Deserto Vivo Poustinia Catarina Doherty

February 10, 2018 | Author: garcia.polisindex | Category: Philosophical Science
Share Embed Donate


Short Description

Download Deserto Vivo Poustinia Catarina Doherty...

Description

Poustínia é palavra russa que quer dizer ‘deserto’ e significa um lugar de profundo silêncio, onde nos aquietamos para escutar a voz de Deus que nos fala ao coração.

Ao escrever sobre poustinia, Catarina de Hueck Doherty não pretende elaborar uma técnica de oração, mas sim mapear uma jornada para Deus: a dela e, se quisermos, a nossa. Ela vai mostrar-nos que poustinia não é nem mais nem menos que aquele "canto secreto" em que o Pai nos galardeia, em segredo, com sua presença, se aí entrarmos com fé e amor — no sentido de uma das frases mais lindas da Bíblia (Oséias 11, 14): “Levá-la-ei à solidão para falar-lhe ao coração”.

Ela vai falar-nos de alguns dos tesouros que encontraremos aí dentro, tais como a pobreza e a libertação decorrentes da Palavra de Deus. Aí ela vai partilhar conosco sua ciência e conhecimento vivencial do que significa combater pela salvação do mundo no centro desta tremenda noite que ameaça escurecer a terra inteira. Ela nos repete a grande e a mais difícil de todas as frases: para vivermos com Cristo, no seu Reino, nós temos que nos tornar pobres como ele.

Acima de tudo, porém, Catarina descortina ao nosso olhar uma visão de "ternura cósmica". No deserto, Deus torna nosso coração manso, humilde e compassivo como o coração do seu Filho. Aí aprendemos a ser ternos para com todas as criaturas, para com nossos irmãos e até para conosco mesmos, o que é de imensa importância.

Quando descobrimos que somos a "alegria de Deus", como imagens de Cristo, então nossos irmãos se tornam "nossa alegria". Aí se encontra o cerne da mensagem de Catarina para todos nós. A misericórdia e a ternura são a disponibilidade do "retirante", ou "poustinik", na saborosa palavra russa que ela ama tanto. É uma disponibilidade para Deus e para todos os filhos de Deus.

Catarina diz: “Tenho que viajar ‘para dentro’, não para fora e encontrar o Deus Uno e Trino no meu próprio coração que é, realmente, sua morada, como disse Cristo: ‘Faremos nele nossa morada’. Fundamentalmente, o poustinia está mais dentro do que fora de nós”.
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF