008 - Análise Da Ordem Sintática Segundo as Abordagens Formalista e Funcionalista
Short Description
ESTUDO DA ESTRUTURA SINTÁTICA PORTUGUESA, BASEADA NAS ABORDAGENS FORMALISTA E FUNCIONALISTA DA LÍNGUA....
Description
Análise da ordem sintática segundo as abordagens formalista e funcionalista Analisar do ponto de vista das te teorias orias sintáticas as abordagens formalista formalista e funcionalista. Para começo de conversa... Podemos identifcar, nos estudos linguísticos algumas perspectivas dierentes de se estuda estudarr a lingua linguagem gem.. Neste Neste tópic tópico, o, nos propom propomos os a estud estudar ar duas duas corrente correntes s teóricas teóricas dentro do quadro quadro de estudos estudos da sintaxe: sintaxe: a perspect perspectiva iva ormal e a perspectiva uncional. O que vem a ser cada uma delas?
A PERSPECTIVA FORMAL Interpreta a língua por si mesma, confgurada em um conjunto de sentenças, analisandoas isoladamente. Esse tipo de abordagem é amplamente contemplada nos estudos tradicionais.
comparativoentre estruturalismo gramaticaleo uncionalismodos termosda oracao!"#$%&!'ix(()*+t+ *-
Segundo Dillinger (11!, o "ormalismo di# respeito ao estudo da "orma linguística. $esse sentido, a língua é %ista como um sistema aut&nomo e seus estudos dar'o dest desta aue ue,, espe especi cial alme ment nte, e, ) "oné "onéti tica ca,, ) "ono "onolo logi gia, a, ) mor" mor"olo ologi gia a e ) sint sinta* a*e+ e+ dest desta a "orm "orma, a, prio priori ri#a #amm-se se as características internas da língua, seus constituintes e as relaçes entre eles. De "orma ue a língua é obser%ada nas relaçes entre suas partes e princípios ue orientem sua organi#aç'o, portando e*plicaçes ue partem da prpria estrutura.
/ormalismo encontra suas raí#es na lgica e na flosofa e se caracteri#a por uma orientaç'o a princípio sintagm0tica. De "orma ue, suas gram0ticas interpretam a língua como como um conjun conjunto to de estrut estruturas uras pre%e pre%endo ndo relaç relaçes es regul regular ares. es. al concep concepç'o ç'o,, tende tende a destacar os traços uni%ersais da língua, ele%ando a sinta*e ao centro dos estudos linguísticos. 2or e*tens'o, organi#am a língua em torno da "rase. Suas s'o essencialmente gram0ticas arbitr0rias.
Formalismo e erati!ismo 3m pouco de 4istria 5 concepç'o da língua como sistema aut&nomo surgiu particularmente com a teoria gerati%ista, con4ecida como gerati%ismo, ou ainda gram0tica gerati%a nos Estados 3nidos no fnal da década de 67. Essa teoria surgiu como uma "orma de %alori#ar o aspecto "ormal da língua, o ue a le%ou a ser considerada por muitos como teoria "ormalista.
Leia mais em" introducao-ao-gerati%ismogramaticagerati%a@17>>7@Ai*##>BjC pS5
Esse tipo de %is'o sobre o "uncionamento da língua "oi ideali#ada pelo linguista $oam 84oms9:, autor do li%ro Estruturas Sint0ticas (16;!. De acordo com !, o gerati%ismo se apoia em conceitos "undamentais, tais como?
a! Mente" é a sede de uma série de "aculdades 4umanas, como a da linguagem, por e*emplo. b! Racionalismo" uso da ra#'o para distinguir "rases gramaticais ou agramaticais no "uncionamento da língua, por e*emplo. c! Aceitabilidade" o princípio gerati%ista estabelece uma aceitabilidade, do ponto de %ista linguístico, de todas as sentenças geradas segundo a gram0tica de dada língua, gramaticais, e descarta as ue "ormam "rases agramaticais.2ode ocorrer, porém, ue algumas "rases sejam gramaticaisF porém n'o ten4am aceitabilidade do tipo carro se alegrouF é gramatical, mas sua aceitabilidade é bai*a.
Formalismo e sinta#e estudo da sinta*e é percebido pelos "ormalistas como um objeto aut&nomo, ue n'o nasce da necessidade de comunicaç'o.
A PERSPECTIVA F$%CIO%AL Esse tipo de modelo terico se preocupa em e*plicar as regularidades obser%adas no uso interati%oF da língua, analisando as condiçes discursi%as em ue se %erifca as situaçes de discurso. 2ortanto, %ai além do Gmbito da estrutura gramatical e busca na situaç'o comunicati%a, ue en%ol%e os "alantes da língua, seus propsitos de an0lise linguística. 5 gram0tica "uncional tem como propsito e*plicar regularidades nas línguas e, por meio delas, aspectos recorrentes das circunstGncias sob as uais as pessoas usam a língua. 5 gram0tica "uncional ocupa, ent'o, uma posiç'o intermedi0ria em relaç'o )s abordagens ue d'o conta apenas da sistematicidade da estrutura da língua ou apenas da instrumentalidade do uso da língua. De acordo com $epomuceno+
View more...
Comments