apoio. apoio. (5) Montar o carregador carregador planetário planetário juntamente juntamente com o anel O-ring.
www.apttabrasil.com.br 56
Transmissão Automática - VW 01M
3. Instalar Instalar a planetári planetáriaa pequena pequena com a arruela arruela e o rolamento axial no carregador planetário. 4. Cent Centrar rar a arruela arruela e o rolamento rolamento axial axial na planetár planetária ia pequena. 5. Inst Instalar alar os discos discos interno internoss e externos externos do freio freio B1. 6. Inst Instalar alar a placa placa de pressão pressão com com o lado achatad achatadoo virado para os discos.
NOTA: A espessura da placa de pressão varia conforme o número de discos e está subordinada às letras de identificação da transmissão automática como peça de reposição.
7. Instalar Instalar o disco disco mola mola com o lado lado da curvatu curvatura ra virado virado para a roda livre.
8. Em caso caso de substitu substituição ição de qualqu qualquer er um dos itens itens abaixo, é necessário ajustar o freio B1. a) do cárter cárter da trans transmiss missão ão automát automática, ica, b) da ro roda da lilivr vre, e, c) do êmbolo êmbolo do do freio freio B1 da da marcha marcha a ré, ré, d) ou do doss dis disco cos. s. 9. Subm Submeter eter os cilind cilindros ros da roda roda livre a uma pré pré tensão tensão utilizando a ferramenta especial (3267) e instalar a roda livre.
www.apttabrasil.com.br
57
Transmissão Automática - VW 01M
10. Instalar a trava da roda livre livre (b) e a trava do tubo de apoio (a). 11. Inserir as aberturas da trava na chaveta de retenção (seta) da roda livre. 12.Montar o sensor do rotação da transmissão automática G38. 13. Inspecionar a folga do freio B1.
14.Instalar as peças na carcaça da transmissão automática, começando pela planetária grande até o eixo primário pequeno: (1) Planet Planetária ária grande grande;; (2) Pista do rolamento de apoio (o rebordo fica apontado para a planetária grande); (3) Rola Rolament mentoo de apoio; apoio; (4) Eixo primário grande; (5) Rola Rolament mentoo de apoio; apoio; (6) Rola Rolament mentoo de agulhas; (7) Eixo primári primárioo pequeno. pequeno.
15. Montar o parafuso (1) do eixo primário primário pequeno com a arruela (2) e o calço de ajuste (3). - To Torq rque ue de ap aper erto to 30 Nm Nm.. 16.Colocar o calço de ajuste (3) na ranhura do eixo primário pequeno (seta). 17. Determinar a espessura espessura do calço de ajuste. 18. Efetuar a medição da folga do carregador planetário.
58
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
19.Prender o rolamento de apoio com pista sobre a embreagem K3 da 3ª e 4ª marchas. (1) Rolamento de apoio com pista; pista; (2) Embreagem K3 da 3ª e 4ª marchas.
20. Verificar o assentamento dos anéis vedadores na K3. 21.Prestar atenção para que as aberturas dos anéis vedadores fiquem encaixadas umas nas outras.
22.Instalar a embreagem K1 da 1ª à 3ª marchas em conjunto com a embreagem K3 da 3ª e 4ª marchas.
23. Instalar os calço de ajuste (seta) na K1. K1. NOTA: No caso de uma substituição da K1, K2 ou da bomba de fluido, deve-se voltar a medir o calço de ajuste.
ATENÇÃO: Podem estar montados 1 ou 2 calços de ajuste.
www.apttabrasil.com.br 59
Transmissão Automática - VW 01M
24. Instalar a embreagem embreagem K2 da marcha a ré. 25.Instalar o tubo de apoio do conjunto de discos do freio B2 de modo que a ranhura do tubo de apoio encaixe na trava da roda livre.
26. Montar os discos do freio B2 pela seguinte ordem: - Col Coloca ocarr prime primeiro iro um disc discoo exter externo no com com uma uma espessura de 3 mm. - Ins Instal talar ar três três plac placas as de apoi apoioo das mola molass no disco disco externo. - In Inser serir ir mol molas as de pre pressã ssãoo (set (setas) as).. - Mo Monta ntarr todos todos os os discos discos exte externo rnoss até o últi último. mo. - In Insta stalar lar trê trêss placa placass de apoi apoioo de mola mola nas mola molass de pressão. - Ins Instal talar ar o últ último imo disc discoo exter externo no com com 3 mm de de espessura. 27. Selecionar o calço de ajuste. ajuste. 28. Instalar o calço de ajuste ajuste (a). 29. Montar o anel de retenção (b) no calço de ajuste, ajuste, com o lado liso voltado para o anel. 30. No caso de substituição de qualquer qualquer um dos itens abaixo, é necessário regular o freio B2 da 2ª e da 4ª marchas: a) do cárter cárter da trans transmiss missão ão automát automática; ica; b) do tub tuboo de apo apoio io;; c) da bom bomba ba de flu fluido ido;; d) do anel anel de rete retençã nção; o; e) ou do doss dis disco cos. s. NOTA: Esses componentes estão subordinados, como peças de reposição, às letras de identificação da transmissão automática.
60
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
31. Limpar e instalar o filtro filtro de tela. 32. O filtro de tela encontra-se na tubulação tubulação de retorno do fluido.
33. Instalar a junta da bomba de fluido. 34. Colocar um anel O-ring na bomba de fluido. 35. Montar a bomba de fluido. fluido. 36. Apertar os parafusos uniformemente uniformemente em cruz. NOTA: Cuidado para não danificar o anel O-ring. -
Torq To rque ue de ap aper erto to:: 8 Nm Nm..
37. Girar seguidamente seguidamente os parafusos mais 90°. 38.A rotação adicional pode ser efetuada em várias fases. 39.Efetuar uma medição de controle da folga da embreagem. 40. Instalar o retentor (seta) com anéis O-ring. 41.Posição de montagem: a saliência de retenção encaixa no canal do óleo. 42. Montar o corpo de válvulas com a fita condutiva. condutiva. 43. Montar o cárter do do óleo.
44.Montar a tampa (seta) com a junta e os anéis espaçadores. - To Torq rque ue de ap aper erto to:: 8 Nm Nm..
www.apttabrasil.com.br 61
Transmissão Automática - VW 01M
45.Apertar à mão o tubo de respiro do fluido (1) e o parafuso de fixação (2) com um novo retentor. 46. Montar o conversor de torque. torque. 47. Montar a transmissão automática. automática. 48. Colocar 3 litros de fluido e controlar o nível do fluido.
Ajustes no Conjunto Planetário 1. Freio Freio B1 da da march marchaa a ré: ré: a) cal calço ço de de ajust ajustee (A). (A). b) dete determina rminarr a espessura, espessura, ajusta ajustarr o freio B1 B1 da marcha a ré. 2. Fr Freio eio B2 B2 da 2ª e da 4ª marc marcha: ha: a a) disco exte externo rno ou calç calçoo de ajuste ajuste (B). (B). b) dete determin rminar ar a espessura espessura,, ajustar ajustar o freio B2 da 2 e a da 4 marchas.
62
3. Carrega Carregador dor pla planet netário ário:: a) cal calço ço de de ajus ajuste te (C). (C). b) determ determinar inar a espessu espessura, ra, ajustar ajustar o carrega carregador dor planetário. 4. Folga Folga da emb embrea reagem gem:: a) cal calço ço de de ajus ajuste te (D). (D). b) determ determinar inar a espessu espessura, ra, ajustar ajustar a folga folga da embreagem entre a K1 e a K2. www.apttabrasil.com.br
62
Transmissão Automática - VW 01M
Componentes de Ajuste do Carregador Planetário
Para ajustar o carregador planetário, montar os
8. A n e l
componentes sem o calço de ajuste (17) na carcaça da transmissão automática. 1. Eixo principal principal - não desmont desmontar ar para ajustar o carregador planetário. 2. Pist Pistaa do rolamen rolamento to de apoio apoio - coloca colocarr o lado liso liso virado para o pinhão de entrada. 3. Ro Rola lame ment ntoo de apoi apoioo 4. Pis Pista ta do rola rolamen mento to de apoi apoioo 5. Anel O-ring O-ring - instalar instalar no carreg carregador ador planet planetário ário.. 6. Carr Carrega egador dor pla planetá netário rio.. 7. Carc Carcaça aça da da transmi transmissão ssão auto automáti mática: ca: a) com eixo eixo principa principall e rolamento rolamento de de apoio. apoio. b) o rolamento rolamento de de apoio permane permanece ce no eixo eixo
9. Ro Rola lame ment ntoo de apo apoio io 10.Planetária grande 11. Anel - instalar na planetária grande. grande. 12.Rolamento de apoio 13. Eixo primário grande 14.Rolamento de apoio 15.Rolamento de agulhas 16.Eixo primário pequeno 17.Calço de ajuste - não instalar para ajustar o carregador planetário. 18.Arruela 19. Parafuso para o eixo primário pequeno, pequeno, 30 Nm
principal.
www.apttabrasil.com.br
63
Transmissão Automática - VW 01M
Calço de ajuste “A” - medir 1. Montar Montar todos todos os componen componentes tes (2 a 16) na na carcaça carcaça da transmissão automática.
2. Posicionar Posicionar uma uma chave chave de fenda fenda nos furos furos da planetária grande, para poder desapertar e apertar o parafuso do eixo primário pequeno.
3. Montar Montar o parafuso parafuso (1) (1) do eixo primár primário io pequeno pequeno com a arruela (2) e sem o calço de ajuste (3). - To Torq rque ue de ap aper erto to:: 30 30 Nm. Nm.
4. Colocar o relógio relógio comparador comparador na ferramenta ferramenta especial. 5. Mont Montar ar o dispositiv dispositivoo de medição medição e instalar instalar a ponta ponta do comparador, com 1 mm de pré tensão, no centro da cabeça do parafuso. 6. Ajus Ajustar tar o compar comparador ador em “0”. 7. Comp Comprimi rimirr o eixo primário primário pequen pequenoo para cima cima e ler o valor de medição. Exemplo: valor de medição 2,00 mm 8. Dete Determin rminar ar a espessur espessuraa do calço calço de ajuste ajuste de acordo acordo com a tabela.
www.apttabrasil.com.br
64
Transmissão Automática - VW 01M
Tabela de Calços de Ajuste V a lo r M e d id o ( m m )
C a lç o s d e A ju s t e ( m m )
1 ,2 6 - 1 ,3 5
1 ,0
1 ,3 6 - 1 ,4 5
1 ,1
1 ,4 6 - 1 ,5 5
1 ,2
1 ,5 6 - 1 ,6 5
1 ,3
1 ,6 6 - 1 ,7 5
1 ,4
1 ,7 6 - 1 ,8 5
1 ,5
1 ,8 6 - 1 ,9 5
1 ,6
1 ,9 6 - 2 ,0 5
1 ,7
2 ,0 6 - 2 ,1 5
1 ,8
2 ,1 6 - 2 ,2 5
1 ,9
2 ,2 6 - 2 ,3 5
2 ,0
2 ,3 6 - 2 ,4 5
2 ,1
2 ,4 6 - 2 ,5 5
2 ,2
2 ,5 6 - 2 ,6 5
2 ,3
2 ,6 6 - 2 ,7 5
2 ,4
2 ,7 6 - 2 ,8 5
2 ,5
2 ,8 6 - 2 ,9 5
2 ,6
2 ,9 6 - 3 ,0 5
2 ,7
3 ,0 6 - 3 ,1 5
2 ,8
3 ,1 6 - 3 ,2 5
2 ,9
Exemplo: Valor medido de 2,00 mm. Instalar um calço com uma espessura de 1,7 mm. 9. Solt Soltar ar o parafus parafuso o do eixo primá primário rio pequen pequeno. o. 10. Instalar o calço de ajuste determinado (3) no no eixo primário pequeno (seta). 11. Apertar o parafuso do eixo primário pequeno pequeno (1) com o calço (2). -
Torq To rque ue de ap aper erto to:: 30 30 Nm. Nm.
12. Verificar a folga do carregador planetário. planetário.
www.apttabrasil.com.br
65
Transmissão Automática - VW 01M
Inspeção da folga do carregador planetário planetário 1. Instalar Instalar o comparad comparador or na ferramen ferramenta ta especial especial e colocar a ponta sobre o parafuso do eixo primário pequeno. 2. Deslo Deslocar car o eixo eixo primário primário peque pequeno no para para cima e para para baixo e ler a folga no comparador. Folga: Min. = 0,23 mm Máx. = 0,37 mm NOTA: Se o carregador planetário tiver sido ajustado com o freio B1 da marcha a ré desmontado e com a roda livre desmontada, é necessário montar o freio B1 da marcha a ré antes de montar o carregador planetário.
Ajuste do Freio B1 da Marcha a Ré
Componentes de ajuste do freio B1 da marcha a ré 1. Carcaça Carcaça da transmi transmissão ssão automát automática ica - com eixo eixo principal e carregador planetário instalados. 2. Ca Calç lçoo de aj ajus uste te.. 3. Di Disc scoo exte extern rnoo B1. B1. 4. Di Disc scoo inte intern rnoo B1. B1. 5. Plac Placaa de pres pressã são: o: a) lado achat achatado ado para para o lado lado dos disc discos. os.
b) subordinada, subordinada, como peça, às letras letras de identificação da transmissão automática. 6. Disco mola; mola; lado lado da curvat curvatura ura aponta apontado do para para a roda livre. 7. Roda livre livre com com êmbolo êmbolo B1; antes antes de de iniciar iniciar a desdesmontagem e montagem da roda livre, desmontar o corpo de válvulas e remover o retentor e desmontar o sensor de rotação da transmissão automática G38. 8. Trava. www.apttabrasil.com.br
66
Transmissão Automática - VW 01M
Calcular a espessura do calço de ajuste “A” 1. Para o processo de medição, medição, a carcaça da transmissão automática tem que ser girada no cavalete de montagem de maneira que fique com o eixo principal para baixo. 2. A espessur espessuraa do calço calço de ajuste ajuste é determi determinada nada pela pela medida da folga “x” e deve ser selecionada de acordo com a tabela. x=k+ 1 - m 2 A =calço de ajuste x = medi medida da da folga I = posi posição ção do êmbolo êmbolo na roda livre livre m = altura do conjunto de discos com a placa de pressão K =valor constante = 26,9 mm ATENÇÃO: “K” é determinado pela altura estabelecida pela construção do cárter da transmissão automática, não sendo, por conseguinte, ajustável.
Calcular “I” 1. Comprimi Comprimirr o êmbolo êmbolo na roda roda livre, livre, até o batente batente.. 2. Colo Colocar car um umaa régua (A) (A) sobre sobre a pista pista externa externa da roda roda livre. 3. Medir com calibre calibre de profu profundida ndidade de (B) na na ranhura ranhura interna do êmbolo. Exemplo: Valor medido = 51,8 mm - Régua = Valo lorr ca calc lcuula lado do “I” =
- 48,2 mm 3,66mm 3,
Calcular Ca lcular “ m”
1. Colocar Colocar a régua régua (A) sobre sobre a placa placa de press pressão. ão. 2. Comp Comprim rimir ir o conjunto conjunto de de discos discos com a placa placa de pressão no sentido da seta e medir com o calibre de profundidade (B) a espessura do conjunto de discos. Exemplo: Valor medido = 73,5 mm - Régua = - 48,2 mm Valo Va lorr ca calc lcul ulad adoo “m “m”” = 25,3 25 ,3 mm
x=k+ 1m 2
= 26,9 + 3,6 - 25,3 = 3,4 mm
www.apttabrasil.com.br
2
67
Transmissão Automática - VW 01M
3. Sele Seleciona cionarr o calço de ajuste ajuste de acordo acordo com com a tabela: tabela: T a b e la d e
C a lç o s d e A ju s t e
F o lg a " x " (m m )
C a lç o s d e A ju s t e ( m m )
2 ,3 6 - 2 ,4 5
1 ,0
2 ,4 6 - 2 ,5 5
1 ,1
2 ,5 6 - 2 ,6 5
1 ,2
2 ,6 6 - 2 ,7 5
1 ,3
2 ,7 6 - 2 ,8 5
1 ,4
2 ,8 6 - 2 ,9 5
1 ,5
2 ,9 6 - 3 ,0 5
1 ,6
3 ,0 6 - 3 ,1 5
1 ,7
3 ,1 6 - 3 ,2 5
1 ,8
3 ,2 6 - 3 ,3 5
1 ,9
3 ,3 6 - 3 ,4 5
1 ,0 + 1 ,0
3 ,4 6 - 3 ,5 5
1 ,0 + 1 ,1
3 ,5 6 + 3 ,6 5
1 ,1 + 1 ,1
3 ,6 6 - 3 ,7 5
1 ,1 + 1 ,2
3 ,7 6 - 3 ,8 5
1 ,2 + 1 ,2
3 ,8 6 - 3 ,9 5
1 ,2 + 1 ,3
3 ,9 6 - 4 ,0 5
1 , 3 + 1 ,3
4 ,0 6 - 4 ,1 5
1 ,3 + 1 ,4
4 ,1 6 - 4 ,2 5
1 ,4 + 1 ,4
4. Depo Depois is de seleciona selecionarr o calço para para o freio B1, efetua efetuarr uma medição da folga.
Medição da folga do freio B1 da marcha a ré 1. Montar Montar as peças peças até a roda roda livre livre e firmá-las firmá-las por por meio de uma trava. 2. Medir, Medir, com a ajuda ajuda de um um calibre calibre de lâminas lâminas (A), (A), a folga entre os discos. Folga: Min. = 1,25 mm Máx. = 1,55 mm
www.apttabrasil.com.br
68
Transmissão Automática - VW 01M
Ajuste da Folga da Embreagem entre K1 e K2
Para o ajuste da folga da embreagem, montar os componentes sem o calço de ajuste (4). 1. Carcaça Carcaça da transmis transmissão são automáti automática ca - carregad carregador or planetário montado até o eixo primário pequeno. 2. Rolam Rolamento ento de apoio apoio com pist pista: a: a) o rolamento rolamento de de apoio apoio está voltad voltadoo para o eixo primário pequeno. b) a pista pista está está voltad voltadaa para para a K3. K3. 3. Embr Embreage eagem m K1 da 1ª 1ª até à 3ª march marchaa e embreage embreagem m K3 da 3ª e 4ª marchas - as embreagens K1 e K3 estão encaixadas uma na outra. 4. Ca Calç lçoo de aj ajus uste te:: a) não instala instalarr caso se preten pretenda da ajustar ajustar a folga folga da embreagem. b) pode podem m estar estar instalado instaladoss 1 ou 2 calços de ajuste ajuste.. 5. Emb Embrea reagem gem K2 K2 da march marchaa a ré.
www.apttabrasil.com.br
Condições: 1. Carregad Carregador or planetár planetário io instalado instalado e ajustado ajustado.. 2. Para o processo de medição, medição, a carcaça da transmissão automática tem que ser girada no cavalete de montagem de maneira que fique com o eixo principal para baixo.
69
Transmissão Automática - VW 01M
Calço de ajuste “A” - medir (A) Calç Calçoo de ajuste (1) Bom Bomba ba de fluido fluido (2) Embreage Embreagem m K2 da marcha a ré (3) Embreage Embreagem m K1 da 1ª 1ª à 3ª marcha marcha (4) Embreage Embreagem m K3 da 3ª 3ª e 4ª marcha marcha
NOTA: Selecionar a espessura do calço de ajuste. Para isso, medir a folga “x” e determinar a espessura do calço: Folga “x” = a - b
Calcula Ca lcularr “ a”:
1. Para o processo de medição, medição, a carcaça da transmissão automática tem que ser girada no cavalete de montagem de maneira que fique com o eixo principal para baixo. 2. Coloc Colocar ar a régua régua (A) na carcaça carcaça da da transmiss transmissão ão automática. 3. Comp Comprimi rimirr a K1 junto junto com a K3 K3 para baixo baixo (seta) (seta),, e medir com o calibre de profundidade (B) na K1.
Exemplo: Valor medido 1 = 88,5 mm
4. Medir com com o calibre calibre de profundid profundidade ade (B) para a flange da bomba na carcaça da transmissão automática. Exemplo: Valor medido 2 = 34,3 mm Valor medido 1 = 88,5 mm - Valor medido 2 = - 34,3 mm Valor calculado “a” = 54,2 mm = valor medido da flange da bomba / carcaça da transmissão automática para a K1.
www.apttabrasil.com.br
70
Transmissão Automática - VW 01M
Calcular “b”: 1. Colo Colocar car nova nova junta de de papel sobre sobre a bomba bomba de fluido. fluido. 2. Colocar Colocar a régua régua (B) (B) por cima do apoio do estator estator (seta) e medir com o calibre de profundidade (A) assentado na junta da flange da bomba. Exemplo: Valor medido - Régua
= =
“b”= Valor calculado “b” =
70,5 m -19,5 mm 51,0 mm
Medida da folga ‘x” = a - b = 54,2 mm - 51,0 mm = 3,2 mm Tabela de Calços de Ajuste Fo lg a " x" x" (mm)
Ca allço s de Aju ste (mm)
2,54
1,4
2,55 - 3,09
1+1
3,10 - 3,49
1,2 + 1,2
3,50 - 3,89
1,4 + 1,4
3,90 - 4,29
1,6 + 1,6
4,30 - 4,69
1,8 + 1,8
4,70 - 5,04
1,2 + 1,2 + 1,6
5,05 - 5,25
1,2 + 1,2 + 1,8
3. Selecionar Selecionar os calços calços de ajuste de acordo acordo com com a tabela. 4. Fazer uma medição medição de de controle controle da folga da embreagem, após a montagem da bomba de fluido.
Medição de controle da folga da embreagem 1. A folga folga da embre embreagem agem somente somente pode ser ser medida medida após a instalação da bomba de fluido. 2. Fixar o suporte suporte do comparad comparador or no cárter da transmissão automática e colocar o comparador com 1 mm de pré tensão sobre o eixo da turbina. 3. Moviment Movimentar ar o eixo da turbin turbina a para cima cima e para baixo baixo e ler a folga no comparador. Folga: Min. = 0,5 mm Máx. = 1,2 mm
www.apttabrasil.com.br
71
Transmissão Automática - VW 01M
Ajuste do freio B2 da 2ª e da 4ª marchas
Para dar início ao ajuste, instalar os componentes sem o calço de ajuste (11), sem o último disco externo (10) e sem a placa de apoio da mola (6). 1. Carcaça Carcaça da da transmis transmissão são autom automátic áticaa 2. Tr Trava ava - par paraa o tubo tubo de de apoio. apoio. 3. Tu Tubo bo de apoio apoio do do freio freio B2: B2: a) subordina subordinado, do, como como peça, às letras letras de iden-
4. 5. 6.
7.
tificação da transmissão automática. b) instalar instalar,, de modo que que a ranhura ranhura encaixe encaixe na trava trava da roda livre. Disco exte externo rno do freio freio B2 B2 - 3 mm de espes espessura sura.. Placa de apoio apoio da mola - montar depois da montagem montagem do primeiro disco externo (4) Placa Pla ca de de apoio apoio da mola mola:: a) não instalar instalar para para ajusta ajustarr o disco do freio freio B2. B2. b) instalar antes da da montagem montagem do último disco externo Mola - subord subordinada inada,, como peça, peça, às letras letras de identificação da transmissão automática
8. Disco intern internoo do freio B2 - subord subordinad inado, o, como peça, peça, às letras de identificaçã identificaçãoo da transmissão automática 9. Disco externo externo do freio freio B2 - utiliza utilizarr sempre sempre discos externos de 2 mm de espessura. 10. Disco externo do freio freio B2: a) 3 mm mm de de espe espessu ssura ra.. b) não instal instalar ar para para ajustar ajustar o freio freio B2. B2. 11. Calço de ajuste - não instalar para ajustar ajustar o freio B2. 12. Anel de retenção - para ajustar o freio B2 é colocado com o lado liso sobre o último disco interno (8).
www.apttabrasil.com.br
72
Transmissão Automática - VW 01M
Calcular a espessura do(s) calço (s) de ajuste A espessura do(s) calço (s) de ajuste é determinada pela medida da folga “x”, calculada com base na seguinte fórmula: Medida da folga “x” = a - b - 2,65 mm
Para uma melhor compreensão fórmula, representada na figura a situação dessa da medição. Nãoestá se encontra representada a ferramenta especial que exerce uma força (F) através do anel de retenção sobre o conjunto de discos. 2,65 mm - é aqui considerado um valor de aperto exercido pela força (F). (1) Bom Bomba ba de fluido fluido (2) Anel de retenção retenção (3) Discos do freio freio B2 sem o último último disco externo externo (4) Tubo de apoio apoio
NOTA: O primeiro disco externo (seta) e o último disco externo (não montar para proceder à medição) têm sempre 3 mm de espessura. Calcular a medida “a” 1. Montar o carregador carregador planetá planetário rio até o último último disco interno do freio B2. NOTA: O último disco externo e o calço de ajuste não são instalados. 2. Colocar Colocar o anel anel de retenç retenção ão com o lado liso liso sobre sobre o último disco interno. 3. Aplicar Aplic ar a eferramen fergirá-la ramenta ta especial esp sobre o anel sobre aficarem nel de retenção até os ecial três grampos alinhados com os 3 furos da bomba de fluido. 4. Apar Aparafus afusar ar a ferramen ferramenta ta especial especial com com um aperto aperto de 5 Nm na flange da bomba de fluido. 5. Dess Dessee modo, modo, o conjunto conjunto de de discos discos do freio freio B2 fica fica comprimido para proceder à medição.
www.apttabrasil.com.br
73
Transmissão Automática - VW 01M
com um calibre calibre de de profundid profundidade ade a distânci distância a 6. Medir com entre a flange da bomba / cárter da transmissão automática (seta) até a ferramenta especial. Medida “a” = altura da ferramenta especial em mm - valor de medição Exemplo: Altura da ferramenta
=
60,0 mm
- Valor da medição
=
- 32,7 mm
a” Valor calculado ““a”
=
27,3 mm
7. Anot Anotar ar o valor valor calcu calculado lado “a”. 8. Desm Desmonta ontarr a ferram ferramenta enta espe especial cial.. 9. Reti Retirar rar o anel anel de de retenç retenção. ão. Calcular a medida “b” 1. Compr Comprimir imir o êmbolo até o batente batente na bomba bomba de fluido. fluido. 2. Colo Colocar car a junta junta de papel papel sobre sobre a bomba de de fluido. fluido. 3. Colocar Colocar a régua régua (B) (B) por cima cima do apoio do estator estator (setas) e medir com o calibre de profundidade (A) assentado na flange da bomba. Exemplo: Valor medido
=
39,8 mm
- Régua
=
- 19,5 mm
b”= Valor calculado ““b” =
20,3 mm
4. Anot Anotar ar o valor valor calcu calculado lado “b”. Tabela de Calços de Ajuste
Medida da folga “x” = a - b - 2,65 mm Medida da folga “x” = 27,3 - 20,3 - 2,65 mm = 4,35 mm
F o lg a " x " ((m mm)
C a lç o s d e Aj A ju s te (m (m m )
3 ,2 5 - 3 ,5 0
1 ,0
3 ,5 1 - 3 ,7 5
1 ,2 5
NOTA:
3 ,7 6 - 4 , 0 0
1 ,5 0
No presente exemplo terão de ser montados dois calços de ajuste (com 1 mm de espessura cada).
4 , 0 1 - 4 ,2 5
1 ,7 5
4 ,2 6 - 4 ,5 0
1 ,0 0 + 1 , 0 0
4 , 5 1 - 4 ,7 5
1 , 0 0 + 1 ,2 5
4 ,7 6 - 5 ,0 0
1 , 2 5 + 1 ,2 5
5 ,0 1 - 5 ,2 5
1 ,2 5 + 1 ,5 0
5 ,2 6 - 5 ,5 0
1 ,5 0 + 1 ,5 0
5 ,5 1 - 5 ,7 5
1 , 5 0 + 1 ,7 5
5 ,7 6 - 6 , 0 0
1 , 7 5 + 1 ,7 5
5. Selecion Selecionar ar a espessur espessura a do(s) do(s) calço (s) (s) de ajuste ajuste de acordo com a tabela.
6. Colocar Colocar três três apoios apoios de mola mola sobre sobre as molas molas de pressão.
7. Instalar Instalar o último último disco disco externo externo com com 3 mm de espessura. 8. Inst Instalar alar o(s) o(s) calço (s) (s) de ajuste “a” “a” determina determinado(s do(s). ). 9. Colo Colocar car um anel anel de retenção retenção “b” sobre sobre o(s) o(s) calço (s) (s) de ajuste, com o lado liso virado para o anel.
www.apttabrasil.com.br
74
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem da Bomba de Fluido
As peças de reposição da bomba de fluido e a própria bomba estão subordinadas às letras de identificação da transmissão automática. 1. Anel de vedação - verificar verificar quanto quanto ao correto correto assentamento. 2. Anel de vedação - verificar verificar quanto quanto ao correto correto assentamento. 3. Anel de vedação - verificar verificar quanto quanto ao correto correto assentamento. 4. Ar Arru ruel elaa de apoi apoio. o. 5. Pist stãão: a) os lábios lábios de vedação vedação estão estão integr integrados ados no pistã pistãoo por vulcanização. b) umed umedecer ecer os lábios lábios de vedaçã vedaçãoo com fluido, fluido, antes antes da montagem. c) para mont montar, ar, girar girar um pouco pouco o pistã pistão. o.
www.apttabrasil.com.br
6. Parafuso Parafuso,, 10 Nm - gira girarr depois depois mais mais 45º. 7. Car Carcaç caçaa do do frei freioo B1. B1. 8. En Engr grena enage gem m movida movida:: a) a marca do do fabrican fabricante te (seta) (seta) está virad viradaa para o apoio do estator. b) no caso de montag montagem em incorret incorretaa da engrenag engrenagem em movida, a bomba do fluido poderá travar, quando montada. 9. Engre Engrenagem nagem motriz motriz - o ressalto ressalto maior maior está virado para o apoio do estator. 10.Carcaça da bomba de fluido. 11.Anel O-ring - substituir sempre. 12.Retentor do conversor de torque.
75
Transmissão Automática - VW 01M
Verificação do assentamento dos anéis de vedação 1. Prestar Prestar atençã atençãoo a que as extremi extremidade dadess dos anéis anéis de vedação fiquem encaixados entre si.
2. Instalar Instalar e encai encaixar xar o anel anel de vedaç vedação. ão. 3. Ins Instal talar ar o anel anel na ranh ranhura ura.. 4. Compri Comprimir mir o anel anel para para encaixá-lo, encaixá-lo, coloca colocando ndo uma extremidade por cima da outra. 5. Não girar girar de um lado lado o anel para para fora fora da ranhura ranhura..
Desmontagem e Montagem da Roda Livre com o Pistão do Freio B1 1. 2. 3. 4. 5.
Rolete. Molas. Gaiola. Pist Pi staa ext exter erna na.. Pis isttão: a) os lábios lábios de vedação vedação estão estão integra integrados dos no pistão pistão por vulcanização. b) umed umedecer ecer os lábios lábios de vedaçã vedaçãoo com fluido, fluido, antes antes da montagem. c) para mont montar, ar, girar girar um pouco pouco o pist pistão. ão. d) po posiç sição ão de mo monta ntagem gem..
76
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Montagem do rolete e das molas 1. Instalar Instalar as as molas molas de modo modo a que a mola mola (seta) (seta) fique fique encaixada na gaiola.
2. Instalaç Instalação ão da gaiola gaiola com com as molas molas e o rolete rolete.. 3. Vira Virarr as saliência saliênciass de retenção retenção grandes grandes (seta) (seta) para para cima.
4. Firm Firmar ar a ga gaio iola la.. 5. Gira Girarr a armação armação no sentid sentidoo da seta, seta, até o batente batente,, de modo a que a gaiola fique fixa.
6. Posi Posição ção de monta montagem gem do pistã pistão. o. 7. Instalar o pistão (A) conforme conforme represent representado ado na figura.
www.apttabrasil.com.br
77
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem a Embreagem K1 da 1ª à 3ª Marcha
A embreagem somente pode ser desmontada para limpar e para inspecionar visualmente. As embreagens K1 e K3 estão encaixadas uma na outra. 1. Anéis Anéis separador separadores es - desprende desprenderr 4 peças do suporte suporte do disco interno. 2. Carcaç Carcaçaa da embre embreage agem m K3. K3. 3. An Anel el trav trava: a: a) esp espess essura urass diferent diferentes. es. b) iden identific tificar ar depois depois de remover remover e voltar voltar a inserir inserir no mesmo local. 4. Pl Plac acaa de re reaç ação ão:: a) lado liso liso virado virado para para o disco disco interno. interno. b) inst instalar alar em conjun conjunto to com o suporte suporte do disco disco interno. 5. Di Disc scoo int inter erno no.. 6. Disco exte externo rno - sempre sempre com com 1,5 mm mm de espessu espessura. ra. 7. Disco exte externo rno - sempre sempre com com 2,0 mm mm de espessu espessura. ra. 8. Di Disc scoo mol mola. a. 9. An Anel el tr trav ava. a.
10.Pistão secundário: a) os lábios lábios de vedação vedação estão estão integra integrados dos na tampa tampa do pistão por vulcanização. b) umed umedecer ecer os lábios lábios de vedaçã vedaçãoo com fluido, fluido, antes antes da montagem. c) girar um pouco o pistão pistão para iniciar a sua montagem. 11. Molas de retorno - com armação armação de apoio e molas de pressão. 12. Pistão da embreagem: embreagem: a) os lábios lábios de vedação vedação estão estão integra integrados dos no pistão pistão por vulcanização. b) umed umedecer ecer os lábios lábios de vedaçã vedaçãoo com fluido, fluido, antes antes da montagem. c) para mont montar, ar, girar girar um pouco pouco o pist pistão. ão. 13. Tambor da embreagem embreagem - antes de instalar o suporte dos discos internos, montar o disco mola (8), os discos internos e externos no tambor da embreagem.
www.apttabrasil.com.br
78
Transmissão Automática - VW 01M
Remoção e instalação do anel trava 1. Comprimir Comprimir o pistão secun secundário dário com as molas de retorno, de modo a que o anel trava (seta) possa ser inserido na ranhura.
2. Instalar a placa de reação reação e os discos sobre sobre o suporte suporte dos discos internos. 3. Mont Montar ar a placa placa de reação reação (a) (a) com o lado lado liso voltad voltadoo para o disco interno e com o lado rebaixado para o suporte dos discos internos. 4. Inst Instalar alar 3 discos discos interno internoss (b) e 2 discos discos externos externos (c). (c). 5. Enca Encaixar ixar o rolament rolamentoo de apoio pelo pelo rebordo rebordo (setas) (setas):: a) encaixar corretamen corretamente te as saliências de retenção. retenção. b) inst instalar alar o disco disco mola mola e os outros outros discos discos no tambor tambor da embreagem.
6. Instalar Instalar o disco disco mola mola e os discos discos externos externos e internos internos no tambor da embreagem. 7. Inst Instalar alar prim primeiro eiro o disco disco mola mola.. 8. Inst Instalar alar um um disco exter externo no com 2 mm de de espessura espessura.. 9. Inst Instalar alar os discos discos interno internoss e externos externos restante restantes. s.
10.Instalar o suporte dos discos internos e instalar o anel trava (seta). 11.Levantar um pouco o suporte dos discos internos para instalar o anel trava (setas).
www.apttabrasil.com.br
79
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem da Embreagem K2 da Marcha a Ré
A embreagem somente pode ser desmontada para limpar e para inspecionar visualmente. Deve-se prestar atenção a que a esfera de alívio do pistão (seta) não seja danificada. 1. Anel retentor retentor - identificar identificar depois de remover remover e voltar a inserir no mesmo local. 2. Plac Placaa de reação reação - a superfíci superfíciee lisa fica fica voltada voltada para o 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.
lado dos discos internos. Disc Di scoo int inter erno no.. Disc Di scoo ext exter erno no.. Disc Di scoo mol mola. a. Anel An el tr trav ava. a. Conjunto Conju nto da mola de reto retorno. rno. Anell de apo Ane apoio io da da mola. mola. Pis isttão: a) os lábios lábios de vedação vedação estão estão integra integrados dos no pistão pistão por vulcanização. b) umed umedecer ecer os lábios lábios de vedaçã vedaçãoo com fluido, fluido, antes antes da montagem. c) para mont montar, ar, girar girar um pouco pouco o pist pistão. ão.
10. Tambor da embreagem. embreagem.
80
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Remoção e instalação do anel trava 1. Comprimi Comprimirr o conjunto conjunto da mola de retorn retornoo para baixo, baixo, com cuidado, com a ajuda da ferramenta especial, somente até ser possível remover e instalar o anel trava (seta). 2. Não danific danificar ar a esfera esfera de alívio alívio do pistã pistãoo do tambor tambor da embreagem.
3. Verifica Verificarr a posição posição de instalaçã instalaçãoo do conjunto conjunto da mola mola de retorno, do anel trava. 4. O anel trava (seta) terá de de estar estar assentado assentado na ranhur ranhuraa do tambor da embreagem. O conjunto da mola de retorno terá de ficar centralizado centralizad o em relação ao cubo.
www.apttabrasil.com.br 81
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem da Embreagem K3 da 3ª e 4ª Marchas com Eixo da Turbina
A embreagem somente pode ser desmontada para limpar e para inspecionar visualmente. As embreagens K1 e K3 estão embutidas uma na outra. 1. An Anel el tr trav ava: a:
b) umedecer umedecer os lábios lábios de vedaçã vedaçãoo com fluido, fluido, antes antes da montagem. c) para monta montarr a tampa tampa do pistão, pistão, girá-l girá-laa um pouco. pouco. d) compr comprimir imir a tampa tampa para para desmonta desmontar, r, montar montar e
a) espess espessura urass diferent diferentes. es. b) iden identifi tificar car depois depois de remover remover e voltar voltar a inserir inserir no mesmo local. Placaa de reação Plac reação - montar montar o lado lado do ressalto ressalto voltad voltadoo para o anel trava. Disc Di scoo int inter erno no.. Disc Di scoo ext exter erno no.. Placaa de reação Plac reação - montar montar com o disco disco mola agreg agregado ado voltado para o pistão. Discoo mola - agreg Disc agregado ado à placa placa de de reação reação (5). (5). Anel An el tr trav avaa Pist Pi stão ão secun secundá dári rio: o: a) os lábios lábios de vedação vedação estão estão integra integrados dos na tampa tampa
inserir o anel trava (7). 9. Mola - instal instalar ar entre entre o pistão pistão e a tampa tampa do pistão. pistão. 10. Pistão da Embreagem: Embreagem: a) os lábios lábios de vedação vedação estão estão integrado integradoss no pistão pistão por vulcanização. b) umed umedecer ecer os lábios lábios de vedaçã vedaçãoo com fluido, fluido, antes antes da montagem. c) para mont montar, ar, girar girar um pouco pouco o pist pistão. ão. 11. Tambor da embreagem com eixo da turbina: turbina: a) exis existem tem dois dois model modelos os difere diferentes ntes.. b) de altura altura diferent diferente, e, conforme conforme o número número de discos discos externos e internos. 12. Anel O-ring - substituir substituir sempre.
2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.
do pistão por vulcanização.
13. Anéis de vedação do eixo - verificar quanto ao correto correto assentamento.
82
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Remoção e Instalação do anel trava 1. Comprimir Comprimir a tampa tampa do pistão para baixo, baixo, com cuidado, até ser possível desmontar e montar o anel trava (seta).
2. Verifica Verificarr o assentamen assentamento to dos anéis anéis de vedação. vedação. 3. Está m monta ontado do um anel anel de vedaçã vedaçãoo no eixo eixo da bomba bomba dentro do alojamento da embreagem. 4. Prest Prestar ar atenção atenção a que que as extremida extremidades des dos anéis vedação fiquem encaixados entre si.
5. Instalar Instalar o anel anel de vedaçã vedaçãoo na ranhu ranhura. ra. 6. Compr Comprimir imir o anel anel de vedação vedação para encaix encaixá-lo á-lo,, colocando uma extremidade por cima da outra. 7. Não retirar retirar o anel anel de vedação vedação para para fora da ranhur ranhura, a, girando-o somente de um lado.
8. Instalar Instalar o anel anel O-ring O-ring na ranhura ranhura do eixo eixo da turbina turbina (seta).
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
MAPEAMENTO DO CORPO DE VÁLVULAS 01M Veículos 98 em diante
83
www.apttabrasil.com.br
84
Transmissão Automática - VW 01M
CORPO DE VÁLVULAS 01M - AUDI E VOLKSWAGEN
www.apttabrasil.com.br 85
Transmissão Automática - VW 01M
PLACA DE TRANSFERÊNCIA INFERIOR Série 500L
www.apttabrasil.com.br
86
Transmissão Automática - VW 01M
PLACA DE TRANSFERÊNCIA SUPERIOR Série 500U
www.apttabrasil.com.br 87
Transmissão Automática - VW 01M
PLACA ESPAÇADORA INFERIOR Série 400
www.apttabrasil.com.br
88
Transmissão Automática - VW 01M
CORPO DE VÁLVULAS INFERIOR Série 300L
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
CORPO DE VÁLVULAS SUPERIOR Série 300U
89
www.apttabrasil.com.br
90
Transmissão Automática - VW 01M
PLACA ESPAÇADORA SUPERIOR Série 200
www.apttabrasil.com.br 91
Transmissão Automática - VW 01M
PASSAGENS DA COBERTURA Série 100
www.apttabrasil.com.br
92
Transmissão Automática - VW 01M
VOLKSWAGEN “01M” Mudanças no Corpo de Válvulas a partir de 98 Mudança: Em alguns veículos ano/modelo 1998, equipamentos com a transmissão automática 01M, o
6. PLACA PLACA ESPAÇAD ESPAÇADORA ORA DO CORPO CORPO DE VÁLVU VÁLVULAS LAS INFERIOR: No novo desenho da placa espaçadora
corpo de válvulas foi redesenhado.
foi adicionado e foram eliminados dois furos para acomodarum asfuro modificações no alinhamento da válvula reguladora da embreagem K1 e sincronizadora 2-3. Veja figura 3. 7. PLA PLACA CA DE TRANSFER TRANSFERÊNCI ÊNCIA: A: Foram Foram adicionado adicionadoss dois furos na placa de transferência, conforme mostrado na figura 10.
Razão: Para maior durabilidade e segurança. Peças Afetadas: 1. PLAC PLACA A ESPAÇAD ESPAÇADORA ORA DO CORPO CORPO DE VÁLV VÁLVULAS ULAS SUPERIOR: O novo desenho da placa espaçadora tem um furo reduzido para proporcionar um orifício no circuito de aplicação da embreagem K1, conforme mostrado na figura 2. 2. VÁLV VÁLVULA ULA SINCRON SINCRONIZAD IZADORA ORA 2-3: 2-3: A válvula válvula e o plugue da cavidade foram redesenhados para movimentar a mola para o lado oposto ao da válvula, conforme mostrado nas figuras 4 e 5. As molas também foram dimensionalmente modificadas. Veja as Especificações das Molas na figura 6. 3. VÁLV VÁLVULA ULA REGULA REGULADORA DORA DA EMBR EMBREAG EAGEM EM K1: A válvula foi redesenhada na extremidade oposta à mola para retardar a válvula de reação para o solenóide EV5. O plugue da cavidade e o retentor foram modificados modificado s de 1 peça plástica para um plugue e um pino retentor. Veja as figuras 4 e 5. A mola também foi redesenhada para acomodar as modificações da válvula. Veja Especificações das Molas na figura 6. 4. LATE LATERAL RAL DO CORPO CORPO DE DE VÁLVULA VÁLVULAS S SUPERIOR SUPERIOR:: A fundição do corpo de válvulas superior foi modificada para acomodar as mudanças no circuito hidráulico do solenóide conforme mostrado no na figura 7. Uma esfera deEV5, controle foi adicionada circuito de aplicação da embreagem K1, conforme mostrado na figura 8. Veja o esquema hidráulico parcial nas figuras 11 e 12 onde são mostradas as principais diferenças diferenças entre os corpos de válvulas dos modelos 98-97 e 98 em diante. 5. LATE LATERAL RAL DO CORPO CORPO DE VÁLV VÁLVULAS ULAS INFER INFERIOR: IOR: A fundição do corpo de válvulas inferior foi modificada para acomodar as mudanças na válvula sincronizadoraa 2-3 e no circuito hidráulico da válvula sincronizador reguladora da embreagem K1. Veja figura 9. Veja o esquema hidráulico parcial nas figuras 11 e 12 onde são mostradas as principais diferenças entre os corpos de válvulas dos modelos 95-97 e 98 em diante.
INTERCAMBIABILIDADE O corpo de válvulas dos modelos 1998 em diante podem ser instalados nos modelos mais antigos, como um conjunto completo, porém em alguns casos poderá haver demora na mudança 3-4.
www.apttabrasil.com.br 93
Transmissão Automática - VW 01M
CORPO DE VÁLVULAS 01M AUDI E VOLKSWAGEN - modelos 98 em diante
Figura 1
www.apttabrasil.com.br
94
Transmissão Automática - VW 01M
Figura 2
Figura 3
www.apttabrasil.com.br 95
Transmissão Automática - VW 01M
VISTA EXPLODIDA DO CORPO DE VÁLVULAS 01M AUDI E VOLKSWAGEN - modelos 1998 em diante
Figura 4
www.apttabrasil.com.br
96
Transmissão Automática - VW 01M
1.
Fund Fu ndiç ição ão do Co Corp rpo o de Vá Válv lvul ulas as Pr Prin inci cipa pall
32.
Mola da Vál Mola Válvu vula la de Apl Aplic icaç ação ão da Em Embr brea eage gem m do Conversor (Veja Especificações das Molas)
2.
Solenóide EV-7 (N94)
3.
Braç Br açad adei eirra de de Ret Reten ençã ção o do do Sol Solen enói óide de
33.. 33
4.
Paraf Par afu uso soss da da Bra Braççad adei eira ra de Re Rete tenç nção ão do Solenóide
Válvul Válv ula a da Apl Aplic icaç ação ão da da Embr Embrea eage gem m do Conversor
34.. 34
5.
Solenóide EV-6 (N93)
Válvul Válv ula a de Co Cont ntro role le da da Embr Embrea eage gem m do Conversor
6.
Rete Re tent ntor or da Vá Válv lvul ula a de de Tra Trava vame ment nto o da da Prim Primei eira ra Manual (Amarelo)
7.
Mola da Vá Mola Válv lvul ula a de de Tra rava vame ment nto o da da Pri Prime meir ira a Manual (Veja Especificações das Molas)
35. 36.
Luva Lu va da Vá Válv lvul ula a da da Emb Embre reag agem em do Co Conv nver erso sor r
37.
Sole So lenó nóid idee EV4 EV4 da Em Embr brea eage gem m do do Con Conve vers rsor or
38.. 38
Solenóid idee EV3 (N90)
8.
Válv Vá lvul ula a de Tra rava vame ment nto o da Pr Prim imei eira ra Ma Manu nual al
39.. 39
Válv lvu ula de de Mudança K3
9.
Válv Vá lvul ula a Re Regu gula lado dora ra do So Sole lenó nóid idee
40.. 40
10.
Mola da Vá Mola Válv lvul ula a Reg Regul ulad ador ora a do do Sol Solen enói óide de (Veja Especificações das Molas)
Mola da Mola da Válv Válvul ula a de de Muda Mudanç nça a K3 K3 (Vej (Veja a Especificações das Molas)
41.
Asse As sent nto o da da Mol Mola a da da Vál Válvu vula la de Ap Aplic licaç ação ão B1
11.
Rete Re tent ntor or da Vá Válv lvul ula a Regu Regula lado dora ra do So Sole lenó nóid idee
42.
12.. 12
Válv Vá lvul ula a Reg Regul ulad ador ora a do do Con Conve vers rsor or
Mola da Vál Mola Válvu vula la de Ap Apli lica caçã ção o B1 B1 (V (Vej eja a Especificações das Molas)
13.
Mola da Vál Mola Válvu vula la Re Regu gula lado dora ra do Co Conv nver erso sor r (Veja Especificações das Molas)
43.. 43
Válv Vá lvul ula a de Ap Apli lica caçã ção o B1
44.. 44
Solenóid idee EV5 (N92)
14.
Rete Re tent ntor or da Vál Válvu vula la Reg Regul ulad ador ora a do Co Conv nver erso sor r
45.. 45
Solenóid idee EV1 (N88)
15.
Retento Rete ntorr da da Vál Válvu vula la Re Regu gula lado dora ra da Pr Pres essã são o Principal (Marrom)
46.. 46
Válv Vá lvul ula a de Mu Muda danç nça a B1 / K1
47.
Mola Mo la da Vál Válvu vula la de Mu Muda danç nça a B1 B1 / K1 (V (Vej eja a Especificações das Molas)
48.. 48
Mola da Mola da Vál Válvu vula la de de Muda Mudanç nça a B2 (V (Vej eja a Especificações das Molas)
16.
Mola da Vá Mola Válv lvul ula a Re Regu gula lado dora ra da Pr Pres essã são o Principal (Veja Especificações das Molas)
17.
Válv Vá lvul ula a Reg Regul ulad ador ora a da da Pre Press ssão ão Pr Prin inci cipa pall
18.
Válv Vá lvul ula a Reg Regul ulad ador ora a da da Pres Pressã são o de de Ref Refor orço ço
49.. 49
Válvula de de Mudança B2
19.
Mola da Vál Mola Válvu vula la Re Regu gula lado dora ra da Pr Pres essã são o de de Reforço (Veja (Veja Especificações das Molas)
50.. 50
Solenóid idee EV2 (N89)
51.. 51
Braç Br açad adei eira ra de de Rete Retenç nção ão do do Sole Solenó nóid idee
20.
Retent Rete ntor or Re Regu gula lado dorr da da Pre Press ssão ão de Re Refo forç rço o (Ajustável)
52.
Parafu Para fuso soss da da Br Braç açad adei eira ra de Re Rete tenç nção ão do Solenóide (6)
21.
Pinos Pin os Ret Reten entor tores es da Vál Válvu vula la Reg Regula ulado dora ra K1 e K3 K3
53.. 53
Válvula Re Reguladora B2 B2
22.
Plug Pl ugue ue da Ca Cavi vida dade de da Vá Válv lvul ula a Reg Regul ulad ador ora a K3 K3
54.. 54
Mola da Mola da Válv Válvul ula a Regu Regula lado dora ra B2 B2 (Vej (Veja a Especificações das Molas)
23.
Mola Mo la da Vá Válv lvul ula a Re Regu gula lado dora ra K3 (V (Vej eja a Especificações das Molas)
55.
Rete Re tent ntor or da Vál Válvu vula la Reg Regul ulad ador ora a B2 (A (Ama mare relo lo))
24.. 24
Válvula Re Regula lad dora K3 K3
56.
Rete Re tent ntor or da Vá Válv lvul ula a de de Con Contr trol olee K1 K1 (ta (tan) n)
25.. 25
Válvula Re Regula lad dora K1 K1
57.
26.
Mola Mo la da Vá Válv lvul ula a Re Regu gula lado dora ra K1 (V (Vej eja a Especificações das Molas)
Mola Mo la da Vá Válv lvul ula a de de Con Contr trol olee K1 K1 (V (Vej eja a Especificações das Molas)
58.. 58
Válvula de de Co Controle K1 K1
27.
Plug Pl ugue ue da Ca Cavi vida dade de da Vá Válv lvul ula a Reg Regul ulad ador ora a K1 K1
59.
28.
Válvu Vá lvula la de de Tra Trava vame ment nto o da K3 / Pr Prime imeir ira a Manu Manual al
Mola Mo la da da Válv Válvul ula a Sinc Sincrron oniz izad ador ora a 2-3 2-3 (Vej (Veja a Especificações das Molas)
29.
Mola da Vál Mola Válvu vula la de Tra rava vame ment nto o K3 K3 / Pri Prime meir ira a Manual (Veja Especificações das Molas)
60.. 60
Válv Vá lvul ula a Sinc Sincro roni niza zado dorra 2-3 2-3
61.
Rete Re tent ntor or da da Válvu Válvula la Sinc Sincrron oniz izad ador ora a 2-3 (T (Tan an))
30. 31.
Retent Rete ntor or de de Tra Trava vame ment nto o K3 / Prim Primei eira ra Man Manua uall (Amarelo) Válvula Manual
As válvulas 25 e 60 foram modificadas nos modelos 98 em diante.
Figura 5
www.apttabrasil.com.br 97
Transmissão Automática - VW 01M
ESPECIFICAÇÕES DAS MOLAS Corpo de Válvulas Principal
Modificado para os modelos 98
{
Lado Traseiro
Lado Dianteiro
Ilustração – Mola nº 7: Comprimento livre: 17,526 mm Diâmetro da mola: 8,940 mm Diâmetro do chicote: 0,736 mm
Ilustração – Mola nº 29: Comprimento livre: 24,384 mm Diâmetro da mola: mola: 7,112 7,112 mm Diâmetro do chicote: 0,685 mm
Ilustração – Mola nº 10: Comprimento livre: 33,401 mm Diâmetro da mola: 11,531 11,531 mm Diâmetro do chicote: 0,990 mm
Ilustração – Mola nº 32: Comprimento livre: 15,24 mm Diâmetro da mola: 5,461 mm Diâmetro do chicote: 0,508 mm
Ilustração – Mola nº 13: Comprimento livre: 35,56 mm Diâmetro da mola: 8,509 mm Diâmetro do chicote: 0,889 mm
Ilustração – Mola nº 40: Comprimento livre: 24,384 mm Diâmetro da mola: mola: 7,112 7,112 mm Diâmetro do chicote: 0,685 mm
Ilustração – Mola nº 16: Comprimento livre: 35,179 mm Diâmetro da mola: 10,414 mm Diâmetro do chicote: 0,889 mm
Ilustração – Mola nº 42: Comprimento livre: 24,384 mm Diâmetro da mola: mola: 7,112 7,112 mm Diâmetro do chicote: 0,685 mm
Ilustração – Mola nº 19: Comprimento livre: 36,322 mm Diâmetro da mola: 9,067 mm Diâmetro do chicote: 0,990 mm
Ilustração – Mola nº 47: Comprimento livre: 24,384 mm Diâmetro da mola: mola: 7,112 7,112 mm Diâmetro do chicote: 0,685 mm
Ilustração – Mola nº 23: Comprimento livre: 28,702 mm Diâmetro da mola: mola: 8,89 mm Diâmetro do chicote: 0,736 mm
Ilustração – Mola nº 48: Comprimento livre: 24,384 mm Diâmetro da mola: mola: 7,112 7,112 mm Diâmetro do chicote: 0,685 mm
Ilustração – Mola nº 26:
Ilustração – Mola nº 54:
Comprimento 21,844 Diâmetro da mola: mlivre: ola: 8,89 mmmm Diâmetro do chicote: 0,660 mm
Comprimento livre:8,940 26,543 mm Diâmetro da mola: mm Diâmetro do chicote: 0,736 mm Ilustração – Mola nº 57: Comprimento livre: 23,774 mm Diâmetro da mola: mola: 7,112 7,112 mm Diâmetro do chicote: 0,685 mm
Modificado para os modelos 98
Figura 6
{
Ilustração – Mola nº 59: Comprimento livre: 26,847 mm Diâmetro da mola: 9,017 mm Diâmetro do chicote: 0,736 mm
www.apttabrasil.com.br
98
Transmissão Automática - VW 01M
CONFIGURAÇÃO DAS PASSAGENS DE FLUIDO DO CORPO DE VÁLVULAS SUPERIOR - Modelos 1995-97
CONFIGURAÇÃO DAS PASSAGENS DE FLUIDO DO CORPO DE VÁLVULAS SUPERIOR - Modelos 1998 em diante
Figura 7
www.apttabrasil.com.br 99
Transmissão Automática - VW 01M
LOCALIZAÇÃO DAS ESFERAS DE CONTROLE DO CORPO DE VÁLVULAS SUPERIOR
Figura 8
www.apttabrasil.com.br 100
Transmissão Automática - VW 01M
CONFIGURAÇÃO DAS PASSAGENS DE FLUIDO DO CORPO DE VÁLVULAS INFERIOR - Modelos 1995-97
CONFIGURAÇÃO DAS PASSAGENS DE FLUIDO DO CORPO DE VÁLVULAS INFERIOR - Modelos 1998 em diante
Figura 9
www.apttabrasil.com.br 101
Transmissão Automática - VW 01M
PLACA DE TRANSFERÊNCIA LOCALIZAÇÃO DAS ESFERAS DE CONTROLE
Figura 10
www.apttabrasil.com.br
102
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem do Corpo de Válvulas
ATENÇÃO: a) Não funciona funcionarr o motor com com o cárter cárter do óleo da transmissão removido ou sem abastecimento de fluido e não rebocar o veículo. b) O corpo de de válvulas válvulas ou o chicote chicote podem podem ser ser removidos com a transmissão automática montada. c) O chicote chicote pode pode ser removid removidoo isoladame isoladamente. nte. d) Verifi Verificar car e completar completar o nível do fluido depois depois da montagem do cárter de óleo. e) Subs Substitu tituir, ir, sempre, sempre, um corpo corpo de válvulas válvulas sujo ou avariado. 1. Bu Bujã jãoo do cá cárt rter er:: a) subs substitu tituir ir sempre sempre o anel de vedação vedação.. b) veri verifica ficarr e completar completar o nível nível do fluido fluido.. 2. Tu Tubo bo de de resp respir iro: o: a) desm desmonta ontarr para para drenar drenar o flui fluido. do. b) enr enrosc oscar ar até até o baten batente. te. c) veri verificar ficar e completa completarr o nível nível do fluido fluido.. 3. Cá Cárt rter er do ól óleo eo.. 4. Pa Para rafu fuso so,, 12 Nm Nm.. 5. Imã - inseri inserirr no rebaix rebaixoo do cárter cárter do óleo óleo.. 6. Espa Espaçado çadorr - pren prender der na junta junta.. 7. Junta: a) sub substi stitui tuirr semp sempre re.. b) pren prender der os espa espaçado çadores res na na junta. junta. 8. Fil Filtro tro de tela tela do do fluid fluido. o. 9. Para Parafuso fuso,, 5 Nm - aparafusa aparafusarr primeiro primeiro à mão mão estes dois parafusos de fixação (seta).
10.Junta: a) sub substi stitui tuirr sempr sempre. e. b) insta instalar lar no corpo corpo de válvu válvulas. las. 11. Corpo de válvulas - instalar instalar a junta (10). 12.Parafuso,10 Nm. 13.Anel O-ring: a) par paraa a passag passagem em do do cabo. cabo. b) sub substi stitui tuirr sem sempre pre.. 14. Chicote com fita condutiva: condutiva: a) com passa passagem gem do do cabo cabo e conect conector. or. b) pode ser ser removida removida com com a transmissão transmissão automá automática tica montada. 15. Grampo de fixação - para o conector do chicote. chicote. 16.Parafuso, 20 Nm 17. Conectores elétricos dos solenóides solenóides - desconectar dos solenóides com a ferramenta universal. 18.Bujão de vedação: a) reti retirar rar antes antes de desmonta desmontarr e montar a roda roda livre. b) colo colocá-l cá-loo de de modo modo a que que a sali saliênci ênciaa na ranhura ranhura fique instalada no cárter. c) colo colocar car anéis anéis O-ring O-ring no no bujão bujão de vedaçã vedação. o. 19. Anel O-ring - substituir substituir sempre. 20. Anel O-ring - substituir substituir sempre. 21. Alavanca de acionamento acionamento da válvula manual: a) de desp spre rend nder er.. b) mont montar ar o lado do do ressalto ressalto virado virado para para a válvula válvula manual. c) aj ajus usta tar. r.
www.apttabrasil.com.br 103
Transmissão Automática - VW 01M
Drenagem do fluido 1. Colocar Colocar um recipien recipiente te de recolhim recolhimento ento por por baixo da transmissão automática. 2. Desm Desmonta ontarr o bujão bujão roscado roscado de vedaç vedação ão (2). (2). 3. Desm Desmonta ontarr o tubo de respiro respiro (1) (1) e drenar drenar o fluido. fluido. 4. Enro Enroscar scar o tubo tubo de respir respiroo (2) até até o batente. batente.
Substituição do anel de vedação do bujão roscado de vedação 1. Cortar Cortar o anel anel de vedação vedação (seta (seta)) com um alicat alicatee de corte lateral. Substituir sempre o anel de vedação. 2. Após a repar reparação, ação, voltar a apertar apertar à mão mão o bujão bujão roscado de vedação com um anel de vedação novo para abastecer o fluido. 3. Coloca Col ocarr 3 litr lnível. itros os de de fluid fluidoo e verificar e completar o respectivo
Desmontagem do chicote 1. Instalar a ferramenta especial até o batente por baixo dos conectores dos solenóides. 2. Remo Remover ver os conecto conectores res com a ferrame ferramenta nta especial especial no sentido da seta. 3. Sol Soltar tar o paraf parafuso uso (1) (1)..
Desmontagem do corpo de válvulas RemoDesmontagem ção da alavanca de acionamento 1. Na desmontag desmontagem em do corpo corpo de válvul válvulas as a válvula válvula manual (1) fica no corpo de válvulas. 2. Coloc Colocar ar a alava alavanca nca selet seletora ora I eixo seletor na posição “1”. 3. Puxar a válvula válvula manual manual para para fora fora somente somente até a alavanca de acionamento (2) se deixar desprender. 4. Fixa Fixarr a válvula válvula manual manual de de modo a impedi impedirr que esta esta caia. caia.
www.apttabrasil.com.br 104
Transmissão Automática - VW 01M
Instalação do bujão de vedação 1. Remover Remover o bujão bujão de vedaçã vedaçãoo do cárter cárter da transtransmissão automática antes de desmontar e montar a roda livre, pois, do contrário, o bujão de vedação e o anel O-ring serão danificados. 2. Inse Inserir rir os anéis anéis O-rin O-ringg no bujão bujão de vedaçã vedação. o. 3. Introduz Intr oduzir ir o bujão de vedação de vedaç ão no furo furo do cárter cárter da transmissão automática (seta).
Identificação do corpo de válvulas 1. As letras letras de identific identificação ação estão estão gravadas gravadas na plaquet plaquetaa de identificação, localizada no corpo de válvulas.
Fixação da alavanca de acionamento na válvula manual 1. Girar a válvula válvula manual manual (1) com com o lado do do ressalto ressalto voltado para a alavanca de acionamento. 2. Inst Instalar alar a alavanc alavancaa de acionamen acionamento to (2) com a válvula válvula manual no corpo de válvulas.
Ajuste da alavanca de acionamento da válvula manual 1. Encaixar Encaixar o eixo eixo seletor seletor na posição posição “P” da alava alavanca nca seletora. 2. Inse Inserir rir a alavanc alavancaa de acionamen acionamento to com a válvula válvula manual no corpo de válvulas até o batente e apertar o parafuso com 4 Nm. 3. A válvula válvula manual manual terá terá de ficar ficar sempre sempre encosta encostada da no batente. Ao apertar o parafuso, contra apoiar no sentido da seta. 4. Subst Substituir ituir sempre sempre o parafuso parafuso com o grampo grampo de de fixação fixação da válvula manual.
www.apttabrasil.com.br 105
Transmissão Automática - VW 01M
Instalação do corpo de válvulas 1. Instalar Instalar o chicote chicote como apresen apresentado tado.. Na instalação, instalação, não dobrar ou virar.
Montagem do filtro do fluido 1. Instalar Instalar a junta junta do filtro filtro do fluido fluido antes antes da montagem. montagem. 2. Enca Encaixar ixar o filtro filtro de tela tela no corpo corpo de válvul válvulas. as.
Instalação do grampo de fixação com parafuso no conector do chicote 1. Ligar Ligar o conector conector do chicote chicote no suport suportee inferior. inferior. 2. Coloc Colocar ar o suporte suporte superior superior com com o recorte recorte (seta) (seta) na saliência da conector. 3. Aper Apertar tar o parafu parafuso so com com 20 20 Nm. Nm.
www.apttabrasil.com.br
106
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem da Trava de Estacionamento
Para a desmontagem e montagem da trava de estacionamento, o eixo principal tem que ser desmontado. 1. Pa Para rafu fuso so,, 4 Nm 2. Acio Acioname namento nto da válvul válvulaa manual manual – ajustar. ajustar. 3. Eixo seletor seletor com came came de seleção seleção - remover remover e encaixar. 4. Pino Pinoss elásticos elásticos - remover remover e enca encaixar ixar.. 5. Alav Alavanca anca de aciona acionament mentoo - instalar instalar em conjunto conjunto com com o eixo seletor e segmento de engate. 6. Segm Segmento ento de de engate engate - instalar instalar em conjun conjunto to com o eixo seletor e alavanca de acionamento. 7. Trava 8. Pa Para rafu fuso so,, 10 10 Nm Nm 9. Mol Molaa do cam camee de sel seleçã eçãoo 10.Parafuso, 10 Nm 11.Trava: a) sub substi stitui tuirr semp sempre re.. b) montar montar somente somente em eixos eixos com ranhu ranhuras ras para para travas. 12.Arruela
13.Eixo da alavanca de acionamento - está protegido através da trava e da tampa de apoio do eixo primário. 14. Mola de retorno - instalar. instalar. 15.Alavanca de engate - instalar em conjunto com a mola de retorno. 16.Pinhão da trava de estacionamento - lado arredondado virado para o denteado do eixo primário. 17.Parafuso, 14 Nm 18. Placa de encosto - instalar instalar 19. Chapa guia - instalar antes da placa de encosto. 20. Carcaça da transmissão automática automática - o eixo principal não precisa ser removido para desmontar a trava de estacionamento. 21. Anel O-ring - substituir substituir sempre. 22. lnterruptor multifunção multifunção - F125 - a verificação é feita no veículo através do autodiagnóstico. 23. Suporte - para o interruptor de multifunção. multifunção. 24.Parafuso, 10 Nm 25. Luva de apoio do motor de partida. partida. 26. Anel O-ring - substituir substituir sempre.
www.apttabrasil.com.br
107
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem da Trava de Estacionamento (continuação)
27. Sensor de velocidade do veículo veículo - G68: a) remo remover ver e instalar instalar com a transmis transmissão são automáti automática ca montada. b) a verificação verificação é feita no veículo através do autodiagnóstico. 28.Parafuso, 10 Nm. 29. Anel O-ring - substituir substituir sempre. 30. Sensor de rotação da transmissão automática automática - G38 a) a verificação verificação é feita no veículo através do autodiagnóstico. 31.Parafuso, 10 Nm. 32.Suporte: a) do conector conector que que liga ao sensor sensor de de velocidad velocidade. e. b) fixa fixarr com com o para parafuso fuso (31) (31).. 33. Grampo de retenção do conector conector que liga ao sensor de velocidade. 34. Alavanca seletora seletora - para o eixo seletor. 35.Parafuso, 10 Nm.
36.Retentor: a) retirar com uma uma chave de fenda fenda e com movimentos de alavanca. b) embu embutir tir até à face face com a ferram ferramenta enta espec especial. ial. 37.Tampa do respiro. 38.Respiro. 39. Tubo do respiro: respiro: a) desm desmonta ontarr com com um alica alicate. te. b) embu embutir tir com com o punção punção até até o batente batente..
108
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Remoção e encaixe dos pinos elásticos 1. Remover Remover o pino pino elástico elástico da da alavanca alavanca de acionamento e o pino elástico do segmento de engate somente até o eixo seletor deixar-se retirar. CUIDADO: O pino elástico da alavanca de acionamento poderá cair na caixa de planetárias. 2. Depois Depois da instalaç instalação ão do eixo selet seletor, or, encaixa encaixarr até à face os pinos elásticos da alavanca de acionamento e do segmento de engate.
Desmontagem e montagem do eixo seletor com segmento de seleção 1. Não dani danific ficar ar o chic chicote ote com com o corpo de válvulas montado. 2. Remo Remover ver a mola mola do segmen segmento to de seleçã seleçãoo (A). (A). 3. Solt Soltar ar o parafu parafuso so com arrue arruela la (seta). (seta). 4. O eixo seleto seletorr é impedido impedido de sair sair através através da trava trava..
5. Mont Montar ar a chapa chapa guia guia e a placa placa de de encosto. encosto.
6. Inst Instalar alar a alavan alavanca ca de engate engate com a mola mola de retorn retorno. o.
www.apttabrasil.com.br 109
Transmissão Automática - VW 01M
7. Extr Extrair air a luva luva de apoio apoio do motor motor de de partida. partida.
8. Encaixar Encaixar a luva luva de apoio apoio do motor motor de partida. partida. Lubrificar a luva de apoio antes de encaixá-la.
Remoção e instalação do interruptor i nterruptor multifunção 1. O interruptor interruptor multif multifunção unção encontr encontra-se a-se na parte parte traseira da transmissão automática. 2. Desli Desligar gar a ignição, ignição, abrir abrir a tampa tampa do compartim compartimento ento do motor. 3. Desli Desligar gar o conector conector do interrup interruptor tor multifun multifunção. ção. 4. Solt Soltar ar o para parafuso fuso e o supor suporte. te. 5. Desconect Desconectar ar o interrup interruptor tor multif multifunçã unção. o. 6. Sub Substi stitui tuirr o anel O-r O-ring ing.. A montagem processa-se pela ordem inversa. 1. Inst Instalar alar o interrup interruptor tor de maneira maneira que que fique um pino pino em cada pista do segmento de engate. 2. Aper Apertar tar o parafu parafuso so com com 10 10 Nm. Nm.
www.apttabrasil.com.br 110
Transmissão Automática - VW 01M
Remoção e instalação do sensor de rotação da transmissão automática 1. O sensor sensor de rotação rotação da trans transmissão missão automát automática ica (seta) (seta) encontra-se na parte superior da transmissão automática. 2. Desl Desligar igar a ignição, ignição, abrir abrir a tampa tampa do compartim compartimento ento do motor. 3. Desl Desligar igar o cone conector ctor branc brancoo do sensor sensor.. 4. Solt Soltar ar o parafu parafuso, so, retir retirar ar o sensor sensor.. 5. Su Subst bstitu ituir ir o anel anel O-ring O-ring.. A montagem processa-se pela ordem inversa. 1. Aper Apertar tar o parafus parafusoo com com 10 N m.
Remoção e instalação do sensor de velocidade - G68 1. O sensor sensor de velocidad velocidadee (seta) (seta) encontra encontra-se -se na parte parte superior da transmissão automática. 2. Com a transm transmissão issão autom automática ática montad montada, a, o sensor sensor está coberto pela suspensão esquerda do agregado. 3. Nos veículo veículoss com rádio rádio codificado codificado,, prestar prestar atenção atenção à necessidade de se dispor do código. Se necessário, solicitá-lo ao cliente. 4. Desli Desligar gar o cabo cabo massa massa da bater bateria ia com a igniç ignição ão desligada e remover a bateria. 5. Rem Remove overr o filt filtro ro de de ar. ar.
6. Instalar o suporte suporte do motor (ferram (ferramenta enta especial) especial) com apoios (ferramenta especial), escorar nessa posição o motor / transmissão automática.
www.apttabrasil.com.br 111
Transmissão Automática - VW 01M
7. Remover Remover o suporte suporte do do tubo de press pressão ão da direção direção hidráulica. 8. Remove Removerr os parafuso parafusoss do suporte suporte da transmiss transmissão ão automática (setas) somente quando a transmissão estiver escorada.
9. Desm Desmonta ontarr o apoio apoio pendul pendular ar (setas (setas). ).
10. Baixar a transmissão automática automática cerca de 60 mm (a). 11. Desligar o conector preto preto do sensor. 12. Remover o parafuso, retirar o sensor (1). 13. Substituir o anel anel O-ring. A montagem processa-se pela ordem inversa. 1. Aper Apertar tar o parafu parafuso so com com 10 10 Nm. Nm.
Verificação do Óleo do Diferencial O nível do óleo do diferencial é verificado com a transmissão automática montada. A quantidade de óleo no diferencial entre min. / / máx. máx. deve ser 0,1l. Óleo excessivo no diferencial pode ser aspirado com um dispositivo de aspiração (ferramenta especial).
Verificação 1. Soltar Soltar o acionamen acionamento to do velocímet velocímetro ro e limpar limpar com um pano. 2. Remo Remover ver e instalar instalar o acionam acionamento ento do velocí velocímetr metroo e corrigir, se necessário, o nível do óleo no diferencial. 3. O nível do do óleo no no diferenci diferencial al tem que que se situar situar entre entre a marcação min.I máx. máx.
www.apttabrasil.com.br 112
Transmissão Automática - VW 01M
Substituição dos Retentores das Flanges Homocinéticas Substituição do retentor da esquerda 1. Remover Remover a cobe cobertur rturaa de acaba acabament mento. o. 2. Se existent existente, e, desmonta desmontarr a capa de proteç proteção ão da junta junta homocinética interior direita do motor. 3. Desapara Desaparafusa fusarr o semi-eixo semi-eixo da flange flange articula articulada. da. 4. Colo Colocar car de de lado o semi-eixo semi-eixo e fixá-Io. fixá-Io. 5. Se necessário, necessário, desmonta desmontarr o semi-eixo semi-eixo do lado lado direito. direito.
Substituição do retentor da direita 1. Desapert Desapertar ar os parafuso parafusoss da roda com com o veículo veículo assentado no chão. 2. Lev Levant antar ar o veíc veículo ulo.. 3. Re Remo move verr a ro roda da.. 4. Remo Remover ver a cobertu cobertura ra de acabame acabamento nto da esquer esquerda da (setas). 5. Desa Desapara parafusa fusarr o semi-eixo semi-eixo da flange flange articulad articulada. a.
6. Desmontar Desmontar o apoio apoio pendular pendular do suporte suporte de agregados (setas).
7. Marcar Marcar a posição posição de de montagem montagem dos dos parafusos parafusos da articulação do eixo no braço esquerdo da suspensão. 8. Solt Soltar ar os para parafuso fusoss (seta (setas). s).
www.apttabrasil.com.br 113
Transmissão Automática - VW 01M
9. Soltar Soltar o tirante tirante esquerdo esquerdo (1) (1) do braço da suspens suspensão ão e girá-lo para cima. 10. Girar a caixa de rolamento da roda para fora. 11. Soltar o semi-eixo esquerdo entre o suporte do motor e a transmissão automática e, ao mesmo tempo, empurrar o motor I agregado da transmissão automática (2° mecânico) para frente. 12. Levantar o semi-eixo e fixá-Io com arame à volta da mola.
Continuação para ambos os retentores 1. Perfurar Perfurar a tampa tampa na flange flange articu articulada lada com com uma chave chave de fenda e extraí-Ia com movimentos de alavanca. 2. Mont Montar ar o dispositi dispositivo vo de corda corda e soltar soltar a trava. trava.
3. Extrair Extrair a flange flange articulada articulada com a ferramen ferramenta ta especial. especial. 4. Solta Soltarr o retentor retentor da flange flange articul articulada ada com a ferram ferramenta enta especial.
5. Extrair Extrair a flange flange articula articulada da do eixo homocin homocinétic ético. o. 6. Apar Aparafusa afusarr o dispositivo dispositivo de de extração extração à flange flange com dois parafusos 8 x 35 mm e arruelas de 8 mm diâmetro. 7. Remover o retentor retentor da flange articul articulada ada com a ferramenta especial.
www.apttabrasil.com.br 114
Transmissão Automática - VW 01M
8. Instalar Instalar um um retentor retentor novo novo no eixo da da flange flange com uma peça de pressão (ferramenta especial), um prisioneiro roscado M10 (comprimento aproximado, 80 mm) e uma porca com arruela até o batente. 9. Pree Preencher ncher o espaço espaço entre entre o lábio lábio de vedaç vedação ão e o lábio guarda-pó com massa universal (silicone). 10. Instalar a flange articulada, o disco mola e a trava.
11. Embutir a flange articulada. articulada. 12. A flange articulada também também pode ser encaixada com a ferramenta especial. 13.Instalar a trava e vedar a flange articulada com o tampão. 14.Aparafusar a articulação do eixo ao braço da suspensão. 15. Aparafusar o tirante tirante ao braço da suspensão. 16.Montar o semi-eixo. 17.Montar a roda. 18. Verificar o nível do óleo da transmissão no eixo de saída com a transmissão automática montada. 19. Montar o painel de acabamento. acabamento.
www.apttabrasil.com.br 115
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem da Caixa do Diferencial
1. Conjun Conjunto to plan planetá etário rio 2. Eng Engren renage agem m de de saíd saídaa NOTA: As reparações na engrenagem de saída somente podem ser realizadas depois da desmontagem dos componentes do conjunto planetário. 3. Eixo Eixo se secu cund ndár ário io 4. Cor Coroa oa do dif difere erenci ncial al
www.apttabrasil.com.br 116
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem da Engrenagem de Saída
Não é necessário desmontar o eixo secundário e o diferencial . 1. Par Parafu afuso so tenso tensor, r, 250 250 Nm: a) para remoção remoção e instalação, instalação, acionar acionar a trava de estacionamento. b) util utilizar izar peça de encaix encaixee de 22 mm
a) montar montar com o lado lado achatado achatado voltado voltado para para o lado da engrenagem de saída. b) inse inserir rir na engren engrenagem agem de de saída antes antes de monta montarr o parafuso tensor (1). 8. Pist Pistaa externa externa do rolame rolamento nto de roletes roletes cônic cônicos: os: a) rem remove overr com um punçã punção. o.
c) antes antes da instalaçã instalaçãoo do parafuso parafuso tensor, tensor, instala instalarr o rolamento de apoio (7). Disco mola mola - o lado com com curvatu curvatura ra fica virado virado para para o parafuso tensor. Calço de ajuste - calcul calcular ar a espessura espessura - ajustar ajustar a engrenagem de saída. Pista interna interna do rolamento rolamento de roletes roletes cônicos cônicos - depois de medir o calço de ajuste, instalar com massa de travamento na engrenagem de saída. Pistaa externa Pist externa do rolamen rolamento to de roletes roletes cônico cônicos: s: a) re remov mover er com com um um punção punção.. b) enca encaixar ixar com anel de pressã pressão. o. c) inst instalar alar com massa massa de travam travamento ento..
b) encaixar encaixar com com anel de de pressão pressão e um punção punção com comprimento correspondente. c) inst instalar alar com massa massa de travam travamento ento.. 9. Pist Pistaa interna interna do rolamen rolamento to de roletes roletes cônico cônicos: s: a) re remo move ver. r. b) ins inser erir ir na na pren prensa. sa. c) inst instalar alar com massa massa de travam travamento ento.. 10. Engrenagem de saída: a) com polia de impulsos impulsos para o sensor sensor de velovelocidade - G68. b) aj ajus usta tar. r. c) em caso de de dano, dano, substitui substituirr sempre sempre a engrena engrena-gem de saída em conjunto com a engrenagem
2. 3. 4.
5.
6. Carc Carcaça aça da da transmi transmissão ssão auto automáti mática. ca. 7. Rol Rolame amento nto de apo apoio: io:
secundária. d) em caso caso de substitu substituição ição da engrena engrenagem gem de saída, ajustar o carregador planetário.
www.apttabrasil.com.br 117
Transmissão Automática - VW 01M
Remoção da pista interna do rolamento de roletes cônicos 1. Colocar Colocar o anel anel de pressão pressão sobre sobre a engren engrenagem agem de de saída.
Encaixe da pista interna do rolamento de roletes cônicos 1. Para evitar evitar danos danos na na engrenagem engrenagem de de saída, saída, é necessário inserir uma peça de pressão por baixo do cubo da engrenagem de saída .
2. Instalar Instalar a pista pista interna interna do rolame rolamento nto de roletes roletes cônicos com massa de travamento (seta).
Remoção da engrenagem de saída 1. Instalar Instalar o parafus parafusoo tensor tensor sem disco disco mola, o calço calço de ajuste e o rolamento de apoio de maneira que fique uma folga de medida “a” = 3 mm entre o parafuso tensor e a pista interna do rolamento de roletes cônicos. 2. Remo Remover ver a engrena engrenagem gem de saída saída com com a ferrament ferramentaa especial até o batente da pista interna do rolamento de roletes cônicos. 3. Remover ferramenta especial e retirar ferramenta retirar a engrenagem de asaída.
118
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem do Pinhão
Depois da remoção do pinhão da trava de estacionamento, deve ser removido, em primeiro lugar, o eixo seletor para se poder começar a desmontar o eixo secundário. 1. Ei Eixo xo secu secund ndár ário io:: a) de desm smon onta tar. r. b) aj ajus usta tar. r. 2. Carc Carcaça aça da da transmi transmissão ssão auto automáti mática. ca. 3. Pa Para rafu fuso so,, 12 Nm Nm:: a) solta soltarr o parafuso parafuso antes antes da desmontag desmontagem em e montagem do anel de apoio do rolamento (13). b) inst instalar alar com mass massaa vedan vedante. te. 4. Por Porca ca sexta sextavad vada, a, 250 250 Nm: Nm: a) insta instalar lar para para a desmont desmontagem agem ou ou montagem montagem da da trava de estacionamento. b) pr prote oteger ger com com um punç punção. ão. 5. Eng Engren renage agem m secu secundá ndária ria:: a) re remo move ver. r. b) em caso caso de dano, dano, substitu substituir ir sempre sempre a engreengrenagem secundária junto com a engrenagem de saída. 6. Pist Pistaa interna interna do rolament rolamentoo de roletes roletes cônicos cônicos:: a) re remo move ver. r. b) ins inseri erirr na na pre prensa nsa.. 7. Pist Pistaa externa externa do rolamen rolamento to de roletes roletes cônico cônicos: s: a) remo remover ver com com um punç punção ão de cobr cobre. e. b) en enca caix ixar ar.. 8. Defletor de óleo - montar montar junto com a tampa tampa do rolamento (10).
9. Pa Para rafu fuso so,, 25 25 Nm Nm 10. Tampa do rolamento rolamento 11. Calço de ajuste - determinar a espessura, ajustar o eixo secundário. 12.Pinhão da trava de estacionamento - o lado arredondado fica virado para o denteado do eixo secundário. 13. Anel de apoio do rolamento: rolamento: a) solta soltarr o parafuso parafuso (3) (3) antes antes da desmonta desmontagem gem e montagem do anel de apoio do rolamento. b) o anel de apoio apoio do rolame rolamento nto somente somente poderá poderá ser removido depois da desmontagem do eixo seletor. c) instala instalarr cuidadosam cuidadosamente ente o anel de de apoio apoio do rolamento, não danificar o lábio de vedação e a mola. d) mont montagem agem do do anel de de apoio do rolament rolamentoo com retentor. 14.Anel O-ring: a) sub substi stitui tuirr sempr sempre. e. b) colo colocar car no anel anel de apoio apoio do rolamen rolamento to (13). (13). 15. Retentor do eixo secundário: secundário: a) remo remover ver com com uma uma chave chave de fend fenda. a. b) en enca caix ixar ar.. 16.Pista interna do rolamento de roletes cônicos encaixar. 17. Pista externa do rolamento de roletes cônicos: cônicos: a) remove removerr com um punçã punção. o. b) en enca caix ixar ar..
www.apttabrasil.com.br 119
Transmissão Automática - VW 01M
1. Remover Remover o eixo secundár secundário io utilizand utilizandoo a ferramenta ferramenta especial (A).
2. Remover Remover a pista pista interna interna do rolame rolamento nto de rolete roletess cônicos. 3. Colo Colocar car a peça peça de pressão pressão na gola gola do eixo eixo secundá secundário. rio.
4. Encaixar Encaixar a pista pista interna interna do do rolamento rolamento de de roletes roletes cônicos.
5. Encaixar Encaixar a pista pista externa externa do rolame rolamento nto de roletes roletes cônicos.
www.apttabrasil.com.br 120
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e montagem do anel de apoio do rolamento 1. Soltar Soltar o paraf parafuso uso de de travame travamento. nto. 2. To Torq rquí uíme metr troo (A). (A). 3. Aper Apertar tar o an anel el de apoio apoio do rolam rolamento ento com com 200 Nm e fixá-Io com o parafuso de travamento. Instalar o parafuso com massa vedante.
Anel de apoio do rolamento com retentor do eixo secundário 1. Posição Posição de montage montagem m do retentor: retentor: lado lado aberto aberto (seta) (seta) voltado para a pista externa do rolamento de roletes cônicos.
2. Encaixar Encaixar o retento retentorr do eixo secundá secundário rio até o batente batente.. 3. Inst Instalar alar o retent retentor or de maneira maneira que que o lábio de vedaçã vedaçãoo fique voltado para fora (para a ferramenta especial).
4. Desmonta Desmontarr o eixo secundário secundário (A) (A) utilizando utilizando a ferramenta especial.
www.apttabrasil.com.br
121
Transmissão Automática - VW 01M
5. Encaixar Encaixar a pista pista externa externa do rolame rolamento nto de roletes roletes cônicos. 6. Inst Instalar alar o eixo eixo secundár secundário io com a pista pista interna interna do rolamento de roletes cônicos e, em seguida, encaixar a pista externa.
7. Encaixar Encaixar a pista pista interna interna do do rolamento rolamento de de roletes roletes cônicos.
www.apttabrasil.com.br
122
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem do Diferencial
Em caso de reutilização dos rolamentos de roletes cônicos, identificar o calço de ajuste. Para desmontar e montar o diferencial não é necessário desmontar o eixo secundário. 1. Carc Carcaça aça da da transmi transmissão ssão auto automáti mática. ca. 2. Engr Engrenag enagem em do velocíme velocímetro tro - com marcaç marcação ão como
lábios de vedação com massa universal (silicone). b) pode ser ser substituíd substituídoo com a transmissã transmissãoo automática montada. c) remo remover ver com com a ferra ferrament mentaa especia especial.l. d) en enca caix ixar ar..
indicação do nível de óleo. 3. Eixo Eixo secu secund ndár ário io I flange articulada: a) inst instalar alar a rosca rosca para o lado da flange flange articul articulada. ada. b) remo remover ver antes antes da desmontag desmontagem em do diferenc diferencial. ial. c) instalar somente depois da montagem montagem do diferencial. 4. Anel O-ri O-ring ng - subs substitu tituir ir sempre sempre.. 5. Ca Calç lçoo de aj ajus uste te:: a) de desm smon onta tar. r. b) na reutiliz reutilização ação de rolam rolamento entoss usados, usados, marcar marcar a posição de montagem para serem recolocados na mesma posição. c) na montagem montagem de rolame rolamentos ntos novos, novos, presta prestarr
7. Anel cônic cônicoo - o lado cônico cônico fica fica apontad apontadoo para o diferencial. 8. Arru Arruela ela de encosto encosto - coloca colocarr por cima cima da mola mola de pressão. 9. Mo Mola la de de pres pressã são. o. 10.Flange articulada: a) instal instalar ar com anel cônico, cônico, arruel arruelaa de encosto encosto e mola de pressão. b) remo remover ver antes antes da desmontag desmontagem em da trava intern internaa da satélite. 11. Disco mola. mola. 12.Trava. 13.Tampão.
atenção às indicações de ajuste. 6. Retentor Retentor da flan flange ge artic articulad ulada: a: a) antes da da instalação, instalação, encher encher o espaço entre os os
14. Pino de segurança. segurança. 15.Parafuso, 12 Nm.
16.Tampão. www.apttabrasil.com.br 123
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem do Diferencial (continuação)
17.Trava. 18. Disco mola. mola. 19.Flange articulada: a) instal instalar ar com anel cônico, cônico, arruel arruelaa de encosto encosto e mola de pressão. b) remo remover ver antes antes da desmontag desmontagem em da trava intern internaa da satélite. 20.Mola de pressão. 21. Arruela de encosto - colocar colocar por cima da mola de pressão. 22.Anel cônico - o lado cônico fica apontado para a arruela de encosto. 23. Retentor da flange articulada: articulada: a) ante antess da montagem montagem,, encher encher o espaço espaço entre entre os lábios de vedação com massa universal (silicone). b) pode ser ser substituído substituído com a transm transmissão issão automáti automática ca montada. c) desm desmonta ontarr com ferr ferramen amenta ta especi especial. al.
a) remo remover ver com com ferramen ferramenta ta especia especial.l. b) in inst stal alar ar.. 25. Anel O-ring - substituir substituir sempre. 26.Eixo secundário I flange articulada: a) mont montar ar a rosca rosca para o lado lado da flange flange articula articulada. da. b) remo remover ver antes antes da desmonta desmontagem gem do diferenc diferencial. ial. c) inst instalar alar soment somentee depois depois do ajuste ajuste do diferencia diferencial.l. 27. Diferencial - remover remover a carcaça do rolamento, calço de ajuste e eixos secundários antes da desmontagem do diferencial. 28.Parafuso, 12 Nm. 29. Pino de segurança - fixar a carcaça do rolamento rolamento e o calço de ajuste depois do ajuste dos rolamentos de roletes cônicos. 30. Trava - remover somente depois depois da desmontagem da flange articulada. 31. Trava - remover somente depois depois da desmontagem da flange articulada. 32. Junta - substituir sempre. sempre.
d) en enca caix ixar ar.. 24. Carcaça do rolamento, rolamento, 150 Nm:
33. Tampa do diferencial. diferencial. 34. Parafuso, 28 Nm - instalar com massa de travamento.
www.apttabrasil.com.br 124
Transmissão Automática - VW 01M
1. Encaixar o retentor retentor da flange articulad articuladaa até o batente. batente.
2. Na reutilização reutilização de rolamentos rolamentos usados, marcar a posição de montagem (seta) para ser recolocado na mesma posição.
3. Rem Remoçã oçãoo do calço calço de de ajuste ajuste..
4. Engrenag Engrenagem em do velocíme velocímetro tro - com a transmi transmissão ssão automática montada, verificar o óleo da transmissão.
www.apttabrasil.com.br 125
Transmissão Automática - VW 01M
5. Instalar Instalar o diferenc diferencial ial e fixar a carcaça carcaça do rolame rolamento nto até o batente com 150 Nm.
6. Instalar Instalar a trava trava (seta) (seta) - soltar soltar a trava trava com com duas chaves chaves de fenda.
Remoção e instalação da flange articulada Remoção: 1. Montar Montar a ferrament ferramentaa de encaixar encaixar e remover remover a trava. trava. 2. Remover a flange flange articulada articulada com a ferramen ferramenta ta especial.
Instalação: 1. Instalar Instalar a flange flange articu articulada lada,, o disco mola mola e a trava. trava. 2. Enca Encaixar ixar a flange flange articulad articuladaa com a ferramenta ferramenta especial.
Nos veículos com eixos homocinéticos articulados: 1. Aparafusa Aparafusarr o dispositivo dispositivo de de extração extração à flange flange com dois parafusos 8 x 35 mm e arruelas 8 mm Ø. 2. Remo Remover ver a flang flangee artic articulad ulada. a.
www.apttabrasil.com.br 126
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem do Diferencial (continuação)
Aquecer a pista interna do rolamento de roletes cônicos até 100°C antes de encaixar. Aquecer o calço de ajuste para rolamentos de roletes cônicos até 100°C antes de encaixar a pista externa do rolamento de roletes cônicos.
c) inserir inserir na prensa prensa (no (no caso dos dos rolamento rolamentoss serem do mesmo tamanho dos dois lados). d) ins inser erir ir na na pren prensa. sa. 4. Pist Pistaa externa externa do rolame rolamento nto de roletes roletes cônic cônicos: os: a) remo remoção ção e instalaç instalação ão somente somente com o calço calço de
1. Carcaça Carcaça do difere diferencia nciall com coroa coroa rebitad rebitada: a: a) a coroa rebita rebitada da para o diferen diferencial cial está está rebitada rebitada na carcaça do diferencial e deve ser, em seguida, trabalhado. b) em caso caso de danifica danificação ção do difere diferencia nciall ou da coroa, a carcaça do diferencial é substituída junto com a coroa rebitada do diferencial. c) existem diferen diferentes tes carcaças carcaças do diferencia diferencial,l, conforme o diâmetro dos rolamentos de roletes cônicos. 2. Eixo secun secundári dárioo da flange flange arti articula culada. da. 3. Pist Pistaa interna interna do rolament rolamentoo de roletes roletes cônicos cônicos:: a) exis existem tem rolamen rolamentos tos de roletes roletes cônicos cônicos com vários vários
ajuste quente. b) remo remover ver com com um punç punção ão de cobr cobre. e. c) en enca caix ixar ar.. 5. Carc Carcaça aça do rolam rolamento ento de de roletes roletes cônico cônicos: s: a) exis existem tem vári vários os rola rolament mentos. os. b) remo remover ver a pista pista interna interna do rolament rolamentoo de roletes roletes cônicos. c) ins inser erir ir na pr prens ensa. a. 6. Anel O-ri O-ring ng - subs substitu tituir ir sempre sempre.. 7. Anel O-ri O-ring ng - subs substitu tituir ir sempre sempre.. 8. Calç Calçoo de ajuste ajuste do rolament rolamentoo de roletes roletes cônicos cônicos.. 9. Ei Eixo xo secu secund ndár ário io I flange articulada 10. Pista externa do rolamento de roletes cônicos: cônicos: a) remo remoção ção e instalaç instalação ão somente somente com o calço calço de ajuste quente.
tamanhos. A posição de montagem pode ser diferente. b) re remo move ver. r.
b) remover remover com com um punç punção ão de cobr cobre. e. c) en enca caix ixar ar.. www.apttabrasil.com.br
127
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e Montagem do Diferencial (continuação)
11. Pista interna do rolamento de roletes cônicos: a) exis existem tem rolamen rolamentos tos de rolos rolos cônicos cônicos com vários vários tamanhos. A posição de montagem pode ser diferente. b) remo remover ver (no (no caso de de os rolament rolamentos os serem serem do mesmo tamanho dos dois lados). c) ins inser erir ir na pr prens ensa. a. d) in inst stal alar ar.. 12.Porca: a) remo remover ver com a engrena engrenagem gem do velocím velocímetro etro (13). (13). b) enc encaix aixar ar com com um punç punção. ão. 13. Engrenagem do velocímetro: velocímetro: a) rem remove overr com um punçã punção. o. b) inst instalar alar com a porca porca (12) (12).. 14. Jogo de arruelas de encosto - instalar na carcaça do diferencial antes da instalação das satélites. 15.Satélites. 16. Planetárias – instalar. instalar. 17.Trava.
ATENÇÃO: Remover a trava somente depois da retirada da flange articulada, porque a mola de pressão está sob pré tensão. 18.Eixo de satélites: a) re remov mover er com com um punç punção ão.. b) ao encaixar encaixar não não danificar danificar o jogo jogo de arruelas arruelas de encosto. 19. Pino elástico - para fixação do eixo das satélites.
128
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
1. Remover Remover a pista pista interna interna do do rolamento rolamento de de roletes roletes cônicos. 2. Num rolame rolamento nto maior maior o sacador sacador V.A.G V.A.G 15821 158216A. 6A. 3. Colo Colocar car a peça peça de pressão pressão 30/555 30/555 sobre sobre a carcaça carcaça do diferencial.
4. Colocar com aux auxílio ílio da prensa prensa,, a pista pista interna interna do rolamento de roletes cônicos.
5. Remover Remover a pista pista externa externa do rolame rolamento nto de rolete roletess cônicos.
6. Colocar Colocar com aauxíli uxílioo da prensa, prensa, a pista pista extern externaa do rolamento de roletes cônicos.
www.apttabrasil.com.br
129
Transmissão Automática - VW 01M
7. Instal Instalar ar as as satél satélite ites. s. 8. Inst Instalar alar o jogo jogo de arruelas arruelas de encos encosto to com óleo óleo da transmissão. 9. Inst Instalar alar as satélit satélites, es, encaixa encaixarr o eixo e fixá-Io fixá-Io com o pino elástico. 0 10. Instalar as planetárias viradas viradas por 180 e girá-Ias no sentido da seta.
11. Colocar com auxílio da prensa, a pista externa do rolamento de roletes cônicos. 12.Instalar a pista externa com o calço de ajuste ou carcaça do rolamento quente e inseri-Ia até o batente.
13.Remover a pista externa do rolamento de roletes cônicos. 14.Contra-apoio (A). 15. Extrator interno interno (B).
16. Colocar com auxílio da prensa, a pista externa do rolamento de roletes cônicos.
130
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
17.Remover a pista interna do rolamento de roletes cônicos. 18.Colocar a peça de pressão (ferramenta especial) sobre a carcaça do rolamento.
19.Colocar com auxílio da prensa, a pista interna do rolamento de roletes cônicos.
Remoção e instalação do pino elástico do eixo de satélites 1. Comprime Comprimento nto do pino elás elástico tico 28,5 28,5 mm. mm. 2. Remover o pino pino elástico elástico com um alicate alicate de de corte corte lateral. 3. Enca Encaixar ixar o pino elást elástico ico até até o batent batente. e.
www.apttabrasil.com.br 131
Transmissão Automática - VW 01M
Ajuste do Diferencial
Para evitar trabalhos de ajuste desnecessários após a montagem do diferencial, deve-se prestar atenção à tabela de ajustes nas próximas páginas. 1. Engrenag Engrenagem em de entr entrada ada – ajust ajustar. ar. 2. Eix Eixoo sec secund undári árioo – ajusta ajustar. r. 3. Dif Difer erenc encial ial – ajusta ajustar. r. 4. Arruela dea ajuste ajus te da engrenage engrenagem m dea entrada determinar espessura de acordo com tabela. 5. Calço de de ajuste ajuste do eixo secund secundário ário - determ determinar inar a espessura de acordo com a tabela. 6. Calç Calçoo de ajust ajustee do dife diferenc rencial. ial. 7. Rolam Rolamento ento de rolete roletess cônicos cônicos para para a engrenage engrenagem m de entrada: a) subs substitu tituir ir sempre sempre em conju conjunto. nto. b) na substituiç substituição ão do rolamento rolamento de roletes roletes cônicos cônicos,, determinar de novo o calço de ajuste. c) aju jussta tarr.
8. Rolamento Rolamento de rolete roletess cônicos cônicos do eixo secundár secundário: io: a) subs substitu tituir ir sempr sempree em conj conjunto unto.. b) na substitu substituição ição do rolamen rolamento to de roletes roletes cônicos, cônicos, determinar de novo o calço de ajuste. c) ajust staar. 9. Rolam Rolamento ento de rolete roletess cônicos cônicos do diferen diferencial: cial: a) subs substitu tituir ir sempr sempree em conj conjunto unto.. b) aj ajus usta tar. r.
www.apttabrasil.com.br
132
Transmissão Automática - VW 01M
Ajuste do eixo secundário Condições: Anel de apoio do rolamento do eixo secundário deve estar instalado e fixado. Acionamento da trava de estacionamento e pinhão da trava de estacionamento devem estar instalados.
Ajuste: 1. Colocar Colocar dois dois calços calços de ajuste ajuste (1,5 mm de espess espessura ura cada) (seta) em cima do eixo secundário. 2. Colo Colocar car a engrenag engrenagem em secundár secundária ia com o rolament rolamentoo de roletes cônicos no eixo secundário e apertar a porca sextavada (abertura da chave 41 mm) com 250 Nm. Para isso, engatar a trava de estacionamento. 3. Instalar o comparador comparador (A) e colocá-l colocá-loo em “0” “0” com 1 mm de pré-carga. Movimentar o eixo secundário para baixo e para cima. Ler a folga no comparador e anotá-la (exemplo 0,93 mm).
Determinar a espessura do calço de ajuste A pré-tensão dos rolamentos prescrita é atingida, subtraindo-se da espessura dos calços de ajuste 2 x 1,5 mm o valor de medição (0,93 mm), a pré-tensão dos rolamentos 0,12 mm e o assentamento 0,10 mm. Exemplo: Calço inserido ...... ............ ............ ............ ............ ............ ............ ............ ......... ... 3,00 mm - valor da medição ............................................. 0,93 mm - pré-tensão ....................................................... 0,12 mm - assentamento .................................................. 0,10 mm = espessura do calço de ajuste ajuste ..... ........... ............ ............ ........ 1,85 mm 1. Desmonta Desmontarr a engrenagem engrenagem secundár secundária, ia, selecion selecionar ar o calço de ajuste de acordo com a tabela e colocá-lo no eixo secundário. 2. Insta Instalar lar novament novamentee a engrenagem engrenagem secundár secundária, ia, apertar a porca sextavada com 250 Nm e fixá-Ia com um punção.
www.apttabrasil.com.br
133
Transmissão Automática - VW 01M
Tabela de Calços de Ajuste do Eixo Secundário e da Engrenagem de Entrada E sp sp e s s u ra ra (m m )
C al alç o d e A ju ju st st e ( m m )
E s p e s s u r a (m m )
C a lç o d de e Aj A ju s te (m m )
0 ,9 7 5 - 0 ,9 9 9
1 ,0 0 0
1 ,8 5 0 - 1 ,8 7 4
1,87 5
1 ,0 0 0 - 1 ,0 2 4
1 ,0 2 5
1 ,8 7 5 - 1 ,8 9 9
1,9 0 0
1 ,0 2 5 - 1 ,0 4 9
1 ,0 5 0 1 ,9 0 0 - 1 ,9 2 4
1,92 5
1 ,0 5 0 - 1 ,0 7 4
1 ,0 7 5
1 ,9 2 5 - 1 ,9 4 9
1,9 5 0
1 ,0 7 5 - 1 ,0 9 9
1 ,1 0 0
1 ,9 5 0 - 1 ,9 7 4
1,97 5
1 ,1 0 0 - 1 ,1 2 4
1 ,1 2 5
1 ,9 7 5 - 1 ,9 9 9
2 ,0 0 0
1 ,1 2 5 - 1 ,1 4 9
1 ,1 5 0
2 ,0 0 0 - 2 , 0 2 4
2,0 2 5
1 ,1 5 0 - 1 ,1 7 4
1 ,1 7 5
2 ,0 2 5 - 2 , 0 4 9
2 ,0 5 0
1 ,1 7 5 - 1 ,1 9 9
1 ,2 0 0
2 ,0 5 0 - 2 , 0 7 4
2,0 7 5
1 ,2 0 0 - 1 ,2 2 4
1 ,2 2 5
2 ,0 7 5 - 2 , 0 9 9
2 ,1 0 0
1 ,2 2 5 - 1 ,2 4 9
1 ,2 5 0
2 ,1 0 0 - 2 , 1 2 4
2,1 2 5
1 ,2 5 0 - 1 ,2 7 4
1 ,2 7 5 2 ,1 2 5 - 2 , 1 4 9
2 ,1 5 0
2 ,1 5 0 - 2 , 1 7 4
2,1 7 5
2 ,1 7 5 - 2 , 1 9 9
2 ,2 0 0
2 ,2 0 0 - 2 , 2 2 4
2,2 2 5
2 ,2 2 5 - 2 , 2 4 9
2 ,2 5 0
2 ,2 5 0 - 2 , 2 7 4
2,2 7 5
2 ,2 7 5 - 2 , 2 9 9
2 ,3 0 0
2 ,3 0 0 - 2 , 3 2 4
2,3 2 5
2 ,3 2 5 - 2 , 3 2 4
2 ,3 5 0
2 ,3 5 0 - 2 , 3 7 4
2,3 7 5
2 ,3 7 5 - 2 , 3 9 9
2 ,4 0 0
2 ,4 0 0 - 2 , 4 2 4
2,4 2 5
2 ,4 2 5 - 2 , 4 4 9
2 ,4 5 0
2 ,4 5 0 - 2 , 4 7 4
2,4 7 5
2 ,4 7 5 - 2 , 4 9 9
2 ,5 0 0
2 ,5 0 0 - 2 , 5 2 4
2,5 2 5
2 ,5 2 5 - 2 , 5 4 9
2 ,5 5 0
NOTA:
1 ,2 7 5 - 1 ,2 9 9
1 ,3 0 0
1 , 3 0 0 - 1 ,3 2 5
1 ,3 2 5
1 ,3 2 5 - 1 ,3 4 9
1,3 5 0
1 ,3 5 0 - 1 ,3 7 4
1 ,3 7 5
1 ,3 7 5 - 1 ,3 9 9
1,4 0 0
1 ,4 0 0 - 1 ,4 2 4
1 ,4 2 5
1 ,4 2 5 - 1 ,4 4 9
1,4 5 0
1 ,4 5 0 - 1 ,4 7 4
1 ,4 7 5
1 ,4 7 5 - 1 ,4 9 9
1,5 0 0
1 ,5 0 0 - 1 ,5 2 4
1 ,5 2 5
1 ,5 2 5 - 1 ,5 4 9
1,5 5 0
1 ,5 5 0 - 1 ,5 7 4
1 ,5 7 5
1 ,5 7 5 - 1 ,5 9 9
1,6 0 0
1 ,6 0 0 - 1 ,6 2 4
1 ,6 2 5
1 ,6 2 5 - 1 ,6 4 9
1,6 5 0
1 ,6 5 0 - 1 ,6 7 4
1 ,6 7 5
1 ,6 7 5 - 1 ,6 9 9
1,7 0 0
1 ,7 0 0 - 1 ,7 2 4
1 ,7 2 5
2 ,5 5 0 - 2 , 5 7 4
2,5 7 5
1 ,7 2 5 - 1 ,7 4 9
1,7 5 0
2 ,5 7 5 - 2 , 5 9 9
2 ,6 0 0
1 ,7 5 0 - 1 ,7 7 4
1 ,7 7 5
2 ,6 0 0 - 2 , 6 2 4
2,6 2 5
1 ,7 7 5 - 1 ,7 7 9
1,8 0 0
2 ,6 2 5 - 2 , 6 4 9
2 ,6 5 0
1 ,8 0 0 - 1 ,8 2 4
1 ,8 2 5
2 ,6 5 0 - 2 , 6 7 4
2,6 7 5
1 ,8 2 5 - 1 ,8 4 9
1,8 5 0
2 ,6 7 5 - 2 , 7 0 0
2 ,7 0 0
As diferenças de tolerância permitem uma medição rigorosa da espessura do calço necessário.
www.apttabrasil.com.br
134
Transmissão Automática - VW 01M
Ajuste da engrenagem de entrada Condições: 1. Apertar Apertar o parafus parafusoo de aperto aperto sem disco disco mola mola e sem calço de ajuste com 100 Nm. 2. To Torqu rquím ímetr etroo (A (A). ). 3. Peça Peça de enca encaixe ixe de de 22 mm (B) (B).. 4. A trava trava de estaciona estacionament mentoo deve estar estar aplicad aplicada. a. 5. Solt Soltar ar o parafu parafuso so de aper aperto. to.
6. Medir a folga entre a engrenage engrenagem m de entrada entrada e a pista interna do rolamento de roletes cônicos. 7. Inst Instalar alar o compa comparado radorr e colocá-l colocá-loo em “0” com com 3 mm de pré-carga. Anotar a folga (exemplo 1,00 mm). 8. Ao valor valor medido medido 1,00 1,00 mm, somar a espess espessura ura do disco mola 1,50 mm = 2,50 mm.
Determinar a espessura do calço de ajuste A pré-carga dos rolamentos prescrita é atingida, subtraindo-se do valor medido (disco mola + valor medido) 2,50 mm à pré-carga dos rolamentos 0,18 mm.
Exemplo: Disco mola + valor de medição ......................... 2,50 mm - pré-carga do rolamento................................... rolamento ................................... 0,18 mm = espessura do calço de ajuste ajuste ..... ........... ............ ............ ........ 2,32 mm 1. Seleciona Selecionarr o calço de ajuste ajuste de acord acordoo com a tabela tabela e colocá-lo sobre o eixo primário. 2. Inse Inserir rir o rolamen rolamento to de apoio apoio e apertar apertar o parafus parafusoo de aperto e disco mola com 250 Nm. 3. Inst Instalar alar o rolamen rolamento to de apoio apoio do eixo primár primário io antes antes do aperto do parafuso.
Ajuste do diferencial 1. Apertar Apertar com 150 Nm o corpo corpo do do rolament rolamentoo com a ferramenta especial até ao batente e fixá-lo. 2. Aper Apertar tar o calço calço de ajuste ajuste com 50 50 Nm e identifi identificá-l cá-lo. o. 3. Gira Girarr o calço de de ajuste ajuste por mais mais 5 dentes dentes e fixá-lo fixá-lo,, desta forma está ajustada a pré-carga do rolamento de roletes cônicos.
www.apttabrasil.com.br 135
Transmissão Automática - VW 01M
Conversor de Torque 1. A bomba bomba de fluido fluido é acionada acionada pelo pelo conversor conversor de torque. 2. Na montagem montagem do do conversor conversor de de torque torque deve-se deve-se prestar prestar atenção a que os dois dentes de acionamento acionament o fiquem engatados nas ranhuras da pista interna da bomba de fluido. 3. Existem vários tipos de conversores conversores de torque. torque. A identificação é feita com base nas letras de identificação (seta) na transmissão automática montada.
Identificação do conversor de torque Existem vários conversores de torque: 1. Conversor de torque torque existente existente até até agora agora com rolamento de apoio no eixo da turbina da transmissão transmis são automática. 2. Novo conver conversor sor de torque torque com com rolamento rolamento de agulh agulhas as integrado. 3. A identificação identificação ocorre através das letras letras de identificação: a) Conv Converso ersorr de torque torque existente existente até agora agora só pode pode ser montado na transmissão automática com rolamento de apoio no eixo da turbina. b) Cara Caracter cterístic ísticaa de distinção distinção é a quarta quarta letra: letra: B, C, R, T ou V. c) No exem exemplo plo (set (seta) a) é um um “C”. “C”. d) Novo conve conversor rsor de de torque torque só pode pode ser montad montadoo na transmissão automática sem rolamento de apoio no eixo da turbina. e) Cara Caracter cterísti ística ca de distinçã distinçãoo é a quarta letra: letra: D, H ou J. f) No exe exempl mploo (set (seta) a) é um um “D”. “D”.
NOTA: Se, numa transmissão automática com rolamento de apoio no eixo da turbina, for montado um conversor de torque com rolamento de agulhas integrado, devese desmontar o rolamento de apoio. Correspondência do conversor de torque 1. Conversor de torque torque existente existente até até agora agora com rolamento de apoio no eixo da turbina da transmissão transmis são automática (seta). 2. Novo conver conversor sor de torque torque com com rolamento rolamento de agulh agulhas as integrado. Nessa versão não pode existir um rolamento de apoio (seta) no eixo da turbina da transmissão automática. Se necessário, desmontar o rolamento de apoio.
www.apttabrasil.com.br 136
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem da bucha de apoio do eixo da turbina 1. Assentar Assentar a transm transmissão issão automá automática tica na posiçã posiçãoo de montagem em cima do cárter de óleo da transmissão automática. 2. Reti Retirar rar o conver conversor sor de torqu torque. e. 3. Colo Colocar car os furos furos (A) do eixo eixo da turbina turbina na horizont horizontal. al.
4. Proteger Proteger a transmiss transmissão ão automática automática,, colando colando cuidadosamente fita adesiva no eixo da turbina turb ina e nos furos.
5. Serrar Serrar com uma uma folha folha de serra serra a bucha bucha de apoio. apoio. Para isso, não colocar a folha de serra em cima da junta (seta) da bucha de apoio. a poio. 6. Pres Prestar tar atenção atenção a que que não caiam caiam limalhas limalhas na transtransmissão automática.
7. Retirar, Retirar, cuidad cuidadosam osamente ente com com uma chave chave de fenda, fenda, com movimentos de alavanca, sem danificar o eixo da turbina, a bucha de apoio serrada. 8. Reti Retirar rar as as limalha limalhass e a fita fita adesiv adesiva. a. 9. Subs Substitu tituir ir o retentor retentor do conve conversor rsor de torqu torque. e.
www.apttabrasil.com.br
137
Transmissão Automática - VW 01M
Desmontagem e montagem do retentor do conversor de torque 1. Desm Desmonta ontarr o retentor retentor do converso conversorr de torque. torque.
2. Encaixar Encaixar o novo novo retentor retentor do conve conversor rsor de torqu torquee até seu encosto.
3. No caso de de haver sujei sujeira ra no fluido fluido devido devido à abrasã abrasãoo ou numa reparação geral da transmissão automática, deve-se esvaziar o conversor de torque da seguinte forma: a) Aspira Aspirarr o fluido fluido do conver conversor sor de torque torque com com a ferramenta especial. b) Lavá Lavá-lo -lo com fluido fluido de transmissão transmissão (ATF) (ATF),, aspiráaspirálo novamente, repetindo esta operação até que seja limpo completamente. c) Repe Repetir tir o mesmo mesmo proces processo so com as mangu mangueira eirass e o radiador, aplicando ar comprimido sob baixa pressão (20 psi) até a total limpeza dos componentes.
www.apttabrasil.com.br
138
Transmissão Automática - VW 01M
Bloqueio de Deslizamento do Conversor de Torque O bloqueio de deslizamento do conversor encontra-se na carcaça do conversor de torque, estabelecendo uma comunicação mecânica entre o motor e o câmbio, através de uma fita de embreagem. O comando do bloqueio de deslizamento do conversor se realiza hidraulicamente por meio de uma válvula eletromagnética na unidade hidráulica. O bloqueio de deslizamento do conversor pode ser colocado em ação independentemente da marcha engrenada.
Bloqueando o deslizamento do conversor de torque, transmite-se mecanicamente 100% da potência do motor. Entende-se por deslizamento do conversor a diferença entre a rotação de entrada pelo lado do motor e a rotação de saída pela transmissão.
www.apttabrasil.com.br 139
Transmissão Automática - VW 01M
Bloqueio de Deslizamento do Conversor de Torque (continuação)
O conversor de torque é soldado e preenchido com fluido flu ido de transmissão. O amortecedor torsional no bloqueio de deslizamento reduz as oscilações torsionais do motor.
www.apttabrasil.com.br
140
Transmissão Automática - VW 01M
Componentes do bloqueio de deslizamento do conversor de torque
www.apttabrasil.com.br
141
Transmissão Automática - VW 01M
Funcionamento do bloqueio do conversor de torque 1. O bloqueio bloqueio do conver conversor sor é acionad acionadoo por meio meio do solenóide N91 no corpo de válvulas. Os momentos de fechamento e abertura do bloqueio de deslizamento são definidos pelo módulo de controle. 2. Fecha-se Fecha-se predom predominant inantemen emente te em 3ª e 4ª 4ª marchas marchas para bloquear o deslizamento do conversor de torque. NOTA: Através do solenóide se modifica sem escalonamentos a pressão do fluido da transmissão. 3. Para abrir abrir e fechar fechar o bloque bloqueio io de deslizam deslizamento ento do conversor, aplica-se pressão de óleo alternadamente através de 3 condutos de fluido. 4. A configur configuração ação conceit conceitual ual de 3 condut condutos os com o solenóide N91 permite pressurizar e despressurizar controladamente o sistema para fechamento e abertura do bloqueio de deslizamento. Desta forma, é possível fechar o bloqueio com características de conforto e sem trancos.
Bloqueio de deslizamento aberto 1. O óleo flui atrav através és dos cond condutos utos (A) (A) e (B). (B). 2. O con condut dutoo (C) está está fecha fechado. do. 3. O óleo que sai pelo conduto conduto (B) flui flui até a engrenagem engrenagem planetária e serve para a lubrificação dos componentes.
142
www.apttabrasil.com.br
Transmissão Automática - VW 01M
Bloqueio de deslizamento fechado 1. Para o fecham fechamento ento,, o fluido é alimenta alimentado do através através do conduto (C). 2. O condu conduto to (A) (A) se se abre. abre. 3. Dest Destaa forma, forma, a pressão pressão do do óleo é maior maior no rever reverso so do bloqueio de deslizamento do que no anverso. 4. A guarniçã guarniçãoo de fricção fricção se apoia apoia contra contra a carca carcaça ça do conversor e estabelece o arrasto de força do motor para a transmissão. 5. A lubrifica lubrificação ção da engrenag engrenagem em planetár planetária ia é executada executada através dos condutos (C) e (B).
Bloqueio de deslizamento aberto 1. O fluido volta a ser alimentad alimentadoo através através do conduto (A). 2. O co condu nduto to (C) (C) se se fecha fecha.. 3. Dest Destaa forma, forma, aumenta aumenta a pressã pressãoo no anverso anverso do bloqueio de deslizamento do conversor. 4. O bloquei bloqueioo de desli deslizame zamento nto se se abre. abre. 5. A alimentação alimentação de óleo lubrifi lubrificante cante é execut executada ada novamente através dos condutos (A) e (B).
www.apttabrasil.com.br 143
Transmissão Automática - VW 01M
Ajuste Básico para Transmissão VW/AUDI 09X, 01M e 01N Após o reparo de todos veículos VW automáticos, em muitos casos o TCM (módulo da transmissão automática) e/ ou o ECM (modulo do motor) não funcionarão dentro dos parâmetros corretos, uma vez que ambos podem perder os ajustes de referencia tanto do motor como câmbio, e muitas vezes perder até o histórico. Estes sintomas podem ir desde um comportamento incorreto do câmbio até cair em emergência sem explicação. Isto se chama dirigibilidade. Muitos já devem ter ouvido falar em Aprendizado do Módulo, e é disto exatamente do que estaremos falando agora. Apenas para reforçar e não cair no esquecimento, todos os códigos de erro anteriores devem ser limpos da memória, sejam eles soft-code ou ou hard-code . Isto não é uma opção mas uma necessidade e deve ser feito com um scanner do tipo simples ou completo. Desligar a bateria NÃO apaga os códigos de erro, além de perder uma série de informações importantes inclusive código de rádios e alarmes. Se você estiver em dúvida, este procedimento deve ser feito se foi feita a: 1. Tro Troca ca do ECM ECM ou TCM TCM;; 2. Tr Troc ocaa do do mot motor or;; 3. Troc Trocaa do corp corpoo de válvu válvulas las (VB) (VB);; 4. Troc Trocaa da borbolet borboletaa ou ajuste ajuste da borbole borboleta ta (TPS); (TPS); 5. Troc Trocaa dos dos solen solenóide óidess do VB. Esta rotina é valida para os câmbios da série 096, 097, 098, 01M, 01N e 01P e serve para recalibrar o TPS e KickDown. 1) 2) 3) 4) 5) 6)
Gire a chave chave de de ignição, ignição, não não ligue o motor motor;; Coloque Coloq ue a alavan alavanca ca na posiçã posiçãoo “D”; “D”; Pressione o acelerador acelerador até o fundo e segure segure por 30 segundos (cuidado (cuidado com tapetes e jornais jornais no assoalho); Após 30 segundos segundos volte volte a alavanca alavanca para “P” “P” sem soltar soltar o acelerador; acelerador; Solte Sol te o ace aceler lerado ador; r; Desligue Desli gue a chave chave de de ignição ignição;;
7) Dirija o veiculo por um um tempo até que sejam sejam feitas pelo menos, três mudanças sequências sequências de todas as marchas para cima e para baixo. Não esquecer também de fazer alguns kick-downs. Esta rotina deve ser feita em alta, baixa e média aceleração. 8) Importante Importante:: O sistema somente poderá poderá ser considerado considerado recalibrado recalibrado somente após dirigir-se dirigir-se o veiculo pelo menos por 100 Km.
www.apttabrasil.com.br 144
Transmissão Automática - VW 01M
Funções dos Pinos do Conector da Carcaça
Pi n o n º
F u n ç ão d o P i n o
1
Ali mentação de tensão ao sole nói des E V-1, 2, 3, 4, 5 e 7 e sensor de temper atur a do f luido da tr ansmi ssão
2
Ali mentação de tensão ao solenói de EV-6
3
Si nal de massa ao solenói de EV-1
4
Si nal de massa ao solenói de EV-2
5
Si nal de massa ao solenói de EV-3
6
Si nal de massa ao solenói de EV-4
7
Si nal de massa ao solenói de EV-5
8
Si nal de massa ao solenói de EV-6
10
Si nal de massa ao solenói de EV-7
12
Retor no de si nal do sensor de temper atur a do f lui do (r esi stor embuti do na f ita)
Na medição desligue este terminal
www.apttabrasil.com.br 145
Transmissão Automática - VW 01M
www.apttabrasil.com.br 146
Transmissão Automática - VW 01M
ANOTAÇÕES
www.apttabrasil.com.br 147
Transmissão Automática - VW 01M
ANOTAÇÕES
www.apttabrasil.com.br 148
Transmissão Automática - VW 01M
ANOTAÇÕES
www.apttabrasil.com.br 149
Transmissão Automática - VW 01M
Todo o conteúdo deste manual está protegido pelas leis internacionais de direitos autorais. Sua utilização para divulgação, duplicação duplicação ou qualquer outro fim, sem prévia autorização de seus criadores, é proibida, com o infrator ficando sujeito às penalidades previstas pela lei.
View more...
Comments