01 Oexp11 Teste1 Vieira

November 6, 2018 | Author: Estela Esteves | Category: Time, Canada, Homo Sapiens, Birds, Information
Share Embed Donate


Short Description

Teste avaliação Sermão de Stº António aos Peixes...

Description

Sequência *. *. Padre

+

*

*+

-

-+

Teste 1

António Vieira

Com os Voadores tenho também uma palavra, e não é pequena a queixa. Dizei-me, Voa-dores, não vos fez Deus para peixes? Pois porque vos meteis a ser aves?  mar f!-lo Deus para v"s, e o ar para elas. Contentai-vos #om o mar, e #om nadar, e não queirais voar, pois sois peixes. $e a#aso vos não #onhe#eis, olhai para as vossas espinhas, e para as vossas es#amas, e #onhe#ereis que não sois ave, senão senão peixe, e ainda entre entre os peixes não dos melhores. melhores. Dir-me- -eis, Vo Voador, que vos deu Deus maiores barbatanas, que aos outros de vosso tamanho. Pois porque tivestes maiores barbatanas, por isso haveis haveis de fazer das barbatanas asas? asas? %as ainda mal porque tantas vezes vos desen&ana o vosso #asti&o. 'uisestes ser melhor que os outros peixes, e por isso sois mais mofino( que todos. )os outros peixes do alto, mata-os o anzol, ou a fis&a* a v"s sem fis&a, nem ne m an anzo zol, l, ma mata ta-v -vos os a vo voss ssaa pr pres esun un+ã +ão, o, e o vo voss ssoo #a #apr pri# i#ho ho.. Vai o nav navio io nav nave& e&and ando, o, e o %arinheiro dormindo, e o Voador Voador to#a na vela, ou na #orda, e #ai palpitando. )os )os outros peixes mata-os a fome, e en&ana-os a is#a* ao Voador mata-o a vaidade de voar, e a sua is#a é o vento. 'uanto melhor lhe fora mer&ulhar por baixo da quilha , e viver, viver, que voar voar por #ima das antenas, e #air morto. rande rande ambi+ão ambi+ão é que sendo o mar tão imenso imenso lhe não basta a um peixe tão tão  pequeno todo o mar, e queira outro elemento mais lar&o. %as vede, pei-xes, o #asti&o da ambi+ão.  Voador f!-lo Deus peixe, e ele quis ser ave, e permite o mesmo Deus que tenha os  peri&os de ave, e mais os de peixe. o odas das as velas para ele são redes #omo peixe, e todas as #ordas, la+os #omo ave. V!, Voador, #omo #orreu pela posta / o teu #asti&o. Pou#o h0 nadavas vivoo no mar #om as bar viv barbat batana anas, s, e a&o a&ora ra 1azes em um #on #onvés vés amortal amortalhad hadoo na nass asa asas. s. 2ão #ontente #om ser peixe, quiseste ser ave, e 10 não és ave, nem peixe3 nem voar poder0s 10, nem nadar. ) 2atureza deu-te a 0&ua, tu não quiseste senão o ar, e eu 10 te ve1o posto ao fo&o. Peixes, #ontente-se #ada um #om o seu elemento. $e o Voador não quisera pas-sar do se&undo ao ter#eiro, não viera a parar no quarto 4. 5em se&uro se&uro estava estava ele do fo&o, fo&o, quan quando do nadava nadava na 0&ua* mas porque quis ser borboleta das ondas, vieram-se-lhe a queimar as asas. 6 vista deste exemplo, Peixes, tomai todos na mem"ria esta senten+a3 quem quer mais do que lhe #onvém perde o que quer, e o que tem. 'uem pode nadar, e quer voar, tempo vir0 em que não voe, nem nade. V7879), Padre )nt"nio, :(4. ;$ermão de $anto )nt"nioosé 8duardo ran#o e Pedro Calafate@. omoo 77. Vo om Volume lume A =$ermBes a&io&r0fi#os 7@. isboa3 CEr#ulo de eitores =pp. (FG-(H:@ =(.I ed.3 (HJ@ 1. 4.

infeliz* 2. pe+a forte e #omprida que que vai da proa K popa e a que que se fixa o ar#aboi+o do navio* navio* 3. correu pela posta3 #he&ou depressa* os quatro elementos3 terra, 0&ua, ar e fo&o.

Grupo I Lê atentamente o excerto do “Sermão de Santo António” que se segue.

 Apresenta, de forma bem estruturada, as tuas respostas aos items que se seguem.

1. Localiza o excerto do “Sermão de Santo António” na estrutura externa e interna da obra. 2. dentifica dentifica o!s" sentim sentimento!s ento!s"" expre expresso!s" sso!s" pelo pregador no in#ci in#cio o do texto e respet respeti$a!s i$a!s"" causa! causa!s", s", fundamentando a tua resposta com passagens textuais. 3. %xplicita as consequências do comportamento do peixe $oador, fundamentando a tua resposta com cita&'es textuais pertinentes. 4. (aracteriza o tipo )umano que o peixe $oador simboliza, tendo por base o excerto transcrito.

Sequência 1. Padre António te#nolo&ia mais #edo@Vieira t!m

/

/+

+

*

*+

-

-+

Teste 1prolondifi#uldade de #on#entra+ão em ambientes onde a aten+ão &ada é ne#ess0ria. Porqu!? Devido K adrenalina do que é novoeti$idade dos factos apresentados. %)& e$idenciam o impacto residual das conclus'es do estudo di$ulgado. 3.3. 5elati$amente  informa&ão apresentada anteriormente, o par=grafo iniciado por “Em 2000” !l. **" introduz uma %A& consequência. %'& oposi&ão. %(& confirma&ão. %)& alternati$a.

3.4. As ora&'es introduzidas por “que” e “onde” no oita$o par=grafo são subordinadas %A& substanti$as relati$as com a fun&ão de complemento direto. %'& ad>eti$as relati$as restriti$as com a fun&ão de modificador do nome restriti$o. %(& ad>eti$as relati$as explicati$as com a fun&ão de modificador do nome apositi$o. %)& substanti$as completi$as com a fun&ão de complemento direto. 3.5. 6 constituinte sublin)ado na passagem “participavam em várias atividades.” !l. *@" desempen)a a fun&ão sint=tica de %A& complemento obl#quo. %'& complemento direto. %(& modificador. %)& predicati$o do su>eito. 3.$. As pala$ras “eletroencefalograma” !l. *", “tecnologias” !l. -" e “telemóvel” !l. //" são

/ 6%71** 8 1orto %ditora

Sequência 1. Padre António Vieira

Teste 1

%A& compostos morfológicos. %'& compostos morfossint=ticos. %(& compostos morfológicos,  exce&ão da ;ltima, que constitui uma am=lgama. %)& am=lgamas,  exce&ão da primeira, que constitui um composto morfológico. 4. dentifica os processos fonológicos ocorridos nas pala$ras das al#neas seguintesB a. capacitatem C “capacidade” !l. @" *. stilum C “estilo” !l. -0" 5. Ao longo do artigo, 9 utilizada a pala$ra “tempo” para referir uma das $ari=$eis consideradas no estudo di$ulgado. 5.1. ?enciona duas ace&'es que integram o campo semDntico da pala$ra e usaeti$os utilizados no ;ltimo par=grafo do texto.

Grupo III 5ecorda o estudo que fizeste do “Sermão de Santo António” e, partindo da tua experiência de leitura, redige uma aprecia&ão cr#tica do texto do 1adre António 4ieira. %scre$e um texto bem estruturado, de cento e oitenta a duzentas e quarenta pala$ras.

Cotações do Teste 1 +uest,es

(ota!o

Total por "uest!o

Grupo I

!(" (onte;do

!E" EormaF

1.

@

G

*+

2.

*-



-

3.

*-



-

4.

*-



-

5.

@

G

*+

Grupo II

Total por "uest!o

1.

G

0

*

2.

G

0

*

3.1.

 H

H

+

3.2.

 H

H

+

3.3.

 H

H

+

Total do grupo

@ pontos

G+ pontos

0 6%71** 8 1orto %ditora

Sequência 1. Padre António Vieira

Teste 1

3.4.

 H

H

+

3.5.

 H

H

+

3.$.

 H

H

+

4.

 H

H

+

5.1.

 H

H

+

$.

 H

H

+

-T)

(/

Total por "uest!o

20

1

45

Grupo III

TTA/

0+ pontos 2 pontos !- $alores"

 %strutura&ão do discurso e corre&ão lingu#stica  %strutura&ão tem=tica e discursi$a  (orre&ão lingu#stica

+ 6%71** 8 1orto %ditora

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF